
BARQUEATA
Bico Doce chegou me falando que hoje terá uma Barqueata em Alter do Chão (manifestação realizada em barcos), que os povos Borari e outras comunidades indígenas e ribeirinhas estarão fazendo em Defesa do Rio Tapajós, contra o Decreto 1.2600/2025, Dragagem do Rio Tapajós. Antes, acontecerá um importante ritual dos povos originários. Eu que não sou besta e nem nada vou por lá.
BARQUEATA 2
Bico Doce chateado me explicou que o Governo Federal aprovou um Projeto para transformar o Rio Tapajós em uma rota de navegação para o grande agronegócio, mas não consultou os parentes. Assim, ignorando a existência da convenção 169 da OIT, que garante aos povos indígenas o direito a liberdade, consentimentos prévios e informados sobre qualquer projeto que afete o seu território.
BARQUEATA 3
Segundo Bico Doce, é por isso que os parentes estão indo para as ruas, fazendo barqueata, protestando em frente às multinacionais! Além disso, ele completa: - Eu, nascido e criado às margens do rio Tapajós, como um pássaro robusto, vou me alimentar de quê? Eu apoio o reconhecimento jurídico do meu Rio Tapajós, como entidade viva com direitos inerentes aos meus parentes. Completou!
SOU LEGAL
O Bico Doce veio me perguntar por que a cidade está cheia de outdoor de uma mulher loira chamada Hana? Quem está investindo com tantas publicidades? Esse Bico Doce não tem jeito, se sabe que estamos em ano eleitoral e cada um apoia o seu, é isso, cada um com o seu!
SOU LEGAL 2
Ainda completou que em todas as obras as quais o prefeito vai inaugurar, algumas pessoas com intenção a serem candidatas a um cargo nessas eleições estão sempre presentes. Bico Doce veio me perguntar se pode? Eu que lá sei!!! Mas, é interessante essa pergunta, vamos investigar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário