terça-feira, 20 de janeiro de 2026

UNIDADES DE SAÚDE FLUVIAIS REALIZAM MAIS DE 160 MIL ATENDIMENTOS EM COMUNIDADES RIBEIRINHAS DE SANTARÉM EM 2025


Ações da Semsa, por meio das UBS Fluviais Ailton Barros, Abaré I e Abaré II, garantiram atendimentos médicos, odontológicos, de enfermagem, vacinação e exames em comunidades de difícil acesso.

Ao longo de 2025, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), intensificou as ações de assistência à saúde voltadas às populações ribeirinhas do município, garantindo acesso a serviços essenciais por meio das Unidades Básicas de Saúde Fluviais Ailton Barros, Abaré I e Abaré II. As embarcações percorreram comunidades das regiões dos rios Tapajós, Arapiuns, Arapixuna, Urucurituba e Aritapera, levando atendimento multiprofissional a localidades de difícil acesso.



Foram realizadas expedições oficiais e ações em parceria com universidades e organizações da sociedade civil, ampliando a oferta de serviços da Atenção Primária e especializada. Para a responsável pela Assessoria de Rios da Semsa, Tângara Santos, os dados evidenciam o impacto positivo das ações fluviais na vida da população ribeirinha.

“Quando analisamos os números de 2025, percebemos a dimensão desse trabalho. São milhares de consultas, procedimentos, vacinas e exames realizados diretamente nas comunidades, garantindo acesso à saúde para famílias que historicamente enfrentam dificuldades de deslocamento até a zona urbana”, destacou.


ascom/pms

Nenhum comentário:

Postar um comentário