segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026

13º do INSS pode chegar antes do esperado em 2026

 Governo federal sinaliza repetir cronograma adotado nos últimos anos, com liberação das parcelas no primeiro semestre


cameraA confirmação oficial do cronograma só acontece após a assinatura do decreto presidencial que autoriza a antecipação. | Divulgação

Apossibilidade de antecipação do 13º salário do INSS em 2026 já entra no radar de aposentados e pensionistas em todo o país. Após sucessivas liberações no primeiro semestre nos últimos anos, o governo federal avalia manter o mesmo modelo de pagamento no próximo ano.

A estratégia vem sendo adotada como forma de ampliar a circulação de recursos na economia e oferecer apoio financeiro aos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), especialmente no período posterior às despesas concentradas no início do ano.

Embora o cronograma oficial ainda dependa da publicação de decreto presidencial, a expectativa dentro do Ministério da Previdência Social é de que o pagamento ocorra entre o fim do primeiro e o início do segundo trimestre de 2026.

Previsão de datas do 13º do INSS em 2026

Com base nos calendários adotados recentemente, o 13º salário costuma ser pago em duas parcelas. A primeira é liberada, em geral, entre abril e maio, enquanto a segunda ocorre entre maio e junho. As datas exatas variam conforme o número final do benefício, sem considerar o dígito verificador.

Quem tem direito ao 13º salário do INSS

Recebem o abono anual os segurados que, ao longo do ano, tenham sido beneficiários de aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão. Beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) não têm direito ao 13º salário, conforme a legislação vigente.

O valor do pagamento é proporcional ao número de meses em que o benefício foi recebido durante o ano-base.

Quer mais notícias do Brasil? Acesse o nosso canal no WhatsApp

Nenhum comentário:

Postar um comentário