sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026

Após episódio truculento de parlamentar Câmara de Vereadores de Santarém emite nota de solidariedade aos povos indígenas

  6 de fevereiro de 2026  

Vereador tentou atropelar manifestantes na noite de quinta-feira (5) em Santarém
Foto: Reprodução

Após episódio lamentável protagonizado pelo vereador santareno Malaquias Mottin, que segundo informações teria tentado atropelar indígenas que fazem manifestação pacífica contra a privatização do rio Tapajós, a Câmara de Vereadores de Santarém repudiou a atitude do parlamentar.

Conforme relato de um dos manifestantes indígenas, o parlamentar chegou ao local em um carro e tentou ultrapassar a barreira de resistência montada na Avenida Tapajós, em Santarém.

Um vídeo publicado no perfil “povo borari”, no Instagram, mostra o exato momento do episódio.

Após a grande repercussão negativa, a Câmara de Vereadores de Santarém, através de seu presidente Jander Ilson Pereira, emitiu uma nota de solidariedade em favor dos indígenas.

A Cãmara de Vereadores reafirma o compromisso da Casa Legislativa com o respeito aos direitos fundamentais, com a defesa da vida, da dignidade dos povos indígenas e com a promoção do diálogo como instrumento legítimo de construção democrática.

Confira, na íntegra, a nota:

NOTA DE SOLIDARIEDADE AOS POVOS INDÍGENAS

A Câmara Municipal de Santarém manifesta sua solidariedade aos povos indígenas que realizavam manifestação pacífica na Avenida Tapajós, no município de Santarém, em defesa de seus direitos e em posicionamento contrário à privatização do Rio Tapajós.

A Constituição Federal de 1988 garante o direito à livre manifestação do pensamento e à reunião pacífica em locais abertos ao público (art. 5°, IV e XVI), além de assegurar a proteção aos direitos dos povos indígenas, reconhecendo sua organização social, costumes, tradições e a relação histórica com seus territórios (art. 231 – Constituição Federal). O respeito a esses direitos constitui fundamento essencial do Estado Democrático de Direito.

A Câmara Municipal de Santarém repudia os atos atribuídos ao vereador Malaquias Mottin, amplamente divulgados em vídeos nas redes sociais, nos quais o parlamentar aparece avançando um veículo em direção à barreira formada por indígenas que participavam do ato pacífico, colocando em risco a integridade física dos manifestantes. Condutas que possam ser interpretadas como intimidação ou ameaça são incompatíveis com o exercício da função pública e com os princípios democráticos que devem orientar a convivência institucional e social.

Reafirmamos o compromisso desta Casa Legislativa com o respeito aos direitos fundamentais, com a defesa da vida, da dignidade dos povos indígenas e com a promoção do diálogo como instrumento legítimo de construção democrática.


Santarém-PA, 06 de fevereiro de 2026.

Nenhum comentário:

Postar um comentário