sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026

BOCÃO ED. 1.601 / fevereiro/ O Impacto

 

Dr. Piroga ficou sabendo que a vida de vários políticos da região já está sendo vasculhada por adversários em Brasília e na região. Dr. Piroga tem alguns indícios das mutretas e só vai publicar após receber o dossiê completo e comprovar.

DOSSIÊ DO POLÍTICO 2

A Lua Cheia em Leão alerta o político que não dá mais para fingir o que está acontecendo. Os políticos vão ter que encarar de frente as situações que vão surgir.

DOSSIÊ DO POLÍTICO 3

Certas verdades vão aparecer, vai precisar manter a mente calma e o equilíbrio interno. A sensação de inadequação surge onde antes havia incerteza.

CARTAS DA PITÁ PITÚ       

A Madame Pitá Pitú foi procurada por assessores de alguns políticos para saber como estava a situação dos candidatos para Deputado Federal. Segundo as cartas, uma sigla de AA sempre aparece com folga na liderança para deputado federal.

CARTAS DA PITÁ PITÚ 2

Assessores preocupados perguntaram a Madame se aparecia o nome completo. Um dos assessores disse que já sabe quem é, aí houve preocupação. Madame Pitú viu na carta de cobra que os outros candidatos estão embolados. Lua Cheia de Leão diz que apenas dois candidatos vão para Brasília.

CARTAS DA PITÁ PITÚ 3

Tem político que fala demais, não mostra serviço, outro fala, mas não ajuda o povo. Outros preferem o aperto de mão. Muitas surpresas vão acontecer.

ATÉ QUANDO?  

Aprovados em concurso público, em vários municípios do Pará, acompanham a engenhosa e audaciosa manobra que faz o contratado temporário ter prioridade na contratação, em detrimento da chamada de concursados aprovados.

ATÉ QUANDO? 2

Enquanto a lista de convocação oficial parece caminhar a passos de tartaruga, as contratações temporárias (os famosos DAS e contratos de prestação de serviço) seguem em ritmo de Fórmula 1. Os aprovados já não sabem a quem apelar para que seja cumprido o cronograma, e assim se faça o fim do “cabide de empregos” que ignora o mérito.

ATÉ QUANDO? 3

Estudar para quê, se o que vale na prefeitura é o “Quem Indica” (QI)? É um desrespeito sem tamanho com quem abdicou de horas de lazer, gastou com inscrição e passou no mérito. O concurso público vira uma peça de ficção quando a gestão prefere manter o aliado político no cargo temporário em vez de empossar quem provou competência na prova.

ATÉ QUANDO? 4

Se houve concurso e há necessidade do serviço, a convocação é obrigação, não favor! A coluna avisa: concurso que cria teia de aranha vira processo na justiça. O povo quer eficiência, e competência se mede na nota, não na indicação política. Chamem os aprovados!

MOVIMENTO FINANCIADO              

Uma investigação está sendo realizada para saber de onde estão vindo os recursos para financiar esses movimentos contra as empresas e governo. Segundo a fonte, podem ser recursos do exterior por parte de organizações.

MOVIMENTO FINANCIADO 2

Na investigação mostra como o financiamento estrangeiro interfere em prioridades sociais básicas no Brasil. Em vez de responder às necessidades reais da população, muitas ações passam a seguir a agenda de agitação.

MOVIMENTO FINANCIADO 3

O resultado é prejuízo direto para os direitos das empresas e do governo.  Esse tipo de ação deixa de defender causas legítimas e passa a executar projetos definidos fora do Brasil, com a finalidade de agir e tirar vantagem de organizações estrangeiras.

URUBUZAL 2000?   

Em contato com a coluna, frequentadores/clientes do Mercadão 2000, denunciam o descaso com o lixo no entorno do Mercadão 2000. Segundo eles, as caixas coletoras instaladas na Avenida Tapajós se transformaram em focos de poluição e fedentina.

URUBUZAL 2000? 2

No local, tem hora que dezenas de urubus disputam restos de comida a poucos metros de restaurantes e áreas de venda de alimentos. O odor, segundo quem trabalha lá, é um “soco no estômago” constante.

URUBUZAL 2000? 3

É uma vergonha para Santarém! O Mercadão deveria ser o nosso orgulho, um ponto de encontro de turistas e moradores, mas virou um teste de resistência para o olfato. Como se permite que um local de comercialização de alimentos conviva com um “banquete de urubus” e chorume escorrendo na calçada?

URUBUZAL 2000? 4

Isso não é apenas “sujeira”, é questão de vigilância sanitária e saúde pública básica. O turista que chega para conhecer nossa gastronomia sai com náuseas e uma péssima impressão. Não adianta colocar a caixa de lixo e esquecer de gerenciar o local.

URUBUZAL 2000? 5

O Mercadão precisa de uma ação de choque, limpeza pesada e um sistema de coleta que funcione de verdade. Santarém merece respeito, e o trabalhador do Mercadão merece um ambiente digno para ganhar o pão — sem ter que dividir espaço com a podridão!

DRAGAGEM        

Na quarta-feira (04), o acesso ao Aeroporto Wilson Fonseca, em Santarém, virou cenário de guerra. Lideranças indígenas e movimentos sociais bloquearam a rodovia Fernando Guilhon contra o decreto federal que autoriza a dragagem do Rio Tapajós. Resultado: voos cancelados.

DRAGAGEM 2

Para os manifestantes, o governo assina decretos em gabinetes refrigerados de Brasília, ignorando quem vive na beira do rio. O bloqueio do aeroporto foi o grito de quem sente que o Tapajós está sendo vendido a retalho para virar hidrovia.

DRAGAGEM 3

“A dragagem prejudicará o rio. O ribeirinho verá o peixe sumir”, dizem os manifestantes. Do outro lado da história, os passageiros que tiveram seu direito de ir e vir negado, e que acima de tudo, tiveram prejuízos com remarcação de passagens e perda de compromissos.

Por Baía

Nenhum comentário:

Postar um comentário