Nova unidade escolar amplia o acesso à educação pública de qualidade e vai atender 720 alunos da rede municipal em Santarém

Com investimento superior a R$ 7 milhões, o novo prédio escolar, com área total de 8.783 m², conta com 12 salas de aula, todas climatizadas, além de secretaria, diretoria, sala dos professores, sala do pedagogo, sala de atendimento psicossocial, sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), sala de informática, biblioteca, cozinha, depósitos de material de limpeza e de merenda, refeitório e conjunto de banheiros. Toda essa estrutura irá acomodar, inicialmente, 720 alunos, todos já devidamente matriculados.
Emocionada, a gestora da escola, Maria Rosilda Marques, deixou uma mensagem aos alunos e à comunidade.
"Estamos recebendo um espaço adequado para o aprendizado, um local seguro, preparado, com qualidade, onde nós, como educadores, temos o compromisso com uma educação gratuita e integral do ser humano, em que os valores devem ser preservados e respeitados. Aos alunos, vocês são o futuro, e a escola é o palco para os sonhos e conquistas. Sejam curiosos, sonhem, aproveitem cada oportunidade de aprendizado, cuidem desse espaço, ele é de vocês. É importante que a escola vá além dos muros, integrando-se à comunidade, como era o pensamento da nossa saudosa professora Maria Cristina Barreto Machado. Que essa escola seja um farol de conhecimento e um lar de descoberta para todos os alunos e para a comunidade em geral. Muito obrigada!", finalizou a gestora, que, por decisão própria, não continuará no cargo.
A Escola Municipal Profª Maria Cristina Barreto Machado iniciou as atividades em 7 de março de 2023, em uma sala externa da Escola Municipal Padre João Felipe Betendorff, atendendo 136 alunos. Há um mês de completar três anos, a unidade ganha prédio próprio e praticamente sextuplica o número de alunos atendidos.
O secretário municipal de Educação, Nilton Araújo, comentou sobre a entrega de mais uma importante obra pública à sociedade.
"Vocês não têm ideia de como é prazeroso participar da entrega de um equipamento público tão importante para a sociedade e para as crianças. O prefeito, ao assinar a ordem de serviço, foi bem direto quando disse que iríamos trabalhar com novas obras, dando melhores condições e climatizando as nossas escolas para oferecer mais conforto e favorecer nossos profissionais. O nosso principal objetivo, além de entregar obras, é proporcionar aos nossos alunos um ensino-aprendizado de qualidade, para que possamos elevar o nosso IDEB", enfatizou o titular da pasta.
Após 13 meses de gestão, o prefeito Zé Maria Tapajós entregou, nesta terça-feira, a 45ª obra à população, sendo a segunda em 2026 somente na área da educação. Os investimentos já superam R$ 79 milhões. O gestor conclamou a comunidade para o que chamou de "um novo tempo" na educação do município.

"Estamos inaugurando um novo tempo na educação de Santarém e, para isso, toda a comunidade está sendo chamada: as famílias, a escola e o poder público, por meio da Semed. Hoje entregamos essa bonita escola com 720 alunos, que será uma escola de referência. Depois, teremos o ginásio, a creche, sem falar da unidade de saúde. Do outro lado, no bairro Cidade Jardim, teremos mais uma escola e mais uma creche para atender às necessidades das nossas famílias. A prefeitura está aqui e continuará presente para dignificar esse bairro e fazer com que os moradores se sintam valorizados pelas políticas públicas que aqui estão chegando", concluiu Tapajós.
Homenagem
Por meio da Lei Municipal nº 22.344, de 19 de dezembro de 2024, a escola recebeu o nome da ex-professora Maria Cristina Barreto, sendo denominada Escola Municipal de Ensino Fundamental Profª Maria Cristina Barreto Machado. A educadora construiu uma trajetória marcada pela dedicação, amor e compromisso social com a educação, atuando em várias escolas da rede municipal, com destaque para a Escola Padre João Felipe Betendorff, no bairro Maracanã. A professora Maria Cristina Barreto Machado faleceu em 4 de dezembro de 2023, no Hospital Ophir Loyola, em Belém, após perder a batalha contra um câncer.

"É um momento em que eu não tenho palavras para expressar o quanto a família está emocionada. Viver esse momento, ver o nome da nossa mãe em uma escola, vai eternizar a história dela, para nós e para toda a nossa família", disse a filha da patrona, Wirllene Machado Dutra.



Fonte: ASCOM PMS
Nenhum comentário:
Postar um comentário