quarta-feira, 24 de junho de 2026

Vereador Erasmo Maia anuncia melhorias para a BR-163 em trecho de Santarém até Rurópolis

  


O vereador Erasmo Maia (UNIÃO) usou a tribuna para anunciar melhorias para BR-163, e repercutir vídeo publicado pelo deputado federal José Priante. ” Após muitas reclamações da população com relação a sua manutenção, enfim essa demanda será atendida, eu posso falar aqui com certeza absoluta de tudo aquilo que nós já passamos nesse trecho, principalmente de Santarém até Rurópolis, aqueles que utilizam aquela essa rodovia diariamente tem sofrido na pele a falta de manutenção e problemas com buracos”, destacou o parlamentar.

O vereador informou que em 2023 foi realizado um evento pra anunciar duplicação da rodovia. Foi feita a licitação, principalmente quanto ao trecho próximo de Santarém (15 km), mas ao final, a licitação não seguiu por conta da empresa ganhadora que além de baixar muito o preço, não pode executar o serviço, além de ter sido encontrada uma certidão falsa em meio aos documentos enviados, e assim o recurso deve ter sido destinado a outro investimento.

Segundo Erasmo, a obra será dívida em três partes (Lotes) e o serviço será realizado por três empresas, para poder agilizar e facilitar o serviço. “Os recursos estão garantidos, as empresas também, esta semana ainda deve iniciar – segundo o deputado josé Priante – através de uma assinatura de ordem de serviço que já está em curso e esperamos que em pouco tempo esses buracos, esse trecho possa dar uma trafegabilidade com mais segurança e tranquilidade aqueles que utilizam uma rodovia, dessa forma beneficiando Santarém, Rurópolis, Mojuí dos Campos e Belterra”, ressaltou.

Maia anunciou também que Santarém vai estar ganhando, ainda essa semana, mais dois quadriciclos através do trabalho em parceria com o deputado Priante, assim como Alter do Chão, que já recebeu o seu no mês de abril.” é um equipamento versátil e por isso muito importante, principalmente para coleta de lixo nas praias ou em locais de dificuldades, onde nosso carro coletor não entra”, concluiu.

Por  Imprensa do vereador Erasmo Maia

DEPUTADO JOSÉ PRIANTE, UM PARLAMENTAR ESTRATÉGICO PARA O DESENVOLVIMENTO DO BAIXO AMAZONAS

 


O deputado federal José Priante (MDB-PA) construiu um forte vínculo com o município de Santarém, no oeste do Pará, consolidando o que seu mandato defende como um legado focado em infraestrutura, mobilidade e fomento econômico regional. Atuando em seu sétimo mandato na Câmara dos Deputados, o parlamentar direciona recursos federais estratégicos para o desenvolvimento da região do Baixo Amazonas. 
Os principais marcos de sua atuação e legado histórico em Santarém envolvem:
1. Infraestrutura Urbana e a Orla do Maracanã
A obra de maior apelo visual e turístico ligada diretamente ao trabalho do deputado no município é a Orla do Maracanã. A construção e estruturação desse espaço foram viabilizadas por meio de recursos de emendas parlamentares destinadas por seu mandato, transformando a área em um polo de lazer para os moradores e em um atrativo para o turismo local. 
2. Infraestrutura Rodoviária (BR-163)
Como coordenador histórico e criador da Bancada Parlamentar da Amazônia, Priante tem forte atuação na articulação política para a melhoria da malha viária que interliga Santarém ao restante do país. O parlamentar atua diretamente na garantia de orçamentos e na cobrança junto ao governo federal para as obras de manutenção, recuperação e ampliação da trafegabilidade da rodovia BR-163 (Santarém-Cuiabá), com foco especial no trecho que liga Santarém ao município de Rurópolis.
3. Apoio à Agricultura Familiar
Outra vertente do legado de Priante na região é o fortalecimento do setor produtivo rural. O deputado realiza a entrega de maquinários agrícolas, como tratores, em parcerias diretas com a Prefeitura de Santarém e lideranças do legislativo municipal. Esses equipamentos são destinados a mecanizar e impulsionar a produção da agricultura familiar nas comunidades da zona rural santarena. 
4. Articulação Política e Emendas de Custeio
Através de parcerias com a gestão municipal, Priante mantém Santarém na lista prioritária de transferências especiais e emendas de bancada. Esse fluxo contínuo de investimentos federais auxilia no custeio e na modernização dos serviços públicos essenciais na cidade, principalmente nas áreas de saúde e saneamento, fortalecendo Santarém como a principal cidade polo da região oeste paraense. 


Vereador Gerlande Castro destaca avanços na saúde e anuncia nova UBS para a região do Lago Grande

 


o vereador Gerlande Castro (União Progressista) destacou importantes conquistas para a área da saúde no município, reafirmando seu compromisso com as demandas da população, especialmente das comunidades ribeirinhas. Ao iniciar sua fala, o parlamentar manifestou sua satisfação em retornar à tribuna e relembrou ações acompanhadas antes de seu período de ausência.

Entre elas, destacou a entrega de duas ambulâncias traçadas destinadas à comunidade de Vila Socorro e ao distrito de Curuai, fruto de emenda parlamentar do deputado federal Henderson Pinto. O vereador também anunciou uma importante notícia para os moradores da região do Alto Lago. Segundo ele, está prevista para o mês de julho a assinatura da ordem de serviço para a construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) da comunidade de Piraquara, obra viabilizada por emenda parlamentar do deputado federal Henderson Pinto.

Gerlande Castro ressaltou que a implantação da unidade representa uma luta histórica de seu gabinete e dos vereadores que atuam na região do Lago Grande. “Esse é um sonho nosso, da vereadora Alba Leal, do vereador Didi Feleol e de todos que conhecem de perto a realidade daquela população. Sabemos das dificuldades e da luta enfrentada pelos moradores da região”, destacou.

Por  – ASCOM vereador Gerlande Castro

Santarém recebe Mega Caravana Educação por Todo o Pará e fortalece ações voltadas ao ensino na região oeste

Santarém recebe Mega Caravana Educação por Todo o Pará e fortalece ações voltadas ao ensino na região oeste 

Autor: Caio Lobato/CCOM
Iniciativa reuniu gestores, educadores e estudantes no Centro de Convenções Sebastião Tapajós, promovendo formação, suporte técnico e entrega de benefícios para mais de 20 municípios paraenses.

Santarém sediou, nesta terça-feira (23), a Mega Caravana Educação por Todo o Pará, uma iniciativa do Governo do Estado que reuniu representantes das Diretorias Regionais de Ensino (DREs) de Santarém, Óbidos, Itaituba e Monte Alegre, alcançando mais de 20 municípios da região oeste paraense. O evento foi realizado no Centro de Convenções Sebastião Tapajós e contou com a participação de autoridades estaduais e municipais, gestores escolares, professores e estudantes.

A programação incluiu atendimentos técnicos, formação continuada para educadores, acompanhamento pedagógico, orientações sobre programas educacionais e ações voltadas ao fortalecimento da gestão escolar, aproximando os serviços da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) das comunidades escolares.

Durante a agenda, também foram entregues aproximadamente dois mil cheques do programa Bora Estudar, totalizando cerca de R$ 20 milhões em investimentos destinados à aquisição de materiais de construção para apoiar melhorias habitacionais das famílias dos estudantes beneficiados.

A governadora destacou que a iniciativa reforça o compromisso do Estado com uma educação pública de qualidade, promovendo oportunidades, fortalecendo as escolas e incentivando o desenvolvimento dos estudantes em todas as regiões do Pará.

Representando a rede municipal, gestores presentes ressaltaram a importância de ações que motivem os alunos a permanecerem na escola e a acreditarem no poder transformador da educação. “Nosso papel é incentivar cada estudante a sonhar alto, aproveitar as oportunidades oferecidas e compreender que o conhecimento abre portas para um futuro melhor”, enfatizaram.

Entre os participantes estava a estudante Manuela, do 8º ano da Escola Richard Hennington, que concilia a rotina escolar com a prática do vôlei e do violino. Para ela, iniciativas como a Mega Caravana representam um incentivo para que os jovens continuem investindo em seus talentos e na formação acadêmica. “É muito importante ter oportunidades como essa. A gente se sente valorizado e motivado a continuar estudando e buscando nossos objetivos”, afirmou.

O prefeito José Maria Tapajós ressaltou a parceria entre Estado e Município para fortalecer a educação na região. “Investir na educação é investir no futuro das nossas crianças e jovens. Santarém tem buscado ampliar oportunidades e apoiar iniciativas que contribuam para uma formação de qualidade, preparando nossos estudantes para transformar suas vidas e desenvolver ainda mais o nosso município”, destacou.

A realização da Mega Caravana em Santarém reforça a importância da integração entre os entes públicos na construção de políticas educacionais que garantam acesso, permanência e qualidade no ensino para milhares de estudantes paraenses.

Usina da Paz entregue em Santarém reforça legado de parcerias construído por Nélio Aguiar e amplia oferta de cidadania para a população


Ex-prefeito participou da inauguração do complexo ao lado da governadora Hana Ghassan, do prefeito Zé Maria Tapajós e relembrou a articulação iniciada durante sua gestão para viabilizar a chegada do equipamento ao município.

A entrega da Usina da Paz de Santarém, realizada hoje, 23, pela governadora Hana Ghassan, representa mais do que a inauguração de um novo equipamento público. Para o ex-prefeito Nélio Aguiar, a concretização da obra simboliza o resultado de um trabalho de articulação institucional iniciado ainda durante sua gestão à frente da Prefeitura, onde articulou com o então governador Helder Barbalho. A implantação da unidade foi fruto de tratativas para disponibilização da área e dos encaminhamentos necessários para que o projeto fosse viabilizado no município.

“Quando o projeto de implantação das Usinas iniciou em Bélem, solicitamos a implantação para Santarém e levei a demanda ao então governador Helder que pediu o terreno como contrapartida para iniciar os trâmites”, lembrou Aguiar.

Hoje pré-candidato a deputado estadual, Nélio participou da solenidade de entrega ao lado da governadora Hana Ghassan, do prefeito Zé Maria Tapajós e de outras lideranças políticas, destacando a importância da continuidade das políticas públicas e das parcerias entre os diferentes níveis de governo para que grandes investimentos se transformem em benefícios concretos para a população.

“É muito importante para uma cidade ter um gestor que esteja alinhado com o legislativo, com o executivo estadual e tenha portas abertas em Brasília. Quem ganha é a população. Mas é um alinhamento que demora para ser construído”.

A Usina da Paz de Santarém é a primeira da Região de Integração do Baixo Amazonas e passa a oferecer gratuitamente dezenas de serviços nas áreas de saúde, assistência social, educação, esporte, cultura, lazer, qualificação profissional e cidadania, beneficiando diretamente moradores de Santarém e de municípios vizinhos.

Para quem acompanha a trajetória administrativa de Nélio Aguiar, a inauguração reforça uma característica que marcou seus dois mandatos como prefeito: a capacidade de trabalho e união política capaz de transformar projetos em realidade.

Durante oito anos de gestão, Santarém recebeu investimentos considerados estruturantes, como a Nova Orla, o Parque da Cidade, o Mirante do Saubal, as avenidas Elias Pinto e Anysio Chaves, dezenas de escolas e creches, unidades de saúde, microssistemas de abastecimento de água, equipamentos esportivos e diversas obras de infraestrutura urbana e rural.

Hoje com Zé Maria Tapajós e Hana, a Usina da Paz passa a integrar essa lista de conquistas articuladas ao longo dos últimos anos, demonstrando que muitos investimentos públicos exigem planejamento, diálogo institucional e continuidade administrativa para serem concluídos.

Segundo Nélio Aguiar, acompanhar a entrega da obra representa a confirmação de que o trabalho realizado durante sua gestão continua produzindo resultados para a população.

"A Usina da Paz representa muito mais do que um prédio moderno. Ela significa oportunidades, inclusão, cidadania e esperança para milhares de famílias. Tenho a alegria de saber que ajudamos a construir esse caminho, desde as primeiras articulações para trazer esse importante projeto para Santarém. Ver esse sonho concretizado mostra que, quando há diálogo, parceria e compromisso com a população, os resultados chegam. É assim que acredito na política: unindo esforços para transformar a vida das pessoas," disse Nélio.

A entrega da Usina da Paz também evidencia a importância da cooperação entre Prefeitura e Governo do Estado na execução de políticas públicas de grande alcance social. O complexo integra uma rede estadual voltada à inclusão social e à prevenção da violência, oferecendo mais de 70 serviços gratuitos em um único espaço.

Em um momento em que se prepara para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa do Pará, o ex-prefeito sustenta o discurso de que sua experiência administrativa e sua capacidade de articulação podem contribuir para atrair novos investimentos e fortalecer o desenvolvimento de Santarém, do Baixo Amazonas e de todo o estado, ampliando oportunidades e melhorando a qualidade de vida da população.

UM ENCONTRO DE ALTA QUALIDADE EM SANTARÉM

 

Durante a cerimônia de inauguração da USINA DA PAZ em Santarém, um encontro de elevadíssima qualidade entre o secretário Municipal de Saúde Dr. Everaldo Martins, Deputada Estadual Maria do Carmo, Governadora Hana e do nosso ilustre vice-prefeiro de Santarém, Dr. Carlos Martins, ocorrido por ocasião da inauguração da USINA DA PAZ de nossa região, que marcou mais um gol de placa do governo do Estado e Prefeitura de Santarém.  A Usina da Paz de Santarém foi oficialmente inaugurada em 23 de junho de 2026, consolidando-se como o maior complexo de cidadania, inclusão e transformação social da região do Baixo Amazonas. O espaço foi entregue pelo Governo do Pará como um presente oficial em comemoração aos 365 anos do município de SantarémO complexo disponibiliza mais de 70 serviços totalmente gratuitos para a população local e de municípios vizinhos. Governadora Hana, Everaldo Martins, Carlos Martins e Deputada Maria do Carmo, seguem fazendo história em nosso municipio, pelas suas trajetórias de sucesso e determinação em prol de nossa população.

blogdocolares



terça-feira, 23 de junho de 2026

Deputada Maria do Carmo - 3ª edição do Refloreste a Sua Vida, na Orla de Santarém



Ontem dia 22 de junho, foi realizada a 3ª edição do Refloreste a Sua Vida, na Orla de Santarém, em frente ao Museu João Fona, reforçando a importância da preservação ambiental nas comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente e dos 365 anos da nossa cidade. 🌱

Ao lado do vereador Biga Kalahari, do vice-prefeito Carlos Martins e de diversos parceiros, distribuímos cerca de 550 mudas de espécies frutíferas, nativas e ornamentais, incentivando a população a contribuir para uma Santarém mais verde e sustentável.

Como presidente da Comissão de Meio Ambiente da ALEPA, a deputada Maria do Carmo disse: acredito que cuidar da natureza é um compromisso de todos nós e um legado para as futuras gerações.

Meu agradecimento à Prefeitura de Santarém, SEMMA, SEMAP, 1ª CIPAMB, Viveiro Municipal do Parque da Cidade, Viveiro Florestal Ardosa, Raimundo Pena, SMT, Secretaria Municipal de Cultura e a todos que contribuíram para o sucesso desta ação. 

Instituto lança editais para atuação no Materno Infantil em Santarém

 23 de junho de 2026  

São dois editais com vagas para Enfermeiro, Técnico de Enfermagem, Auxiliar Administrativo e Recepcionista; confira!
Foto: Ilustração

OInstituto Diretrizes lançou dois editais de seleção para profissionais que desejam atuar no Hospital Materno Infantil em Santarém, oeste do Pará.

Há vagas para Enfermeiro, Técnico de Enfermagem, Auxiliar Administrativo e para Recepcionista. As inscrições iniciaram ontem (22) e seguem até o próximo dia 30 de junho.

A contratação é regida pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT.

Os Interessados em participar deverão enviar o currículo para o e-mail recrutamento.hrmis@institutodiretrizes.com.br
(ao enviar o e-mail, no campo assunto, descrever o nome da vaga de interesse), a partir da data de divulgação do edital 22/06/2026 até o dia 30/06/2026 às 18h.
Os candidatos que forem selecionados na avaliação curricular, receberão ligação telefônica convocando para as demais etapas do processo seletivo.
Após o processo de seleção, os aprovados em todo o processo seletivo, terão acesso a
lista de aprovados no site do Instituto Diretrizes. (www.institutodiretrizes.org.br)

  1. PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
    O processo será dividido nas seguintes etapas:
  2. Análise curricular;
  3. Aplicação da prova referente a sua área específica;
  4. Comprovação de documentos exigidos pelo cargo;

Os candidatos que forem aprovados no processo seletivo serão submetidos ao exame médico admissional e deverão realizar a entrega de cópia da documentação acompanhada do original para conferência.

Confira editais:

https://share.google/1UY8PDtTSeYkiR4fq

Fonte: Instituto Diretrizes

Raízes e Vitórias: O caminho de Nélio Aguiar da infância humilde ao sucesso.

 


 O menino de infância humilde que realizou o sonho de se formar em medicina e em 2016 foi eleito prefeito de Santarém com a maior votação da história do município.

Não pergunte do que sou capaz. ”Dê-me a missão”. Essa frase sempre guiou o ex-capitão do exército, Francisco Nélio Aguiar da Silva, 58 anos, Filho dos comerciantes Otacízo Manoel da Silva e Ursulina Aguiar da Silva, Nélio Aguiar nasceu em Santarém, no dia 06 de novembro de 1968 e cresceu no bairro Aldeia. Assim como muitos, teve que lutar bastante para chegar a tão sonhada faculdade de medicina. Nada foi fácil para Nélio. Os pais são do Ceará e se conheceram em Santarém. O casal ficou um bom tempo no município de Mojuí dos Campos-PA com o objetivo de trabalhar no cultivo da juta, serviço que rendia muitos machucados nas mãos. Depois, montaram um pequeno comércio em Santarém-PA, mas o negócio não prosperou. Foi então que seu Otacízo viu no garimpo a oportunidade de conseguir sustentar Nélio e as irmãs Sueli e Soliene.

A vida de um homem no garimpo exige tempo e principalmente o afastamento da família. Assim, Otacízo pouco retornava à sua casa e o dinheiro que chegava não era suficiente.

Nélio, com apenas 14 anos de idade, era o homem que cuidava das mulheres da casa e vendo as coisas faltarem, começou a procurar serviço, encontrando na venda de biscoitos de padaria uma alternativa. Estudava durante a manhã e durante a tarde pegava sua bicicleta e saía vendendo os biscoitos pelas ruas para ajudar na renda familiar.

Como seu sonho sempre foi fazer medicina, com muito sacrifício da família mudou-se para Belém aos 16 anos. Obstinado a passar direto, criou o hábito de acordar todos os dias às 6 horas da manhã. A estratégia era estudar o maior número de horas possíveis antes de ir para a escola que fazia à tarde.

Mesmo diante das dificuldades, Nélio, com 17 anos, passou entre os primeiros do curso de medicina da Universidade Federal do Pará (UFPA) e ainda como estudante, nas horas de folga começou a realizar diversos trabalhos para Lyons Clube e para a Sociedade Bíblica do Brasil onde prestava atendimento voluntário nas comunidades ribeirinhas. Depois de formado, em 1993 foi aprovado no concurso nacional para o Ministério do Exército no Rio de Janeiro, onde foi promovido ao posto de primeiro Tenente, seguindo carreira e chegando a ser Capitão do Exército Brasileiro, em Belo Horizonte-MG. Cumprir horários, ter responsabilidade, superar desafio e ser leal são algumas das virtudes que o médico reforçou ao longo da carreira militar. Nélio foi para o Rio de Janeiro-RJ estudar na Escola de Saúde do Exército. Nesse tempo, casou-se com Celsa Brito, com quem tem um casal de filhos, o Henrique e a Gisele. Também morou em Itaituba-PA por dois anos.

Em 1996, foi fazer Especialização em Otorrinolaringologia na cidade de Belo Horizonte. Durante o curso, a incompatibilidade de horários o fez abrir mão do exército. Com o término do curso pode finalmente retornar à Santarém-PA e montar seu próprio consultório.

Nesse período, junto com os amigos criou um movimento sem qualquer ligação partidária, chamado Movimento União e Trabalho por Santarém (MutSan), mas com o tempo percebeu que para mudar a realidade era necessário entrar para a política.

Seu sucesso e seu carisma de visibilidade em toda região Oeste do Pará puderam ser explicados pelas suas próprias palavras: “Procuro apenas ser um bom cristão. Ajudar e tratar os outros como a gente gostaria de ser tratado. É uma obrigação. Pois tudo que plantamos, acabamos por colher mais tarde. Creio que os sacrifícios e dificuldades da vida servem como preparação para coisas melhores. Acredito que antes de toda ‘terra prometida’ sempre tem um ‘deserto’ e a gente deve ser grato a Deus por tudo’’.

A esposa e grande companheira, Celsa, ressalta outros pontos da sua personalidade: “O Nélio é uma pessoa muito positiva e confiante. Ele acredita verdadeiramente no potencial das pessoas e sabe como fazer cada membro da sua equipe render o máximo”.

Da vontade de fazer a diferença em sua cidade, o Dr. Nélio como é conhecido, colocou seu nome à disposição para a carreira política. Em 2008, foi eleito vereador com 4.363 votos, tornando-se presidente da Câmara no primeiro semestre de 2009.

Em 2010, recebeu 19.151 votos para deputado estadual, sendo o 1º suplente, assumindo o mandato em 2012, onde de forma atuante defendeu os direitos do povo de Santarém e região.

No ano de 2014, como candidato a deputado federal recebeu 84.601 Votos. Em 2016, foi escolhido para ser o prefeito de Santarém com a maior votação da história do município, 96.034 votos.

Nélio Aguiar desenvolveu ao longo dos mandatos trabalhos importantes em Santarém como: Hemodiálise, Centro de Saúde do Jardim Santarém, Centro de Especialidade Odontológica, ampliação do Pronto Socorro Municipal e ainda iniciou os projetos SAMU e Farmácia Popular.

Os desafios não param por aí. Nélio assumiu a Prefeitura com um teto para os gastos públicos, poucos recursos e muito trabalho pela frente. Cuidar das pessoas de Santarém é sua nova missão.

Nélio Aguiar, à época filiado ao Democratas (DEM), foi reeleito prefeito de Santarém, para o segundo mandato, em uma disputa inédita no segundo turno contra a ex-prefeita da cidade, Maria do Carmo, do Partido dos Trabalhadores (PT). Nélio teve 92.732 votos (59,22%), contra 63.869 votos (40,78%) de Maria.

Como prefeito, Nélio participou diretamente da indicação do seu substituto Jose Maria Tapajós, para concorrer ao cargo de prefeito municipal. Participando de todas as ações e planejamento para eleger seu substituto e obteve sucesso, numa campanha árdua, cheia de acusações por parte do adversário.

Pelos seus relevantes serviços prestados à coletividade santarena e a região, foi convidado pelo Governador do Estado Helder Barbalho para o cargo de secretário regional de governo do Baixo Amazonas. O ato veio através de um Decreto publicado na edição nº 36.126 do Diário Oficial do Estado (DOU). Hoje Nélio Aguiar, segue firme e forte em busca de chegar à Assembleia Legislativa do Estado do Pará, como deputado estadual, colocando seu nome à disposi

NÉLIO AGUIAR EX - PREFEITO DE SANTARÉM E GOVERNADORA DO ESTADO JUNTOS NA ENTREGA DA USINA DA PAZ EM SANTARÉM.


 A GOVERNADORA DO PARÁ HANA GHASSAN E O EX-PREFEITO DE SANTARÉM NÉLIO AGUIAR,  entregam para a população santarena a Usina da Paz (UsiPaz) – IDEIA QUE INICIOU NO GOVERNO MUNICIPAL DA GESTÃO NÉLIO AGUIAR, o espaço oferece inúmeros serviços públicos gratuitos à comunidade, incluindo emissão de documentos, consultas médicas, capacitação profissional, atividades esportivas e culturais.

A unidade disponibiliza mais de 70 serviços gratuitos à população: 

Saúde e Assistência: Atendimentos médicos e odontológicos, além de serviços de consultoria jurídica e emissão de documentos.

Esporte e Lazer: Espaços para a prática de atividades físicas, dança, artes marciais e eventos comunitários.

Educação e Qualificação: Salas de audiovisual, inclusão digital, robótica, musicalização, cursos profissionalizantes e uma biblioteca. 

Como acessar os serviços

Todas as atividades, cursos e atendimentos oferecidos no complexo são totalmente gratuitos. Para participar e se matricular nas turmas ou oficinas, as inscrições são feitas de forma presencial na própria unidade, sujeitas à quantidade de vagas disponíveis em cada modalidade.

Mais uma conquista pra Santarém fruto de uma boa articulação política e do nosso compromisso com o povo de Santarém. 

PREFEITO DE SANTARÉM E GOVERNADORA DO ESTADO ENTREGAM HOJE A USINA DA PAZ EM SANTARÉM

 


A GOVERNADORA DO PARÁ HANA GHASSAN E O PREFEITO DE SANTARÉM JOSÉ MARIA TAPAJÓS  entregam para a população santarena a Usina da Paz (UsiPaz) – O espaço oferece inúmeros serviços públicos gratuitos à comunidade, incluindo emissão de documentos, consultas médicas, capacitação profissional, atividades esportivas e culturais.

A unidade disponibiliza mais de 70 serviços gratuitos à população: 
  • Saúde e Assistência: Atendimentos médicos e odontológicos, além de serviços de consultoria jurídica e emissão de documentos.
  • Esporte e Lazer: Espaços para a prática de atividades físicas, dança, artes marciais e eventos comunitários.
  • Educação e Qualificação: Salas de audiovisual, inclusão digital, robótica, musicalização, cursos profissionalizantes e uma biblioteca. 
Como acessar os serviços
Todas as atividades, cursos e atendimentos oferecidos no complexo são totalmente gratuitos. Para participar e se matricular nas turmas ou oficinas, as inscrições são feitas de forma presencial na própria unidade, sujeitas à quantidade de vagas disponíveis em cada modalidade.

BRASIL BATE RECORDE DE PASSAGEIROS EM VOOS DOMÉSTICOS EM 2026

 

O Brasil registrou um recorde na movimentação de passageiros domésticos nos primeiros cinco meses de 2026, segundo dados compilados pelo Ministério do Turismo e divulgados na segunda-feira (22) pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

De janeiro a maio, 42 milhões de pessoas embarcaram em viagens em território nacional, número 6% maior que os 39,8 milhões de passageiros registrados no mesmo período do ano passado. Foi a primeira vez na história que o Brasil ultrapassou a marca de 42 milhões de passageiros no período.

O resultado de maio também foi recorde: no mês, 8,31 milhões de passageiros voaram pelo Brasil – número 2% maior que os 8,16 milhões contabilizados em maio de 2025. A movimentação de maio de 2026 foi a maior desde o início da série histórica, em 2000.
Fonte - ANAC

segunda-feira, 22 de junho de 2026

DEPUTADO HENDERSON PINTO - PRESTA HOMENAGEM AOS 365 ANOS A SANTARÉM

 

DEPUTADO FEDERAL HENDERSON PINTO - CONSTRUINDO O FUTURO LADO A LADO COM VOCÊ!
O Deputado Federal Henderson Pinto publicou hoje, 22 de junho, uma homenagem oficial nas redes sociais celebrando os 365 anos de Santarém, a "Pérola do Tapajós". 
Nascido no município, o parlamentar expressou o orgulho de sua origem e reforçou o compromisso político com o desenvolvimento da região. 

PREFEITO JOSÉ MARIA TAPAJÓS FAZ HOMENAGEM AOS 365 ANOS DA CIDADE INAUGURANDO VÁRIAS OBRAS...

 


O  prefeito de Santarém ZÉ MARIA TAPAJÓS – Fal sobre a importancia para todos os filhos de Santarém que hoje celebra 365 anos da Pérola do Tapajós – Uma cidade feita de histórias, encontros, trabalho e sonhos. Parabéns, Santarém!.

NOSSA HOMENAGEM

 365 anos da nossa querida Santarém. 

Terra das águas, das belezas que encantam o mundo, da cultura que nos orgulha e, acima de tudo, de um povo trabalhador, acolhedor e cheio de esperança.

É a Pérola do Tapajós que pulsa em nossos corações todos os dias.

Parabéns, Santarém! Que sua história continue sendo escrita com desenvolvimento, oportunidades e muito amor por esta terra tão especial.

VEREADOR JANDER ILSON PEREIRA, PRESIDENTE DO LEGISLATIVO SANTARENO PARABENIZA A PÉROLA DO TAPAJÓS PELOS SEUS 365 ANOS DE VIDA!

 


O presidente da Câmara Municipal de Santarém, vereador Jander ilson Pereira (União Brasil), parabenizou calorosamente o município de Santarém, no oeste do Pará, pela passagem de seus 365 anos de fundação, celebrados neste dia 22 de junho de 2026. 

Como chefe do Poder Legislativo municipal, o parlamentar ressaltou o compromisso e o trabalho contínuo da Casa de Leis para trazer avanços à população santarena. O aniversário da "Pérola do Tapajós" coincide com um período de intensas comemorações e entregas estruturais no município. O presidente Janderilson salienta que o aniversário de Santarém, reforça a trajetória histórica da cidade, fundada originalmente em 1661 pelo padre João Felipe Bettendorf, mantendo-se hoje como o terceiro município mais populoso do estado e um polo essencial para o desenvolvimento da região amazônica.