Em pronunciamento na tribuna, o vereador Ronan Liberal Jr. (MDB) destacou o fortalecimento de Santarém como polo regional de formação em saúde, ressaltando a expressiva presença de cursos de medicina no município. Segundo o parlamentar, esse cenário contribui diretamente para a qualificação dos serviços, integração entre ensino e prática e melhoria contínua do atendimento à população.
O vereador enfatizou que o avanço da formação médica no município amplia a capacidade de atendimento e fortalece o sistema de saúde local, beneficiando diretamente pacientes e profissionais da área. Ronan Liberal Jr. também ressaltou investimentos estruturantes na saúde pública, com obras em unidades básicas de saúde e a implantação do Centro de Diagnóstico por Imagem, equipamento considerado essencial para a modernização e agilidade dos serviços oferecidos à população.
O parlamentar destacou ainda as parcerias institucionais que viabilizam essas ações, com apoio do Governo do Estado e das emendas parlamentares do deputado federal Henderson Pinto, que têm contribuído de forma relevante para o fortalecimento e ampliação dos investimentos na saúde do município. Ao final, reafirmou o compromisso com a ampliação dos investimentos e o fortalecimento da saúde pública no município de Santarém.
Na segunda-feira (15), o vereador Alaércio Cardoso (PSD) usou a tribuna para destacar a entrega de uma motoniveladora, máquina usada para manutenção de estradas e construções, para a região do Lago Grande. A aquisição é fruto de emenda parlamentar do Deputado Junior Ferrari, atendendo a solicitação do grupo político de que faz parte em Santarém. “Mais de cem comunidades serão contempladas com esse maquinário que é extremamente importante para uma região como a do Lago Grande, que tem tantos ramais com necessidade de manutenção”, afirmou o vereador. Além disso, Cardoso falou sobre o Pavilhão dos Municípios, realizado ao longo de quatro dias no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, em Belém, que recebeu mais de 60 mil pessoas. O evento contou com um Feirão de Turismo; cozinha show, chefes de diferentes lugares do Pará e de fora. O parlamentar exaltou os dias de atividades, que reuniram turismo e gastronomia, artesanato, peculiaridades de cinquenta municípios paraenses que marcaram presença. Esse quesito, no entanto, foi o ponto de preocupação do vereador Alaercio, que questionou na tribuna a ausência de Santarém. “Entrei em contato com a secretaria de Estado de Turismo, que me informou que Santarém tinha um stand cedido gratuitamente, questiono o secretário municipal de Turismo pra entender o motivo da ausência do município”, enfatizou. Na tribuna, o pessedista lembrou que Santarém já recebeu 49% dos turistas que vem para o Estado.
A vereadora Enf. Alba Leal (MDB) utilizou a tribuna para destacar importantes conquistas da saúde pública municipal.
A parlamentar comemorou o reconhecimento do Hospital Municipal de Santarém (HMS) como Hospital de Ensino Nível 1, certificação concedida pelo Ministério da Saúde e alcançada por poucos municípios brasileiros. “Nosso hospital possui mais de 80 anos de história e, além de prestar assistência à população, é um espaço que acolhe acadêmicos da área da saúde para formação profissional. Vale ressaltar que o atual ministro da Saúde já atuou como médico no HMS”, destacou a vereadora.
Em seu pronunciamento, Alba Leal também informou que o Ministério da Saúde renovou por mais três anos a certificação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 Horas), garantindo a continuidade dos incentivos financeiros federais destinados ao custeio da unidade.
Ao final, a vereadora parabenizou toda a equipe multiprofissional do Hospital Municipal de Santarém pelo trabalho realizado de forma incansável, ressaltando que a certificação é resultado do compromisso e da dedicação dos profissionais. Ela também estendeu os cumprimentos à equipe assistencial da UPA 24 Horas pela requalificação da unidade por mais três anos.
A parlamentar ressaltou a presença do prefeito José Maria Tapajós na comunidade, acompanhado de vereadores, secretários municipais e equipes técnicas, reforçando a importância de uma gestão próxima da população. Segundo Ivanira, além dos atendimentos realizados pelo Puxirum, o encontro permitiu ouvir as demandas de lideranças comunitárias e apresentar as ações planejadas para a região. “É importante ver o prefeito sair do gabinete e estar presente nas comunidades, ouvindo as lideranças e conhecendo de perto suas necessidades. Esse diálogo fortalece a construção de políticas públicas que atendam quem mais precisa”, destacou a vereadora. Durante seu discurso, Ivanira comemorou o anúncio feito pelo prefeito de que a comunidade de Cachoeira do Aruã deverá receber, em breve, uma ambulância, que será remanejada para atender a localidade e comunidades vizinhas. De acordo com a parlamentar, o veículo será fundamental para agilizar o atendimento de urgências e emergências, especialmente em casos de acidentes e ocorrências de saúde que exigem transporte rápido para unidades de referência. A vereadora também parabenizou o gestor escolar Rai Andrade, reconhecendo sua atuação e o relato das necessidades locais apresentado durante a visita. Ela destacou ainda que, em comemoração aos 365 anos de Santarém, a comunidade recebeu um importante presente com o anúncio do novo serviço de saúde. Outro ponto enfatizado foi o alcance social do Puxirum realizado na Cachoeira do Aruã, que contabilizou 3.414 atendimentos à população. Ivanira também lembrou que, na mesma semana, o prefeito José Maria Tapajós percorreu sete comunidades e aldeias da região do Arapiuns, acompanhando de perto as demandas locais e anunciando o envio de equipes técnicas para elaboração de projetos voltados ao desenvolvimento da região. Ao finalizar sua fala, a parlamentar agradeceu ao prefeito pelo olhar dedicado às populações ribeirinhas e às comunidades do interior do município, além de reconhecer o apoio dos demais vereadores da Câmara Municipal de Santarém. “Gratidão é a palavra ao prefeito José Maria Tapajós e a todos os parlamentares desta Casa, que têm contribuído para levar mais dignidade e qualidade de vida às comunidades do nosso município”, concluiu Ivanira Figueira.
A Justiça Federal determinou que a União e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) recuperem um trecho intrafegável da rodovia BR-163, em Oriximiná (PA), que tem deixado comunidades indígenas e quilombolas isoladas e sob risco. A sentença atende a uma ação do Ministério Público Federal (MPF) e estabelece prazos para a reestruturação da via, localizada entre o Território Quilombola de Cachoeira Porteira e a Reserva Biológica do Rio Trombetas.
União e Dnit têm 60 dias para elaborar um relatório e um diagnóstico técnico das condições da pista. Em seguida, no prazo de 120 dias, deverão apresentar um plano de ação detalhado para as obras, que devem incluir a adequação e o conserto de pontes e a garantia de tráfego seguro.
Isolamento e prejuízos
A precariedade da estrada afeta diretamente os povos e comunidades tradicionais. Segundo a Associação Indígena Kaxuyana, Tunayana e Kahyana (Aikatuk), que denunciou o caso ao MPF em 2021, o trecho é a única via de acesso terrestre para 15 aldeias da região.
O abandono prejudica o deslocamento em casos de urgência médica, o acesso de equipes da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e o escoamento de farinha e da castanha-do-pará, entre outros produtos. O bloqueio também inviabiliza o turismo de pesca esportiva, uma das principais fontes de renda do território quilombola.
Durante as investigações do caso, uma equipe do MPF inspecionou o local e constatou o estado crítico da estrada, agravado pelo período de chuvas. No quilômetro 31, uma ponte estava completamente destruída, impedindo o avanço de veículos. Em outros pontos, havia crateras em expansão e pontes improvisadas com madeira frágil.
Consulta às comunidades
A decisão determina que o cronograma de obras deverá respeitar a legislação ambiental e incluir a Consulta Prévia, Livre e Informada das comunidades afetadas, como exige a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
A União também foi obrigada a adotar as providências administrativas e orçamentárias necessárias para financiar os reparos.
Omissão histórica
No processo, o Dnit argumentou que a estrada constava apenas como “planejada” no Sistema Nacional de Viação, alegou falta de orçamento e defendeu que o Judiciário não poderia interferir nas prioridades do Poder Executivo.
A Justiça rebateu os argumentos, afirmando que a via existe de fato e que restrições orçamentárias não justificam a inércia administrativa quando há risco à vida, à segurança e à dignidade da população. A sentença classifica a situação como uma omissão histórica da União.
O governo do Pará, que chegou a ser incluído no polo passivo do processo após alegações do Dnit, foi retirado da ação judicial por ilegitimidade, uma vez que ficou comprovado que a responsabilidade pelo trecho é exclusiva da esfera federal.
O pedido do MPF para que o governo fosse condenado a pagar uma indenização de R$ 5 milhões por danos morais coletivos foi negado. Ainda cabe recurso contra a decisão. (com informações do MPF)
Alter do Chão reforça protagonismo internacional e consolida Santarém como um dos principais destinos turísticos da Amazônia
Foto: Arquivo/reprodução
A Ilha do Amor, em Alter do Chão, distrito de Santarém (PA), conquistou a 44ª posição no ranking The World’s Best Beaches, que reúne as 100 melhores praias do mundo. Com o resultado, tornou-se a quarta praia brasileira mais bem colocada na lista, consolidando o destino amazônico entre os principais roteiros turísticos internacionais e reafirmando Santarém como referência para quem busca experiências autênticas na Amazônia.
O reconhecimento coloca Alter do Chão à frente de destinos consagrados do turismo nacional, como Praia do Madeiro (RN), Praia do Bonete (SP), Praia do Rosa (SC), Saco do Mamanguá (RJ) e Praia de São Miguel dos Milagres (AL).
Entre as praias brasileiras presentes no ranking, apenas Praia de Atins (MA), Baía do Sancho (PE) e Copacabana (RJ) aparecem em posições superiores à Ilha do Amor.
Ranking das praias brasileiras na lista:
7º lugar – Praia de Atins (Lençóis Maranhenses – MA);
10º lugar – Baía do Sancho (Fernando de Noronha – PE);
24º lugar – Copacabana (Rio de Janeiro – RJ);
44º lugar – Ilha do Amor (Alter do Chão – PA);
46º lugar – Praia do Madeiro (Pipa – RN);
77º lugar – Praia da Engenhoca (Itacaré – BA);
78º lugar – Praia do Bonete (Ilhabela – SP);
79º lugar – Praia do Rosa (Imbituba – SC);
83º lugar – Saco do Mamanguá (Paraty – RJ);
85º lugar – Praia de São Miguel dos Milagres (AL).
O ranking é elaborado com base na avaliação de mais de mil especialistas em turismo, jornalistas, influenciadores e profissionais do setor de viagens de diversos países, tornando-se uma importante referência internacional para viajantes em busca de destinos únicos e experiências diferenciadas.
Para o secretário municipal de Turismo, Emanuel Júlio Leite, o resultado reflete um trabalho contínuo de promoção do destino, valorização da cultura local e preservação das riquezas naturais.
“Estar entre as melhores praias do mundo reforça o reconhecimento que Alter do Chão já conquistou no cenário nacional e internacional. Essa posição agrega ainda mais valor à imagem do destino e confirma tudo o que vem sendo dito ao longo dos anos sobre a beleza e o potencial turístico da região. É um reconhecimento que fortalece não apenas Alter do Chão e Santarém, mas também o turismo da Amazônia como um todo. Temos muitos motivos para comemorar.”
O prefeito de Santarém, José Maria Tapajós, também destacou a importância da conquista.
“Ver a Ilha do Amor entre as melhores praias do mundo é motivo de orgulho para todos os santarenos. Esse reconhecimento valoriza nossa história, nossa cultura e demonstra que investir no turismo é investir em desenvolvimento, geração de emprego, renda e oportunidades para a população.”
Localizada em frente à vila balneária de Alter do Chão, a cerca de 37 quilômetros de Santarém, a Ilha do Amor encanta visitantes pelas águas cristalinas do rio Tapajós, pelas extensas faixas de areia branca e pela paisagem que se transforma conforme o ciclo das cheias e vazantes. O local integra o território tradicional do povo Borari, cuja história e cultura fazem parte da identidade do destino.
Ao longo de todo o ano, Alter do Chão oferece diversas experiências aos visitantes. Entre elas estão a trilha até a Serra da Piroca, com vista panorâmica da região; o pôr do sol no Centro de Atendimento ao Turista (CAT); os passeios à Ponta do Cururu e à Ponta do Muretá; além de roteiros pelos rios Tapajós e Arapiuns, que levam a praias preservadas, igarapés e comunidades tradicionais da Amazônia.
A programação cultural também é um diferencial do destino. Eventos como a Quinta do Mestre, o Carimbó na Toca do Tatu e o Chorinho da Glória, além das feiras de artesanato e da gastronomia regional, mantêm vivas as tradições locais e fortalecem o turismo durante todo o ano.
Entre os maiores símbolos culturais da região está o Sairé, celebração com mais de 300 anos de história que preserva uma das mais importantes manifestações da Amazônia. O festival reúne elementos de fé, música, dança e a tradicional disputa dos botos Tucuxi e Cor de Rosa, atraindo milhares de visitantes brasileiros e estrangeiros.
Uma trajetória de reconhecimento
O destaque conquistado pela Ilha do Amor é resultado de uma trajetória de reconhecimento construída ao longo das últimas décadas.
Em 2009, o jornal britânico The Guardian destacou Alter do Chão entre as praias mais bonitas do Brasil. Em 2018, o caderno Viagem, do jornal O Estado de S. Paulo, incluiu a vila entre os dez destinos brasileiros imperdíveis para o ano seguinte.
Em 2019, o distrito figurou entre os destinos nacionais mais procurados em plataformas especializadas de turismo. Já em 2021, recebeu o título de Melhor Destino Turístico Nacional no Prêmio UPIS de Turismo, com 97,55% dos votos.
Agora, ao figurar entre as 100 melhores praias do mundo e alcançar a quarta melhor colocação entre as representantes brasileiras, a Ilha do Amor reafirma que Alter do Chão é muito mais do que um destino turístico: é um patrimônio natural e cultural da Amazônia. A conquista fortalece a economia local, amplia a visibilidade internacional de Santarém e reconhece a beleza singular, a hospitalidade e a identidade de seu povo.
No Dia Mundial de Conscientização contra a Violência aos idosos, vereadora Bárbara Matos usa a tribuna para reforçar indicação Nº.1160 que trata sobre a construção de um abrigo municipal para pessoas idosas em vulnerabilidade social.
Hoje, o Lar São Vicente de Paula atua com um trabalho brilhante em nossa cidade, mas que já não consegue suprir a demanda existente. Precisamos avançar com políticas para esse público.
A vereadora Bárbara Matos (UNIÃO) Em seu pronunciamento oficial, a parlamentar focou na abertura da campanha estadual e municipal Junho Violeta. O período é dedicado mundialmente à conscientização e ao combate direto à violência contra a pessoa idosa. [1]
Pautas principais do pronunciamento
Combate aos abusos: Bárbara alertou sobre o crescimento de agressões psicológicas e o abandono familiar.
Exploração financeira: A vereadora denunciou casos frequentes de violência financeira contra aposentados.
Negligência de cuidados: Foi cobrada maior responsabilidade na assistência básica de saúde e social.
Bandeira de mandato: A parlamentar reforçou que a proteção dos idosos é prioridade nas comissões que lidera
O prefeito de Santarém, Zé Maria Tapajós, anunciou uma extensa programação de 33 dias de festejos e entregas para celebrar os 365 anos de fundação da cidade. Durante a coletiva oficial de lançamento, o gestor destacou que a data magna, celebrada em 22 de junho, não será marcada apenas por eventos culturais, mas também por um robusto pacote de investimentos públicos. O Pronunciamento do Prefeito Em suas redes sociais e nos discursos oficiais durante a abertura, o prefeito Zé Maria Tapajós enfatizou que as festividades fotam planejadas para integrar entretenimento e desenvolvimento.
Suas principais declarações focaram em:
Desenvolvimento integrado: O prefeito afirmou que o município passa por um momento de avanço com novos investimentos estruturais nas áreas de saúde, educação e infraestrutura. Ações descentralizadas: Os 33 dias de programação incluem vistorias e inaugurações de obras tanto na zona urbana quanto nas comunidades de rios e regiões de planalto. Valorização local: O gestor reforçou o compromisso em abrir espaço para os talentos da terra se apresentarem ao lado dos grandes nomes nacionais. Principais Atrações Artísticas As comemorações contam com shows abertos ao público realizados na Orla da Cidade (em frente à Praça Tiradentes). A grande noite de festa acontece na véspera do aniversário: Data: 21 de junho Horário: A partir das 21h Atrações Principais: Show nacional do grupo de pagode Pixote e apresentação da cantora Rebeca Lindsay, além de artistas regionais. Atividades Tradicionais e Esportivas (22 de junho) No dia oficial do aniversário do município, a agenda segue ritos históricos e culturais tradicionais da "Pérola do Tapajós": Missa Mocoronga: Celebração religiosa tradicional em ação de graças pela cidade. Travessia Esportiva: Competições e eventos náuticos no Rio Tapajós. Medalha João Felipe Bettendorf: Cerimônia oficial de honraria para homenagear cidadãos que contribuíram com o desenvolvimento social e cultural de Santarém. Entregas e Inaugurações da Gestão A prefeitura vinculou o aniversário de 365 anos a entregas físicas para a população ao longo de todo o mês de junho: Infraestrutura e Habitação: Entrega de novas moradias populares e pontes de interligação em comunidades da Reserva Extrativista (Resex) Tapajós-Arapiuns. Conectividade: Expansão do programa de internet gratuita com novos pontos instalados em feiras e mercados municipais. Cultura nas Escolas: Realização do V Festival de Talentos, integrando estudantes de diversas regiões da rede municipal de ensino
Os trabalhadores que nasceram nos meses de julho e agosto recebem desde segunda-feira (15) o pagamento do abono salarial PIS/Pasep 2026, referente ao ano-base 2024. Têm direito aqueles que receberam, no ano-base 2024, remuneração média de até R$ 2.766. As informações são da Agência Brasil. Além disso, o trabalhador tem que estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos 5 anos; ter trabalhado com carteira assinada para empregadores contribuintes por pelo menos 30 dias no ano-base e ter seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais ou no eSocial. O valor pago é proporcional ao tempo de serviço e equivale ao salário mínimo vigente dividido por 12, multiplicado pela quantidade de meses trabalhados. O salário mínimo em 2026 é de R$ 1.621. Os valores ficarão disponíveis para saque até o encerramento do calendário em 30 de dezembro de 2026. Trabalhadores da iniciativa privada recebem, preferencialmente, na Caixa Econômica Federal. Já os servidores públicos recebem pelo Banco do Brasil. As informações estão disponíveis no aplicativo Carteira de Trabalho Digital e no portal gov.br.
A vereadora Bárbara Matos é amplamente reconhecida em Santarém, no Pará, por sua atuação parlamentar focada na defesa dos direitos das mulheres, da justiça social e da saúde pública. Ela exerce o mandato na Câmara Municipal de Santarém, onde se destaca pela postura firme e propositiva. Principais Frentes de Atuação Políticas para Mulheres: Lidera articulações importantes para a implantação da Casa da Mulher Brasileira em Santarém e para a criação da Secretaria Municipal das Mulheres, visando combater a violência de gênero. Saúde Pública: Atua fortemente no setor como presidente da Comissão de Saúde e Saneamento Básico, promovendo debates sobre o financiamento do SUS e cobrando melhorias no atendimento à população. Ações Sociais: Coordena o projeto itinerante Vereadora e você, que leva atendimentos médicos, odontológicos, emissão de documentos e cursos profissionalizantes diretamente às comunidades necessitadas. Projetos de Lei: De entrada em duas proposta de lei municipal de incentivo ao esporte local e de valorização das pautas femininas e de conscientização sobre a saúde e direitos sociais.
A vereadora Ivanira Figueira é reconhecida em Santarém por exercer um mandato fortemente voltado às causas sociais, à defesa dos direitos das mulheres e ao desenvolvimento das comunidades tradicionais e ribeirinhas. destacado por transformar o seu lema de "trabalho voltado para o bem comum" em ações parlamentares práticas.
Defesa e Saúde da Mulher
Delegacia da Mulher 24h: Articulou e debateu em audiência pública na Câmara a necessidade urgente do funcionamento ininterrupto da Delegacia da Mulher no município, visando combater os altos índices de violência doméstica.
Ações de Saúde: Promove mutirões e ações integradas de saúde e bem-estar voltadas especificamente para o atendimento de mulheres e meninas de Santarém.
Apoio às Comunidades Ribeirinhas e Tradicionais
Educação no Interior: Apoiou ativamente e acompanhou a assinatura de ordens de serviço para a construção, reforma e ampliação de unidades escolares na região do Rio Arapiuns, buscando reduzir a desigualdade em relação à zona urbana.
Inclusão Digital: Atuou diretamente na viabilização e entrega de computadores para polos educacionais nas áreas rurais e ribeirinhas.
Combate ao Abuso Infantil: Usa frequentemente a tribuna para alertar e reforçar redes de proteção à infância nas regiões mais distantes do centro urbano.
Infraestrutura Urbana e Valorização Local
Vias Trafegáveis: Protocolou requerimentos cobrando da prefeitura melhorias na infraestrutura de ruas e vias intrafegáveis nos bairros que mais necessitam de saneamento e pavimentação.
Reconhecimento à Segurança Pública: Propositora de Moções de Aplausos para homenagear profissionais de segurança, como os policiais militares do 3º BPM que realizaram salvamentos heroicos no Rio Tapajós.
Ivanira Figueira segue consolidando seu perfil como uma parlamentar de forte base comunitária, mantendo diálogo direto com lideranças locais e esferas estaduais/federais para atrair recursos e melhorias para a população santarena.