segunda-feira, 15 de junho de 2026

Alter do Chão recebe edição especial do Pôr do Som em celebração ao aniversário de Santarém

 

Alter do Chão recebe edição especial do Pôr do Som em celebração ao aniversário de Santarém
Evento reuniu moradores e turistas, valorizando a música amazônica e a cultura local.
No domingo (14), o Centro de Atendimento ao Turista (CAT), em Alter do Chão, foi tomado por notas musicais, encontros e celebração cultural durante mais uma edição do Pôr do Som. Realizado em comemoração ao aniversário de Santarém, o evento reuniu moradores e visitantes em uma programação gratuita que valorizou a produção artística regional e proporcionou uma experiência única ao pôr do sol da vila balneária.

Tendo como cenário uma das paisagens mais emblemáticas da região, o evento proporcionou ao público uma experiência que uniu arte, identidade cultural e contemplação da natureza. As apresentações de Júlio Tapará, Patrícia Lima e da banda base Muiraquitã embalaram o fim de tarde com um repertório inspirado nas raízes amazônicas e na diversidade musical local.
ASCOM/PMS

Vem aí mais uma Colônia de Férias da AABB Santarém


As férias escolares estão se aproximando e, com elas, chega mais uma edição da tradicional Colônia de Férias da AABB Santarém. O evento já faz parte do calendário do clube e proporciona dias de muita diversão, aprendizado e convivência para crianças de diferentes idades.

Durante a programação, os participantes terão acesso a atividades recreativas, jogos esportivos, brincadeiras aquáticas, iniciação à natação, passeio ao zoológico, sessão especial de cinema e diversas experiências preparadas para tornar as férias ainda mais especiais.

Além da diversão, a Colônia de Férias incentiva a integração entre as crianças, estimula a prática esportiva e promove momentos de convivência em um ambiente seguro e acompanhado por profissionais capacitados.

Mais do que ocupar o período de férias, a iniciativa cria oportunidades para novas amizades, descobertas e memórias que costumam marcar a infância de forma positiva.

📅 De 01 a 10 de julho de 2026

👧🧒 Para crianças de 4 a 14 anos

📞 Inscrições e informações:

📱 Prof. Marta – (93) 98404-7706

📱 Prof. Kevin – (93) 98103-4582

📱 Prof. Patrícia – (91) 98212-7630

💙☀️ Colônia de Férias AABB 2026: diversão, amizade e experiências que ficam para sempre na memória.

NÉLIO AGUIAR - SEMPRE PERTO DE QUEM MAIS PRECISA!

 

A frase "Nélio Aguiar sempre perto de quem mais precisa" funciona como um slogan político associado às ações e à trajetória de Nélio Aguiar, ex-prefeito de Santarém e ex-presidente da Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (FAMEP) e Secretário Regional de Governo do Baixo Amazonas. O lema reforça uma imagem de gestão humanizada em prol de todos os paraenses sempre  voltada para as populações vulneráveis. Nélio sempre ouve o cidadão para governar melhor. Vamos que vamos!

IBGE: inscrições para seleção de 8,2 mil vagas de nível médio continuam abertas.

 Aprovados irão atuar no 12º Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola

© Tânia Rêgo/Agência Brasil

Na última sexta-feira (12), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), abriu inscrições ao processo seletivo simplificado para contratação temporária de pessoal para as atividades do 12º Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola.

Ao todo, são oferecidas 8.238 vagas para pessoas com nível médio, distribuídas em cinco funções:
 

Agente censitário administrativo1.110 vagas
Agente censitário de informática1.089 vagas
Agente operacional regional948 vagas
Agente censitário regional948 vagas
Agente censitário supervisor4.143 vagas

Os contratos temporários dos aprovados terão duração de até 12 meses, podendo ser prorrogados conforme a necessidade da operação censitária.

O certame terá as seguintes modalidades de concorrência de vagas: ampla concorrência, pessoas com deficiência, pretos ou pardos, indígenas e quilombolas.

O procedimento de confirmação complementar à autodeclaração de pessoas pretas ou pardas será realizado de forma telepresencial e aplicado exclusivamente aos candidatos que, no ato da inscrição, se declararem desta forma e forem aprovados na prova objetiva.

Inscrições

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), responsável pela organização do certame. O prazo se encerra às 23h59 de 1º de julho de 2026.

No ato de inscrição, o candidato deverá escolher o município onde deseja realizar a prova objetiva, conforme a previsão de vagas ofertadas e detalhadas no edital do processo seletivo.

Taxa de inscrição

O valor da taxa de inscrição é de R$ 53. O edital especifica que podem pedir a isenção da taxa os doadores de medula óssea com atestado ou laudo emitido por médico de entidade reconhecida pelo Ministério da Saúde, que comprove a doação; e também os inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico), que sejam membros de família de baixa renda. Neste caso, não é necessário o envio de documentação.

Remuneração dos convocados

As remunerações dos aprovados convocados variam de R$ 2.128 a R$ 4.008, conforme a função exercida.

Os contratados também terão direito a benefícios como auxílio-alimentação de R$ 1.192, auxílio-transporte, auxílio pré-escolar, férias proporcionais e décimo terceiro salário proporcional.

Provas

A prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, será composta por 60 questões de múltipla escolha com cinco alternativas cada e uma resposta correta, distribuídas pelas disciplinas por função.

Para ser aprovado, o candidato precisa ter acertado, no mínimo, 18 pontos no total da prova objetiva; e ter alcançado, no mínimo, um ponto em cada disciplina.

De acordo com o edital, a data prevista da prova objetiva é 27 de setembro, com duração de quatro horas.

A previsão de publicação do resultado final do processo seletivo simplificado é 18 de dezembro.

Fonte: Agência Brasil

MARIA DO CARMO: A CANDIDATA QUE NÃO PRECISA SE APRESENTAR !

 


Por Fábio Maia

Há candidatos que chegam a uma eleição precisando construir reconhecimento. Há candidatos que chegam precisando construir bases. Há candidatos que chegam precisando construir credibilidade. Maria do Carmo não precisa construir nenhuma dessas três coisas. Ela já tem todas. E é exatamente por isso que sua candidatura a reeleição para a Alepa em 2026 merece uma análise que vá além do obvio.

Esta é a sétima edição desta série sobre os candidatos que disputarão vagas no legislativo pelo Oeste do Pará em 2026. Analisei Chapadinha, Adriana Almeida, Henderson Pinto, JK do Povão. Todos têm em comum o fato de que precisam, em maior ou menor grau, construir ou ampliar seu eleitorado. Maria do Carmo é a exceção. Ela não precisa construir. Precisa manter.

E manter, neste caso, é uma tarefa mais complexa do que parece.

Uma trajetória que é história em Santarém

Maria do Carmo Martins Lima nasceu em Santarém em 6 de janeiro de 1961. Promotora de Justiça do Ministério Público do Pará de 1990 até sua aposentadoria em 2020. Professora universitária de Direito Internacional na UFPA campus Rondon. Militante do PT desde 1994.

Em 1996, disputou a prefeitura de Santarém pela primeira vez, ficando em segundo lugar. Em 1998, foi eleita deputada estadual pelo PT do Pará. Em 2000, disputou novamente a prefeitura. Em 2002, foi candidata ao governo do Pará, chegando ao segundo turno com mais de 850 mil votos. Em 2004, foi eleita prefeita de Santarém com 45,16 por cento dos votos, tornando-se a primeira mulher a governar democraticamente a terceira maior cidade do Pará. Reeleita em 2008 com 52,81 por cento dos válidos.

Essa trajetória já seria suficiente para colocar qualquer político no rol dos nomes históricos de Santarém. Mas há um dado nessa história que vai além dos números eleitorais: Maria do Carmo governou Santarém por dois mandatos como promotora de Justiça licenciada, e seu segundo mandato foi questionado no Supremo Tribunal Federal. O STF, por seis votos a quatro, decidiu que ela podia continuar. Poucos políticos do interior do Pará têm na trajetória um episódio que chegou a Suprema Corte do país e saiu vencedor.

Em 2012, ao final do segundo mandato como prefeita, se desfiliou do PT para concluir a carreira no Ministério Público. Em marco de 2020, já aposentada, voltou ao partido e se candidatou novamente a prefeitura. Perdeu o segundo turno para Nélio Aguiar por 59,22 por cento a 40,78 por cento. Em 2022, foi eleita deputada estadual com 43.255 votos, a terceira mais votada do PT no estado.

O ativo mais raro da política: base eleitoral fiel

Se há um dado que define Maria do Carmo como candidata, é a natureza da sua base eleitoral. Em todas as eleições em que disputou, desde 1996, ela sempre teve um núcleo de eleitores que não muda de posição independentemente do que aconteça no campo político ao redor.

Esse eleitorado é, em sua maioria, militante ou simpatizante do PT, trabalhadores da educação e da saúde pública, movimentos sociais, organizações comunitárias e uma parcela expressiva de eleitoras mulheres que se identificam com a trajetória de Maria como a primeira prefeita da história de Santarém. Não é um eleitorado fácil de mobilizar, mas também não é fácil de dispersar. Ele não vota por simpatia passageira ou por cabo eleitoral de bairro. Vota por convicção.

Em números: 43.255 votos em 2022, sendo ela a segunda mulher mais votada de Santarém para o estadual naquele ciclo — com 18.810 votos na cidade (43,5% do total) e 24.445 votos distribuídos pelo interior (56,5%). Com uma rejeição de 15 por cento, segundo a pesquisa GPO de dezembro de 2025, o maior índice entre os principais candidatos locais. Essa rejeição reflete o perfil ideológico declarado do PT em um município majoritariamente conservador. Mas ela não é nova, não cresceu, e não impediu que Maria fosse eleita em 2022. É um teto, não uma ameaça.

O mandato como deputada estadual – o que foi construído

Maria do Carmo iniciou o mandato na Alepa em fevereiro de 2023 com um perfil de trabalho que reflete sua trajetória: legislativo voltado para direitos sociais, saúde pública, educação e defesa dos trabalhadores. Sua presença no plenário e em comissões é constante. Não é uma deputada de holofote, mas de processo legislativo.

Um dado concreto do mandato: participou ativamente da articulação de emendas para a saúde de Santarém, incluindo a inauguração de uma nova UBS no Santarenzinho, registrada em suas redes sociais recentemente. Pequeno, comparado com os milhões que circulam pelo federal. Mas consistente com seu perfil de atuação: próxima do território, com entrega visível na cidade que a elegeu.

Outro dado relevante: ao final de 2024, o prefeito Zé Maria Tapajós, ao ser empossado, agradeceu publicamente o apoio de Maria do Carmo durante sua campanha. Esse detalhe diz muito sobre o campo político de Santarém — e ganha ainda mais significado quando se sabe que Carlos Martins, irmão de Maria do Carmo e ex-vereador do PT, é o vice-prefeito eleito na chapa de Zé Maria. E que Everaldo Martins, também irmão dela, é o atual secretário municipal de Saúde. O apoio ao MDB não foi apenas político — teve retorno institucional concreto. Em um município com campo político tão fragmentado, essa capacidade de construir pontes fora da própria base ideológica — e consolidá-las com presença na gestão — é um ativo de campanha real e raro.

A reeleição – o desafio que a base fiel não resolve sozinha

Com 43.255 votos em 2022 e base fiel consolidada, Maria do Carmo parece estar em posição confortável para a reeleição. E está, em vários aspectos. Mas há um elemento no cenário de 2026 que complica essa leitura simples.

O tabuleiro do estadual em Santarém em 2026 está mais competitivo do que estava em 2022 em termos de candidatos com real potencial de eleição. Em 2022, vários nomes de Santarém disputaram a Alepa – entre eles Joao Pingarilho (28.239 votos), Adriana Almeida (31.205 votos, sendo 12.289 em Santarém), Zé Maria Tapajós (32.492 votos, sendo 19.949 em Santarém) e Celsa Brito, esposa de Nélio Aguiar, que obteve 38.285 votos, dos quais 26.076 em Santarém – o maior resultado individual de qualquer candidato de Santarém ao estadual naquele ciclo. Apenas dois foram eleitos: Maria do Carmo e Josué Paiva. Para 2026, a diferença não está no número de candidatos que disputam, mas no número de candidatos com condições reais de eleição: Maria do Carmo, Josué Paiva, Joao Pingarilho, JK do Povão e Nélio Aguiar. Em 2022, apenas dois conseguiram. Josué pela sua capilaridade e votos da igreja. E Maria, pelo eleitor fiel e partidário do PT. Em 2026, são cinco. O eleitorado de Santarém não cresceu na mesma proporção.

A matemática é simples: se os mesmos 190 mil votos validos de Santarém são disputados por cinco candidatos com potencial real de eleição em vez de dois, a média de votos por candidato cai sensivelmente. Para Maria do Carmo — que em 2022 obteve 18.810 votos em Santarém (43,5%) e 24.445 no interior (56,5%) — essa fragmentação local representa um risco menor do que parece. Sua capilaridade fora de Santarém é um amortecedor real. Ainda assim, qualquer queda em Santarém reduz a margem de segurança.

Há um segundo elemento: Josué Paiva. Em 2022, ele teve apenas 3.604 votos em Santarém, com o grosso da votação em outros municípios. Em 2026, estabeleceu domicilio eleitoral na cidade, conta com a rede da Assembleia de Deus local e com seu filho David Paiva consolidando presença política em Santarém. Uma parte do eleitorado progressista que em 2022 votou em Maria pode, em 2026, ser disputada por um candidato evangélico com perfil de serviço comunitário, como Josué.

O PT e o quociente – o ativo que a base não vê

Há um aspecto da candidatura de Maria do Carmo que seu eleitorado raramente considera, mas que é crucial para sua eleição: o desempenho coletivo do PT no Pará.

Em 2022, o PT elegeu quatro deputados estaduais no Pará, com votação coletiva robusta. Maria do Carmo foi a terceira mais votada do partido no estado. Em 2026, o PT caminha para um ciclo em que o campo progressista deve manter sua representatividade, especialmente com o governo Lula ainda ativo como referência para o eleitorado petista. Isso garante que a máquina do partido opere em favor de Maria, com estrutura de campanha, fundo eleitoral e capilaridade estadual que candidatos de partidos menores não tem.

Em termos concretos: Maria do Carmo pode ser eleita mesmo que sua votação individual caia ligeiramente em relação a 2022, desde que o PT mantenha ou amplie sua votação coletiva no estado. E o inverso também é verdadeiro: uma queda forte na votação coletiva do PT no Pará pode colocar em risco candidatos que individualmente tenham votação razoável.

O veredicto analítico

Maria do Carmo é a candidata com a trajetória mais longa e densa desta série. Trinta anos de vida pública, dois mandatos como prefeita, uma passagem pelo STF, dois mandatos não consecutivos como deputada estadual, e uma base eleitoral que sobreviveu a todas as mudanças do campo político de Santarém. Não é pouca coisa.

Para 2026, sua posição é de incumbente com base consolidada em um campo mais disputado do que estava em 2022. Os riscos são reais, mas gerenciáveis: a fragmentação dos candidatos de Santarém pode reduzir sua votação individual, e a concorrência de Josué Paiva no mesmo território comunitário merece atenção.

O que diferencia Maria do Carmo de muitos dos outros candidatos desta série, é algo que pesa na escolha do eleitor: experiência. Ela já foi a principal liderança política de Santarém. Já governou. Já chegou ao STF. Já perdeu e voltou. O eleitorado que a acompanha sabe exatamente quem ela é e o que ela representa. Isso tem um valor eleitoral que as pesquisas de intenção de voto capturam apenas parcialmente.

A reeleição é provável. Mas não é automática. E numa eleição proporcional com cinco candidatos competitivos disputando o mesmo território, não há resultado garantido.

Governo Municipal de Santarém, amplia programa de internet gratuita com novos pontos em feiras e mercados municipais

 

Santarém amplia programa de internet gratuita com novos pontos em feiras e mercados municipaisAutor: Júnior Albuquerque

Expansão do Programa Santarém Conectada fortalece a inclusão digital, facilita as atividades comerciais e amplia o acesso da população à internet gratuita.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Inovação e Planejamento (Semdip), ampliou as ações do Programa Santarém Conectada com a implantação de novos pontos de internet gratuita em feiras e mercados municipais. A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a inclusão digital, a modernização dos espaços públicos e o fortalecimento da economia local.

Como parte da programação alusiva aos 365 anos de Santarém, celebrados em junho de 2026, foram ativados sete novos pontos de acesso Wi-Fi gratuito em importantes espaços de comercialização do município. O anúncio oficial ocorreu na Feira da Cohab, localizada na Avenida Curuá-Una, nº 2.518, no bairro Interventoria.

Os novos pontos contemplam:

  • Feira da Cohab (Interventoria) – 1 ponto;
  • Feira do Aeroporto Velho (Aeroporto Velho) – 1 ponto;
  • Feira do Peixe (Aldeia) – 1 ponto;
  • Mercadão 2000 (Aldeia) – 2 novos pontos;
  • Mercado Modelo e Municipal (Centro) – 1 novo ponto;
  • Porto dos Milagres (Uruará) – 1 ponto.

Lançado em 7 de novembro de 2025, o Programa Santarém Conectada já disponibilizou 15 pontos de internet gratuita em praças, espaços de lazer e áreas de grande circulação da cidade. Com a nova etapa de expansão, foram implantados mais sete pontos de acesso em feiras e mercados municipais, incluindo reforços no Mercadão 2000 e no Mercado Modelo e Municipal, que já contavam com cobertura do programa e receberam novos pontos para ampliar o alcance e a qualidade da conexão oferecida aos usuários.

A ampliação fortalece o acesso da população às tecnologias digitais, favorecendo a utilização de serviços eletrônicos, a comunicação e a realização de transações comerciais de forma mais rápida e segura.

Inclusão digital e desenvolvimento econômico

A conectividade tornou-se uma ferramenta essencial para o desenvolvimento social e econômico. Nas feiras e mercados municipais, o acesso gratuito à internet facilita pagamentos via PIX, o uso de maquinetas de cartão, a divulgação de produtos e serviços e proporciona mais comodidade aos consumidores.

Para o prefeito Zé Maria Tapajós, investir em conectividade é investir em qualidade de vida e oportunidades para a população.

“Estamos levando internet gratuita para espaços onde a economia acontece todos os dias. Essa é uma política pública que promove inclusão digital, aproxima os cidadãos dos serviços públicos e fortalece o trabalho dos nossos feirantes e empreendedores. Santarém avança para se tornar uma cidade cada vez mais moderna, conectada e preparada para o futuro”, enfatizou.

O secretário municipal de Desenvolvimento, Inovação e Planejamento, Michell Martins, destacou que o Programa Santarém Conectada vai muito além da oferta de internet gratuita e representa uma política pública de inclusão, oportunidades e desenvolvimento.

“Estamos construindo uma Santarém mais conectada, moderna e preparada para os desafios do futuro. O Programa Santarém Conectada democratiza o acesso à informação, amplia oportunidades de qualificação profissional para os jovens, fortalece os pequenos negócios e impulsiona a economia local. Nas feiras, mercados e espaços públicos, a conectividade permite que feirantes, microempreendedores e trabalhadores utilizem meios de pagamento digitais, divulguem seus produtos nas redes sociais, ampliem sua carteira de clientes e aumentem sua renda.

Além disso, a internet facilita o acesso da população a serviços públicos, cursos de capacitação, vagas de emprego e ferramentas de inovação. Estamos criando um ambiente mais favorável ao empreendedorismo, gerando oportunidades para quem deseja crescer, empreender e transformar sua realidade. Investir em conectividade é investir nas pessoas, na educação, na inclusão social e no desenvolvimento sustentável de Santarém”, reforçou o titular da Semdip.

Benefícios percebidos pelos feirantes

Com a conectividade disponível nos espaços de comercialização, os trabalhadores passam a contar com mais agilidade e segurança nas operações financeiras. A feirante Merry Moura destacou a importância da iniciativa.

“Hoje, a maioria dos clientes prefere pagar por PIX ou cartão. Com internet gratuita, a venda fica mais rápida, evita transtornos e ajuda a gente a atender melhor. É uma melhoria importante para quem trabalha diariamente na feira”, afirmou.

Programação complementar

Além do lançamento dos novos pontos de acesso, o evento contou com:

  • Apresentação cultural do Grupo Bailado de Carimbó;
  • Distribuição de material informativo sobre o Programa Santarém Conectada;
  • Blitz educativa da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT);
  • Ações de saúde, com aferição de pressão arterial e testes de glicemia realizados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Com a ampliação do Programa Santarém Conectada, a Prefeitura de Santarém fortalece a inclusão digital, moderniza os espaços públicos e cria novas oportunidades para comerciantes e consumidores. A iniciativa consolida o município como uma cidade mais conectada, inovadora e preparada para os desafios da transformação digital.

Participaram do evento o vice-prefeito Carlos Martins; os secretários municipais Bruno Costa (Agricultura e Pesca), Pedro Sousa (Juventude, Esporte e Lazer), Marcelino Xavier (Mobilidade e Trânsito), João Albuquerque (Portos e Transporte Aquaviário), Sérgio Melo (Infraestrutura Emanuel Júlio Leite (Turismo); o coordenador municipal de Gestão da Tecnologia, Wepaminondo Rebelo; além dos vereadores Alberto Portela e Joziel Colares.

A ação contou ainda com a parceria das Secretarias Municipais de Cultura (Semc), Educação (Semed), Mobilidade e Trânsito (SMT) e Saúde (Semsa), além do apoio da Associação de Produtores Rurais de Santarém (Aprusan) e do Grupo Bailado de Carimbó.