sexta-feira, 27 de março de 2009

A bela do planalto central...


A deputada federal brasileira Manuela D’Ávila (PCdoB-RS) 'entrou na briga', ontem, em uma enquete para apontar a mais bela política do mundo. Manuela foi incluída em uma relação de 64 beldades da política. Mas a enquete erra ao dizer que Manuela tem 38 anos. Segundo o site da Câmara Federal, ela tem apenas 27. Como ela acabou de entrar na disputa, ainda tinha poucos votos e estava nas últimas colocações.
A deputada brasileira já ficou sabendo que está participando da votação. 'Nem imaginava que estava nesta votação. Não vou pedir votos nesta eleição'. Ela brincou que isso poderia ajudá-la se quisesse disputar uma vaga no parlamento do Mercosul, por se tratar de um veículo estrangeiro.
Manuela afirma que a beleza 'não ajuda e nem atrapalha' seu trabalho, mas ressalta que sua trajetória política acontece independente disso. 'Tenho uma atuação política de 12 anos. Estou há 10 anos no PCdoB e acho que esta questão de musa já está superada. O espaço que eu ocupei não tem relação com isso'. Ela lembra que ficou em terceiro lugar na eleição para prefeitura de Porto Alegre (RS) e contou com o apoio de diversos partidos.
Para a deputada, a discussão constante sobre a beleza das mulheres na política é reflexo da pouca participação feminina no meio. Ela defende que o Brasil adote um sistema de reserva de vagas para as mulheres no Congresso. 'Precisamos discutir isso dentro da reforma política'.
Por enquanto, a congressista peruana Luciana León, de 30 anos, lidera o concurso. Ela é a mais jovem congressista do país e é a primeira de uma lista de 64 mulheres de diferentes países, a quem os internautas podem dar notas de 1 a 5. León tem mais de 50% de pontos a mais que a segunda colocada. Em segundo lugar até ontem aparecia uma outra peruana, Mercedes Aráoz, que é ministra de Comércio Exterior e Turismo do país e tem 47 anos.
(Deu no Amazônia)