sexta-feira, 27 de março de 2009

Mais agilidade no STF

O ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Guilherme Cassel, pediu hoje (26) ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, rapidez no julgamento de casos de desapropriação de terras. "Nós não queremos violência. E muitos dos conflitos surgem na demora de julgamento de processos", afirmou Cassel.
O ministro e o presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Rolf Hackbart, participaram de uma reunião na noite de hoje com Mendes. O encontro foi rápido, durou aproximadamente 10 minutos. Cassel afirmou, após o encontro, que MDA, Incra e STF vão procurar juntos soluções para diminuir os conflitos agrários no país.
O comandante da pasta chegou a sugerir que as terras já invadidas tenham prioridade no plenário do STF. Segundo Cassel, o presidente do Supremo "ficou de pensar e dar uma resposta". Uma nova reunião deve acontecer entre as partes nos próximos 15 dias. "Vamos debater o que interessa para o Judiciário, ao Incra, ao MDA para que processos muito longos não se transformem em fonte de conflitos agrários", afirmou, lembrando que hoje existem cerca de 250 processos tramitando em diferentes instâncias do Judiciário, atingindo aproximadamente 25 mil pessoas.