sexta-feira, 27 de março de 2009

Mais dois infocentros ampliam o acesso à internet em Santarém


Da Redação - Agência Pará

Texto: Paulo Roberto Ferreira - Secom

“Não tem dinheiro que pague o investimento que a gente faz em conhecimento. E este infocentro é uma oportunidade não só para a nossa formação tecnológica, como também para nossa integração ao mundo”, afirmou o presidente da Associação dos Moradores do Bairro da Conquista, Antônio Nogueira, ao agradecer à governadora Ana Júlia Carepa, que foi ao município de Santarém inaugurar infocentros, dentro do Programa Navegapará, nesta sexta-feira (27).
Outro infocentro inaugurado pela governadora foi o do bairro do Maracanã, que beneficiará crianças a partir de 8 anos. Para que o infocentro pudesse funcionar, o governo estadual reformou parte da sede da Associação dos Moradores.
O presidente da entidade, Donaldo Godinho, declarou que o novo espaço é uma oportunidade para a formação e ocupação da juventude, que utiliza o infocentro para trabalhos escolares, pesquisas e busca por outras informações, tudo gratuitamente.
Ana Júlia Carepa informou ter determinado o bloqueio de sites que nada contribuem para a formação dos estudantes, sobretudo os que estimulam a violência e a pornografia. A governadora destacou o papel das associações de moradores, que são responsáveis pelo gerenciamento dos infocentros.
O Navegapará envolve a parceria entre diversas instituições estaduais, como a Secretaria de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sedect) e a Empresa de Processamento de Dados do Pará (Prodepá), além do Banco do Estado do Pará (Banpará), e o governo federal, via Eletronorte e Banco da Amazônia (Basa).
Até o final deste semestre, o governo paraense vai inaugurar 100 infocentros em todo o Estado, propiciando maior circulação da informação, garantia de acesso a cursos à distância, realização de negócios e acompanhamento da administração pública. “Dessa forma, a população exerce a sua cidadania e constrói coletivamente as mudanças que o Estado necessita”, frisou a governadora.
Vantagens - Como exemplo das vantagens da inclusão digital, Ana Júlia Carepa citou um fato ocorrido, no último dia 23, no município de Altamira, quando um médico trocou informações com um colega de Belém sobre o exame e o diagnóstico de um paciente. “Os infocentros não estarão isolados. Fazem parte de toda a rede do Navegapará com a qual vamos interligar todo o Estado. Além deles, já temos 200 escolas conectadas à internet, e serão 600 até 2010”, afirmou a governadora.
Em Santarém, município do oeste paraense, já são seis infocentros funcionando. A governadora anunciou que até o final do semestre o município ganhará um espaço para atender o setor produtivo, que deseja um acesso de qualidade à rede mundial de computadores para participar de pregão eletrônico e outras formas de licitação pública.
“Desta forma nós estamos atendendo as comunidades de pescadores, os estudantes e também o setor empresarial, facilitando o acesso ao conhecimento e possibilitando a realização de negócios”, acentuou.
Participaram das inaugurações dos infocentros em Santarém o vice-governador Odair Corrêa; o secretário de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, Maurílio Monteiro; o secretário de Integração Regional, André Farias; o presidente da Prodepa, Renato Francês; a superintendente do Planejamento Territorial Participativo (PTP), Edilza Fontes, e o prefeito do município, José Maria Tapajós.