segunda-feira, 30 de março de 2009

Poder Legisalativo de Santarém em destaque

Por Milton Corrêa
Mojui
O vereador Jailson de Mojui (PSDB) cobrou na tribuna melhorias das ruas da vila de Mojui dos Campos, que segundo ele, estão seriamente prejudicadas em função das fortes chuvas e também, chamou a atenção para a necessidade de melhor condição da iluminação pública. Jailson registrou, ainda, o que ele identificou como péssimo, o estado em que se encontra o cemitério de Mojui dos Campos, tomado pelo mato e com o acesso dificultado.
Comissão Permanente
O vereador Emir Aguiar (PR), está apresentando emenda ao Regimento Interno do Poder Legislativo, que permite a criação de mais uma Comissão Permanente, no caso a "de Meio Ambiente e Assuntos Estratégicos de Interesse do Município". Emir Aguiar informa que foi de comum acordo com os pares da Casa a criação de mais uma Comissão, fez questão de dizer que a iniciativa é sua, mas que tem o aval de todos os vereadores.
Nélio Aguiar
O presidente interino da Câmara, Nélio Aguiar (PMN), em pronunciamento na Tribuna, definiu sua linha de atuação como presidente do Poder Legislativo. Nélio assegura que vai trabalhar buscando sempre a harmonia do Legislativo, respeitando a todos os seus pares, na certeza de que os vereadores que compõem a Câmara têm compromissos com o crescimento de Santarém. "Não temos a menor dúvida quanto a isso. Vamos estar sempre buscando dar condições de trabalho para os vereadores e assim possam estar visitando suas bases, as comunidades e apresentando trabalhos como requerimentos e projetos de Leis, de interesse da população de Santarém", ressaltou Nélio Aguiar.
Projeto de Lei
O presidente interino anunciou que está apresentando Projeto de Lei, que vai tornar obrigatório o exame em recém-nascidos, ainda no berçário, em todos os hospitais da rede pública municipal e conveniada ao Sistema Único de Saúde, para que seja detectado precocemente algum problema de surdes do bebê. Nélio Aguiar, que é médico otorrino, disse que caso a surdez seja diagnosticada precocemente, é feito um tratamento antecipado, evitando que a criança por ventura venha a ser surda, sem conhecimento dos pais, também seja muda.
Taxistas
O vereador Erasmo Maia (DEM), está apresentando Projeto de Lei à Câmara, que "fixa mínimo de 30% às contratações de veículos pelo Município para os permissionários de serviço de táxi". De acordo com o Artigo 2º do Projeto, poderão participar das licitações cooperativas de táxi, associações de condutores, ou sindicato, com sede no município de Santarém, cujo permissionários sejam autorizados a explorar este serviço e cadastrados no órgão competente do Município.
Apoio
A vereadora Marcela Tolentino (PDT), destacou na Tribuna que enquanto representante da Comissão de Direitos Humanos do Legislativo, teve a oportunidade de visitar o avô da criança que viu sua mãe ser assassinada (degolada), trágico episodio ocorrido recentemente. Marcela assegura que forças estão sendo unidas entre a Câmara, Secretarias Municipais do Trabalho e Assistência Social, de Saúde, Conselho Tutelar, acompanhando a criança de perto, em função de que, o trauma sofrido não venha a prejudicar o seu desenvolvimento na sociedade.
Erlon
O vereador Erlon Rocha (PMDB), que assume provisoriamente o Legislativo, no lugar de José Maria Tapajós, que está na função de Prefeito interino, usou a Tribuna para dizer que não perderá seu tempo, pois tem consciência de que voltará à suplência tão logo seu companheiro José Maria Tapajós, retorne a Câmara. Pediu com humildade a colaboração de todos. "Afinal, estou debutando na vida parlamentar" e acrescenta; "são os primeiros passos de um jovem cheio de esperanças e vontade em servir de instrumento para melhorar a condição de vida daqueles que tanto esperam de nós", destacou.
Igarapé do Urumari
O vereador Carlos Jaime (PT), enfatizou na Tribuna, a primeira Romaria das Águas, que teve programação iniciada, com celebração ecumênica ás margens do Igarapé do Urumari, que vem sendo vítima de degradação ambiental. Carlos Jaime destaca que O igarapé Urumari, como tantos outros, que cortam a área urbana tem sido alvo das diversas formas de degradação, desde ocupações humanas, ocasionadas pelo crescimento desordenado da cidade, até grandes empreendimentos econômicos, como madeireiras e obras de infra-estrutura.