sexta-feira, 13 de março de 2009

Sessão na AL discutirá distribuição de jogos e renda do Parazão

ASCON-Alepa

A distribuição dos jogos e a renda arrecadada no Campeonato Paraense de Futebol estão na mira da Assembleia Legislativa. Ontem, os deputados aprovaram requerimento do deputado Ítalo Mácola (PSDB) para realização de uma sessão especial, prevista para o dia 2 abril, para analisar a questão. Uma das propostas defendida pelos parlamentares é descentralizar as finais do campeonato.
De acordo com Mácola, muitos times do interior vêm para disputar o campeonato na capital sem ter condições sequer de hospedar seus atletas. Ele citou o exemplo do São Raimundo, de Santarém, que no primeiro turno teve de pedir ajuda para trazer os jogadores. 'Mas, mesmo assim, eles conseguiram chegar aonde chegaram porque têm condições técnicas de disputar. E foram para final. A nossa surpresa foi que os dois jogos contra o Paysandu foram em Belém. Ora, por que Santarém não pode abrigar uma final?', questionou.
Na avaliação do parlamentar, a descentralização dos jogos contribuiria inclusive para aumentar a renda do campeonato. 'Dificilmente uma final em Belém dá casa cheia se não tiver Re-Pa, mas tenho certeza que, se o jogo do Paysandu e São Raimundo tivesse sido em Santarém, o estádio lotaria, porque era uma oportunidade dos moradores locais apreciarem também o jogo', disse.
O parlamentar também chamou atenção para arrecadação dos jogos do Parazão. Mácola explica que o recolhimento de 10% da renda para Federação Paraense de Futebol é uma reclamação recorrente entre os clubes. 'Os dirigentes dizem que, enquanto no Pará a taxa é de 10%, em outros Estados esse percentual é de 5%. Por isso, vamos chamar todos os envolvidos no esporte para esclarecer isso'. Além dos parlamentares, foram convidados para sessão o presidente da Federação Paraense de Futebol, o secretário de esporte e lazer (Seel), dirigentes dos clubes e atletas.

Da redação: Parabenizo o dep. Ítalo Máculo (PSDB) pela brilhante iniciativa. A Federação ganha muito e faz pouco.