segunda-feira, 4 de maio de 2009

Aconteceu hoje no Poder Legislativo de Santarém

Emir Aguiar (PR) – Falou com tristeza sobre a derrota do São Raimundo para o Paissandu por 6 X 1. Reportou-se sobre a enchente que está atingindo o Centro Comercial da cidade ode lojas estão sendo invadidas pelas águas prejudicando comerciantes e clientes e que a Defesa Civil está improvisando pontes no sentido de melhor o fluxo comercial, principalmente por ser a semana que antecede o Dia das Mães. Falou que as águas em Manaus estão crescendo, lembrou que aqui não será diferente. Lembrou que o prefeito José Maria Tapajós já foi recebido em Brasília pelo Ministro da Integração e Secretaria Nacional de Defesa Civil com relação a alocação de recursos federais para obras emergenciais e que nesta segunda-feira (04), se encontra em Belém para conversar com a governadora Ana Júlia para trazer recursos do tesouro do Estado para amenizar a situação dos flagelados. Destacou que recebeu Ofício do Executivo encaminhando a LDO e que vai tirar cópias para entregar aos vereadores.

Reginaldo Campos (PSB) – Solidarizou-se com a população santarena, principalmente a ribeirinha que está sofrendo com as enchentes. Conclamou a Sociedade Civil Organizada para continuar realizando campanhas para arrecadar roupas e alimentos, a exemplo do que foi feito no último jogo do São Raimundo em Santarém. Lembrou que esta semana o Conselho de Pastores e todas as igrejas evangélicas irão se mobilizar para arrecadar donativos. Destacou a presença de membros do Conselho Comunitário do Bairro Diamantino que vieram em busca de apoio para conseguir um terreno para construir uma quadra ou campo de futebol, para que as crianças, jovens e idosos possam desfrutar de esporte e lazer.

Maurício Corrêa (PMDB) – Relatou que a frente da cidade está totalmente tomada pelas águas prejudicando o comércio, ressaltou que ao longo do tempo nunca viu uma enchente com tamanhas proporções e fez um apelo a prefeitura, defesa civil e secretárias possam amenizar o problema, principalmente por se tratar da semana que antecede o Dia das Mães. Conclamou os deputados de nossa cidade no sentido de intervir junto a governadora para conseguir recursos, principalmente para os ribeirinhos onde muitos estão abandonando suas casas para vir para a cidade.

Henderson Pinto (DEM) – Falou sobre as necessidades urgentes no sentido de diminuir os problemas existentes no centro, Mapirí e Uruará onde rompeu a barreira. Acompanhou no final de semana algumas mudanças realizadas pela Defesa Civil de alguns moradores para a Associação dos Moradores, e que estava presente para dar apoio às famílias. Relatou que existem famílias que não precisam de madeira por não ter condições de fazer marombas. Fizemos um relatório sobre o problema há 20 dias e para nossa surpresa o nível das águas está aumentando. Lembrou que hoje está indo madeira para famílias do Igarapé do Costa, o problema está em adquirir madeira para atender a demanda, disse o vereador. Sugeriu que o programa Minha Casa, Minha Vida seja inserido para a região de várzea.