sexta-feira, 26 de junho de 2009

Profissionais do Hospital Regional participam de especialização


Nos dias 19 e 20 de junho aconteceu no campus da Universidade do Estado do Pará – UEPA, em Santarém, o segundo módulo do curso de Pós-Graduação em Administração Hospitalar e Serviços de Saúde, promovido pela Pró-Saúde e pela faculdade INESP (SP). Os profissionais do Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará – Dr. Waldemar Penna, bem como de demais instituições de saúde da região Oeste do Pará, discutiram o tema Responsabilidade Sócio Ambiental em Saúde proferido pelo Prof. Mestre Álvaro Ferreira Lisboa Júnior.

Este módulo teve como foco principal o Plano de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde – PGRSS para unidades que executam atividades médico-assistencial, centros de pesquisas, desenvolvimento ou experimentação nas áreas de farmacologia e saúde, necrotérios, funerárias e serviços de medicina legal e barreiras sanitárias. Álvaro Lisboa abordou inicialmente a Legislação Sanitária e Ambiental vigente que normatiza os cuidados com o gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde, que tem por objetivo minimizar a produção dos resíduos infectantes e proporcionar um encaminhamento seguro do lixo, visando a segurança dos trabalhadores, a preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do meio ambiente.

Outro ponto importante foi a classificação dos resíduos: Grupo A – Resíduo com risco biológico, Grupo B – Resíduo com risco químico, Grupo C – Rejeitos radioativos, Grupo D – Resíduos Comuns, e Grupo E – Perfurocortantes. Todos esses grupos foram expostos teoricamente em sala de aula, e durante a visita técnica realizada no Hospital Regional os alunos puderam identificar o processo de seleção, acondicionamento e tratamento dos resíduos. Para o professor, que é mestre em administração ambiental, especialista em administração do meio ambiente e direito ambiental, além de advogado, as condições com que os resíduos produzidos pelo HRBA são tratados são excelentes. “Podemos observar as identificações em cada coletor conforme a classificação dos resíduos e um excelente trabalho de tratamento interno destes resíduos em autoclave para posteriormente ser conduzido ao destino final pela empresa responsável por este tipo de lixo”, concluiu.
Para o Hospital Regional este módulo do curso foi muito importante por aproximar a teoria da prática e verificar os melhores procedimentos a serem tomados pelas instituições de saúde visando a preservação do meio ambiente com os cuidados destes resíduos não serem jogados de qualquer forma e em qualquer lugar, principalmente para evitar contaminação dos lençóis freáticos e rios, além da segurança dos profissionais e da sociedade.

ASCOM
Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará - Dr. Waldemar Penna
Pró-SaúdeSantarém - Pará