segunda-feira, 27 de julho de 2009

Vote na Amazônia como Maravilha do Mundo. Antes que acabe


O Ministério do Turismo está fazendo campanha pela Amazônia no concurso internacional que elegerá as Novas 7 Maravilhas da Natureza. Eles ficaram empolgados com a vitória brasileira na campanha que consagrou o Cristo Redentor, no Corcovado, como uma das maravilhas modernas. Graças às belezas naturais, a região recebe em média 750 mil turistas por ano, com permanência média de 15 dias, segundo a Adetur Amazônia.
A eleição é democrática. Qualquer um pode votar
no site. A campanha organizada pelos sete estados da região, com apoio dos países amazônicos Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela, está em um site próprio.
É uma boa iniciativa. Mas seria bom se o ministério do Turismo se comunicasse com outros ministérios do mesmo governo, principalmente os que planejam grandes obras com potencial de devastar as florestas e os rios da região. Se os governos federal e estaduais da região fazem tanta campanha pela maravilha amazônica, também podiam cuidar que as obras do PAC, como hidrelétricas e estradas, tivesse o mínimo de cuidado ambiental, o que não está acontecendo. Senão ela pode ter o mesmo destino que as sete maravilhas do mundo antigo, das quais só sobrou a Grande Pirâmide de Giza, no Egito.


( A foto é de Alter do Chão em Santarém - futuro estado do Tapajós)