sexta-feira, 28 de agosto de 2009

COLUNA DO THOMPSON MOTA - J. IMPACTO


INSEGURANÇA
Os números são alarmantes. Segundo os dados mais recentes do Ministério da Previdência Social, a cada 3 horas uma pessoa morreu em decorrência de um acidente no local de trabalho. A cada dia, 31 trabalhadores tornam-se incapazes de trabalhar devido a acidentes fatais ou que levam à invalidez. E os dados podem ser ainda piores, já que as estatísticas não registram os trabalhadores sem carteira assinada, que representam 38% da força de trabalho brasileira, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O drama das famílias que perdem um ente querido é incalculável. Já as despesas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) com o pagamento de benefícios são mensuráveis – e passaram dos R$ 46 bilhões em 2008. “Não é um problema exclusivo deste Governo”, ressalta Nelson Agostinho Burille, presidente da Associação Ibero-Americana de Engenharia e Segurança do Trabalho: “O empregador não se importa com a segurança do trabalhador. Ele instala ar-condicionado para o conforto dos computadores, mas não se importa com o conforto do funcionário”, avalia.

PV
Apenas um quarto das propostas dos deputados do PV tem relação com o meio ambiente. Bancada heterogênea e falta de afinidade de parlamentares com a questão ambiental são desafios que Marina Silva terá de enfrentar. O verde do partido que abriu as portas para a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva é mais forte na bandeira da legenda do que nas proposições apresentadas no Congresso. Das 305 propostas em tramitação na Câmara formuladas pelo PV na Câmara, 81 (26%) estão relacionadas ao meio ambiente. Três dos 14 parlamentares que compõem a bancada não propuseram sequer um projeto de lei envolvendo questões ambientais, principal diretriz do programa da legenda. Cinco deputados são autores de, nada menos, do que 65 (80%) dessas iniciativas. Depois do meio ambiente, as áreas do trabalho e da defesa do consumidor são as mais visadas pelos parlamentares do PV. Uma é objeto de 26 projetos; a outra, de 25. Mudanças na legislação penal e nas regras da radiodifusão vêm logo a seguir na lista de preocupações dos representantes do partido, com 21 e 17 proposições respectivamente.

PV II
Tão diversificada quanto o repertório legislativo da bancada é a origem dos parlamentares. Três empresários, dois médicos, um cantor de forró, um pedagogo, um jornalista, um comerciante, dois advogados, um bacharel em direito e um “consultor empresarial em comportamento humano” formam o diversificado grupo ao qual a senadora Marina Silva (AC), recém-desfiliada do PT, deverá se juntar, a partir do próximo 30, no Congresso. As diferenças não param por aí. Somente três parlamentares têm o PV como seu único partido até o momento, de acordo com registros disponíveis na página da Câmara: o mineiro Antonio Roberto, o baiano Edigar Mão Brana e o paulista Marcelo Ortiz. A sigla reúne egressos dos dois principais partidos de oposição – DEM (ex-PFL) e do PSDB – e dos governistas PTB, PMDB, PR, PSB, PDT, PCdoB e PT.
JORNALISMO.
Encontro em Lima mostra o triunfo e os limites do jornalismo em uma América Latina perigosa e ainda refém da violência, da corrupção e da impunidade Desde 2002 o Instituto Prensa y Sociedade (Ipys), entidade independente criada por jornalistas peruanos, e a Transparência Internacional premiam as melhores investigações jornalísticas sobre casos de corrupção na América Latina e no Caribe. Na semana passada, as duas instituições deram um passo adiante ao realizarem pela primeira vez a Conferencia Latinoamericana de Periodismo de Investigación, em Lima (Peru), sede do Ipys, com o apoio financeiro da Fundação Ford, do instituto Open Society e de outras instituições. Foram quatro dias em que jornalistas da América Latina, e também dos Estados Unidos e da Espanha, se encontraram para relatar suas experiências profissionais e saber o que de melhor andam fazendo colegas de outros veículos ou nações. Tomaram conhecimento da realidade dos países da região, discutiram novas técnicas de pesquisa jornalística, e fizeram uma fascinante viagem por um território que ainda esconde muitos mistérios mesmo para nós, latino-americanos. Encararam, ao longo de uma jornada de quase 40 horas de atividades, temas como corrupção, transparência, assassinatos de jornalistas, internet, narcotráfico, medo e democracia.
JORNALISMO II
Na América Latina, fazer jornalismo investigativo é, muitas vezes, arriscar a vida. Logo na palestra inaugural, Alejandro Salas, diretor da Transparência Internacional para as Américas, chamou atenção para o grande número de assassinatos de jornalistas no mundo e em especial de regiões como a América Latina. A jornalista mexicana María Idalia Gómez, especializada na cobertura do crime organizado e autora do livro Com la muerte en el bolsillo, que mapeou os principais grupos de narcotráfico do seu país, fez o depoimento mais tocante sobre o assunto. “No México, a vida não vale nada, e a vida de um jornalista vale menos que nada”, resumiu ela. O poder do narcotráfico permite que seus comandantes e serviçais usem abertamente de intimidação contra profissionais de imprensa para impedi-los de cobrir certos fatos ou impor os limites para sua cobertura. Um cenário em que são freqüentes as mortes encomendadas a pistoleiros, os assassinatos de jornalistas, as decapitações e as deserções no Exército. “Pode-se publicar sobre qualquer tema, mas não há garantias quando se publica sobre o crime organizado e a corrupção. Existe liberdade de imprensa, mas não garantias para investigar”, contou María Idalia.

BAILE
Nesta sexta-feira (28.08) tem o Super Baile da Saudade no Fluminense. Uma noite especial de total romantismo com a Banda Raízes da Terra. Imperdível, é casa cheia. Ambiente tranqüilo para as pessoas de alta sensibilidade, essa você não pode ficar de fora. O Fluminense está agora sob nova e dinâmica administração. Atendimento de primeiríssima qualidade. Confira, o encontro está marcado.
AGENTES
Ontem dia 27.08 completou um mês que a prefeita Maria do Carmo e o Secretário de Saúde José Antonio Rocha efetivaram os Agentes Comunitários de Saúde. A regulamentação beneficiou 372 profissionais que atuam nas zonas urbanas e rurais do município no dia a dia das comunidades. Sem dúvida foi um passo super importante no setor da saúde, com isso, o governo demonstrou a sua preocupação com a saúde da população.
MOTINHAS
A Universidade do Estado do Pará (UEPA) torna público que realizará Processo Seletivo Especial/2009-1, com inscrições até o dia 07 de setembro de 2009, para cursos de graduação ofertados em municípios do interior do Estado para atender às demandas do Planejamento Territorial Participativo do Governo do Estado. XX Neste domingo (30) o time do São Raimundo enfrenta o Cristal (AP). Vamos lotar o Barbalhão para que o Pantera saia com certa vantagem em gols, assim fica mais fácil lá em Macapá. XX Os alunos de jornalismo, das faculdades Integradas do Tapajós, deram início às aulas práticas de telejornalismo, ministradas pela professora Flávia Abtibol, nas dependências da TV Encontro, afiliada à rede Nazaré - canal 16. Semanalmente os alunos estão presentes, em escala de revezamento, participando de todos os serviços realizados pela emissora, como: produção, reportagens, redação entre outras. XX Acompanhe os campeonatos brasileiro, italiano, espanhol e copa Brasil, no BAR DO NILO. Ambiente saudável e papo gostoso, sempre ao lado da cerveja gelada e tira-gosto de qualidade. Barjonas de Miranda próximo a Rui Barbosa. XX O melhor Açaí da cidade é com o casal Leitão e Terezinha, na Borges Leal com Clementino de Assis, fone 3522 7201, feito dentro do mais alto padrão de qualidade e higiene. XX Dedé o Rei do Frango, Picanha, Lingüiça e Costela, atende clientes e amigos na Silva Jardim entre Borges Leal e Marechal Rondon. Fone 3523 7363. Atendimento nota 10 dos três mosqueteiros Diego, Digenaro e Patrick. Aos sábados tem a suculenta Maniçoba Especial, uma delícia. XX O Jardim Botânico Bosque Rodrigues Alves comemorou, no dia 25, seu 126º aniversário. Para marcar a data, a Prefeitura de Belém organizou uma programação que aconteceu no espaço ambiental a partir das 8h, com a participação da 'Galera Jogo Limpo', da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). XX Santa Beer, distribuidora da Skol está com propaganda enganosa em cima dos humildes comerciantes de bares e similares. Prometem uma grade de bonificação para cada 30 vendidas. No final vem a enrolação. Vamos investigar se a maracutaia vem da gerência ou de alguns vendedores. XX O primeiro prefeito de Belterra foi o Advogado e Radialista Oti Santos, que deixou seu nome na história do Município. Quem será em Mojuí dos Campos? Pretendentes tem uma porrada. XX No dia 22 de agosto passado, a Universidade da Amazônia, localizada na capital do Estado, esteve outorgando o Grau para 42 concluintes da primeira turma de Bacharelado em Administração de Empresas, à distância, Pólo Santarém, este sob responsabilidade das Faculdades Integradas do Tapajós, Turma Porto Trombetas. XX Parabéns com saúde, paz de espírito, sucesso e muitas felicidades ao Vice-governador Odair Corrêa, que aniversariou ontem (27.08). XX Último final de semana do mês vamos comemorar com a Loira Gelada, Ruiva Destilada e Exuberante Morena Quente. Fui