terça-feira, 25 de agosto de 2009

Obras do PAC é discutido na Câmara de Vereadores

Atendendo solicitação do vereador Erasmo Maia (DEM), feita através de requerimento aprovado pelo Plenário da Casa de Leis, a Câmara de Santarém realizou na manhã e inicio da tarde desta terça-feira, 25, sessão especial que teve como tema as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que vem sendo executadas nos bairros do Uruará, Mapiri e Jardim Santarém.
Em meio a uma ampla exposição à secretária municipal de Infraestrutura Alba Valéria Lima, prestou vários esclarecimentos a respeito das obras. Respondendo a uma das reclamações com relação ao tamanho das casas que estão sendo construídas, Valéria disse que está havendo uma divulgação de forma errônea com quanto a isso.
Segundo a secretária, as casas que estão sendo construídas com recursos financeiros oriundos do PAC, não têm 28 metros quadrados, como tem sido noticiado e sim 42 metros quadrados.
Projetos
O secretário de governo Inácio Corrêa elencou os projetos que estão sendo executados em Santarém pelo PAC: Os de urbanização do Mapiri e de Uruará, o de esgotamento sanitário, que começa no jardim Santarém e vai para a estação de tratamento, próximo ao bairro do Salé e o esgotamento sanitário do Uruará, onde está sendo feita a urbanização e ainda o projeto do terminal fluvial de cargas e passageiros.
Objetivo alcançado
O vereador Erasmo Maia (DEM), autor do requerimento que pediu a realização da sessão especial, disse que os objetivos foram alcançados, principalmente a partir da participação dos comunitários que lotaram as galerias da Câmara e fizeram questionamentos às autoridades do Poder Executivo, “que tem o poder de mudar uma realidade.” “Nós estamos satisfeitos com o fato de sabermos que as comunidades que estão dentro dos Projetos executados com recursos do PAC, estão querendo o melhor para si”, observou.
A posição da Caixa
O diretor de Direito de Desenvolvimento Urbana da Caixa Econômica Federal no Estado do Pará, Nestor Bastos Júnior, falou do seu contentamento em participar da sessão especial, dizendo acreditar que o projeto pode e deve ser cada vez mais melhorado, em atendimento aos anseios da população, isso de acordo com a disponibilidade financeira.
Nestor Bastos esclareceu que as obras do PAC em Santarém estão orçadas em R$ 70.000.000,00 (setenta milhões de reais), “é considerado um só projeto e a liberação vai sendo feita à medida que as obras vão acontecendo, com previsão para conclusão em 2010”, assegurou
.