sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Inpe: Pará detém 60% do desmatamento no Brasil

O Pará continua sendo o vilão do desmatamento no Brasil. Foi o que deixou claro ontem o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, ao divulgar os números de agosto, obtidos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – Inpe.
>> Veja o desmatamento registrado em cada estado da Amazônia
Segundo o ministro, “o Pará continua na liderança muito forte, o que significa que 60% do desmatamento estão concentrados no Pará”. O desmatamento na Amazônia atingiu 498 km² de floresta no mês passado. Deste total, 301 km² foram registrados no Pará, 105 km² no Mato Grosso e 51 km² em Rondônia. Somado, o desmatamento nos outros Estados da Amazônia não passou de 41 km².
O total é 35% menor que o registrado no mesmo mês do ano passado. Já no acumulado ano, o desmatamento passou de 5.675 km2 entre janeiro e agosto de 2008 para 2.454 km2 no mesmo período de 2009. Os dados revelam que, apesar da predominância, houve redução de 48% na área desmatada no Pará e de 15% no Mato Grosso, na comparação com agosto de 2008. Ainda assim, a área desmatada equivale a quase metade do município do Rio de Janeiro, ou a cerca de um terço do município de São Paulo. Os dados foram obtidos pelo Deter, sistema de alerta baseado em satélites do Inpe, que auxilia ações de fiscalização e controle do desmatamento.