sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Bocão

Por: Emanuel Rocha
MEDICAMENTOS - Um grupo de inteligência da Receita Federal passou por Manaus e parou em Santarém, para investigar o esquema de venda de remédios falsos e sonegação fiscal. Segundo fonte confidencial, o grupo já descobriu como acontece a sonegação nesse ramo de negócio. É muito dinheiro que entra nos caixas dois, três e quatro. O levantamento está sendo apurado em mínimos detalhes. A sonegação tem estilo de qualidade, porém, com fundo falso. Um desses auditores que veio de Manaus e passou por Santarém, informou que em breve vai “espocar” um grande escândalo nesse ramo de negócio, que se espalhou por vários estados.
FISCO - Uma grande operação contra a classe média foi programada pela Secretaria da Receita Federal em Brasília. Essa operação já está acontecendo e muita coisa vai ser revelada. Quem ganha muito dinheiro com aluguel, porém, declara o imóvel com valor abaixo do mercado, já foi identificado. A Operação vai mostrar as variações patrimoniais em desacordo com o valor do imóvel. Vários contribuintes que se escondem em “portinhas” já foram identificados. Vem aperto na classe média. Tempo de eleição é assim mesmo.
ESPN BRASIL - No sábado, dia 03 de setembro, às 15 horas, o canal 30 da SKY, ESPN BRASIL, mostrou um excelente documentário referente à Série D, contando as dificuldades dos times. Uma extensa matéria relacionada ao São Raimundo foi apresentada, com destaque ao técnico Lucio Santarém, mostrando seus gols e suas passagens por vários times. Na mostra, apareceu a marca Supermercado CR, como patrocinadora do São Raimundo. Parabéns ao Diretor Presidente César Ramalheiro, pela visão empreendedora que possui e por incentivar o esporte.
SEGURANÇA - Um dos nossos vereadores deveriam apresentar projeto de lei, na Câmara, exigindo que os bancos coloquem guardas para cuidar da segurança dos clientes, que precisam sacar dinheiro dos caixas eletrônicos para evitar assaltos. Após o fechamento das agências bancárias, os clientes ficam à mercê dos bandidos nos caixas eletrônicos.
SANTARÉM - O calor humano do povo de Santarém, pode ser interpretado como hospitaleiro, que acredita que o futuro é agora e não depois. Santarém poderia ser uma cidade tranqüila, perfeitamente estruturada para atender não só seus habitantes permanentes como a população flutuante que ali aporta diariamente aos milhares, para as mais diferentes atividades e participação em eventos. Valioso patrimônio histórico, porém, não preservado.
SANTARÉM II - O mercado bem que poderia servir de ponto turístico, com suas bancas, já que existem muitas coisas a oferecer, e surpreender. O poder público deve disciplinar os vendedores para que possam mostrar o que Santarém tem de melhor.
TURISMO - A Secretaria do Turismo deveria incluir no roteiro turístico Turismo Religioso, Eventos/Festas/Gastronomia, Lazer, Estádio, as universidades, Turismo Rural, Turismo de Compras e Turismo Cultural.
PASSEIO PÚBLICO - Um dos nossos vereadores deveria apresentar uma proposta para a desocupação de passeios públicos, utilizados indevidamente em cima da calçada, por veículos e árvores. Lugar de carro é na rua ou em estacionamento regular e lugar de árvore em outro local, já que impede o pedestre de andar confortavelmente. Agora, fazer uso do passeio público em benefício próprio é inaceitável, além de ilegal. A pessoa deve ser multada, usando o IPTU como base para aplicar a multa.
PASSEIO PÚBLICO II - Imagine se a moda pega. Se não forem tomadas medidas que coíbam tal prática, teremos muito em breve uma cidade tipo “vale-tudo”, ou seja, sem controle e hostil. Não é justo colocar pedestres em risco para favorecer “amigos”. O compromisso de qualquer administração que se preze deve ser o de encontrar alternativas para que se alcance o bem-comum, o consenso.
PASSEIO PÚBLICO III - O Poder público tem a obrigação de fiscalizar e agir para evitar esses abusos. O que a atual administração não pode permitir é que tais irregularidades se perpetuem. Há que se valorizar a iniciativa de quem exige o cumprimento do Código de Postura. Nossos vereadores devem cobrar do poder público e enfrentar o problema de frente ou buscar o entendimento. Melhor assim, do que a velha opção do “vou fazer de conta que não vi”.
ATESTADO - Chegou à minha mesa, que vários médicos estão fornecendo atestado médico para empregados de empresas, apenas para ajudar esses empregados a faltarem no emprego ou para viajar para resolver problemas particulares. Com esse procedimento, esses médicos estão prejudicando as empresas. Caso sua empresa seja atingida por esse golpe, leve o atestado ao Ministério do Trabalho ou Ministério Público Federal, para periciar o funcionário e, se for comprovada a ilicitude, o médico e o funcionário devem responder por estelionato.
ESCÂNDALOS - No cenário da política brasileira são comuns os escândalos envolvendo presentes, pagamentos de propinas, tráfico de influência, superfaturamento em obras, fraude em licitações, enfim, é um verdadeiro festival de ilicitudes.
INDIGNAÇÃO - Com tantas informações de escândalos sobre fatos que desrespeitam radicalmente a dignidade humana, a tendência acaba sendo da gente se “acostumar com a indignidade”. A não ser que os fatos atinjam mais de perto, no contrário, a indignação já era. É preciso tomar cuidado para não perder o senso da indignidade e passar a aceitar tudo como se fosse normal.
INDIGNAÇÃO II - 40 bilhões de reais é o que o Brasil perde nas obras superfaturadas, por ano. É difícil acreditar que o Brasil possa crescer e ter inclusão social com tanta corrupção. Vereadores, auditores, controladores, Ministério Público, tribunais de contas, instituições e muitos outros cargos foram criados para fiscalizar e zelar pela coisa pública, mas mesmo assim a corrupção invade todo sistema e infecta tudo. Será que existe saída para esta epidemia de falta de valores e ambição? Difícil...
DOIDOS  - A Prefeitura deve tirar das ruas as pessoas com doença mental. Uma jovem foi agredida por um doente mental e saiu tranquilamente como se nada tivesse acontecido. Já pensou se ela tivesse atacada com uma faca, pau ou pedra. Nada poderia ser feito contra o doente mental. A Prefeitura deve, de imediato, tirar essas pessoas da rua para evitar danos maiores.
MST -  Fiquei sabendo que traficantes estão infiltrados no Movimento Sem Terra, para transportar drogas nos caminhões que levam esses desocupados a invadir terras produtivas. Dizem que esses traficantes estão vendendo droga para as pessoas dentro do Movimento e pagos com dinheiro público, já que o governo financia esses bandidos com nossos impostos. Não sei como o governo federal pode financiar o MST, se essa organização não pertence ao mundo jurídico. Esse dinheiro vai para conta de quem? É uma bandidagem total.
MST II - Esses bandidos devem ser presos e acabar com essa anarquia. O governo deveria cadastrar esse pessoal que logo identificaria a quantidade de bandidos e traficantes nesse meio e exigir a legalidade desse movimento. Não custa investigar os veículos que transportam esses ‘”palhaços”, para comprovar a quantidade de droga transportada.
MST III - Os sem caráter que invadiram a Fazenda Libra, em Alenquer, estão usando o nome do Incra para permanecer na fazenda. Já existe uma ordem judicial de desocupação e não está sendo cumprida. O oficial de justiça não toma nenhuma posição. A Justiça deve ser respeitada.