Bocão Ed. 1461
A Dra. Jakelyne Mendes, Advogada Conselheira da OAB Subseção Santarém e Presidente da comissão de defesa dos direitos da mulher da OAB Santarém, foi convidada a se filiar ao PSB. Deu o primeiro passo rumo a Câmara Municipal, seu maior desafio para ser vereadora. Jakelyne oficialmente já está em campanha, ouvindo o que o povo precisa e acredita que vai chegar lá, pelo trabalho social que vem desenvolvendo em silêncio.
PSB DA MULHER 2
Jakelyne, em sua luta pela valorização da mulher, procura orientar às mulheres que exijam seus direitos e não aceitem ser humilhadas dentro de casa, para que os maridos não as tratem apenas como domésticas.
PSB DA MULHER 3
Jakelyne tem uma história no ativismo social. Ainda adolescente, através do grupo de jovens na escola e Igreja, participou de ações comunitárias melhorando as condições de vida das famílias das comunidades e defendendo o crescimento da mulher na sociedade. Agora, com a experiência que conseguiu, quer ampliar seu trabalho como vereadora e sabe que pode fazer muito pelas mulheres.
ATÉ QUANDO COSANPA?
Existem situações que a população santarena parece condenada a sofrência eterna. Entre tantas mazelas, o serviço público de abastecimento de água da Cosanpa impõe aos consumidores dias seguidos de seca, em uma cidade que fica sobre o maior aquífero subterrâneo do planeta. Como se não bastasse, ainda é cercada por rios.
ATÉ QUANDO COSANPA? 2
Há pelos menos duas semanas, consumidores dos quatro cantos da cidade reclamam da falta de água. Segundo comunicado da empresa, no último final de semana, o serviço foi interrompido nos bairros: Centro, Aeroporto Velho, Jardim Santarém, Prainha, Cohab, Santíssimo, Interventoria, Esperança, Aldeia e Aparecida.
ATÉ QUANDO COSANPA? 3
Nestas localidades, os moradores relatam estar sem água desde quarta-feira (24/05). No sábado (27/05) alguns bairros tiveram o retorno da água por algumas horas, no entanto, novamente o fornecimento foi interrompido no domingo (28/05).
ATÉ QUANDO COSANPA? 4
Ainda no domingo, os serviços foram suspensos na Nova República, Matinha, Vitória Régia e São Cristovão. Neste caso, a Companhia alega que uma pane nas redes elétricas teria ocasionado o problema.
ATÉ QUANDO COSANPA? 5
Historicamente, o péssimo serviço prestado pela Cosanpa parece não ecoar nas agendas dos políticos, a não ser no período eleitoral. Aliás, fazem justamente o contrário, colocam a culpa na população. Como fez um vereador santareno, que utilizou a Tribuna da Câmara, para alegar entre outras coisas, que a situação atual é resultado da inadimplência. Assim fica fácil retirar a responsabilidade da Cosanpa e de quem concedeu o serviço público essencial à vida.
CNH FALSA
Um empresário santareno, proprietário de locadora de veículo, ficou no prejuízo após alugar um carro para uma pessoa que apresentou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) falsificada. O tal cliente se envolveu em acidente de trânsito, e quando o dono da locadora acionou o seguro, foi informado pela seguradora que a CNH do locatário do veículo era falsa. Sendo assim, não conseguiu a cobertura do seguro.
FALTA FISCALIZAÇÃO
Uma fonte informou à Coluna, que o Sindicato de Taxistas de Santarém (SINTSAN) está indignado e quer providências em relação a não fiscalização de irregularidades, que estariam sendo engendradas por motoristas de aplicativos, bem como pelas empresas.
FALTA FISCALIZAÇÃO 2
A primeira questão é o descumprimento da legislação municipal que trata do tema, como por exemplo, o Decreto que determina a realização do cadastro, a organização, coordenação, fiscalização e controle das empresas Operadoras de Transporte de Passageiros por meio de aplicativos no Município de Santarém.
FALTA FISCALIZAÇÃO 3
Para o Sindicato, acontece o transporte clandestino de passageiros em razão dos motoristas de aplicativos não estarem fazendo uso das plataformas. Eles estariam utilizando painéis letreiros de leds, onde anunciam ser motorista de aplicativo, para atrair passageiros sem o uso devido da plataforma (aplicativo).
FALTA FISCALIZAÇÃO 4
A situação estaria acontecendo em lugares específicos, como no Aeroporto, Rodoviária e no porto do DER, ocasião em que os motoristas das respectivas empresas de aplicativos, supostamente aliciam os passageiros para pegarem corrida. O que contraria a Lei, uma vez que a ação só é permitida para chamar profissionais taxistas.
FALTA FISCALIZAÇÃO 5
De acordo com o Sindicato, já acionaram a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), inclusive aconteceu uma reunião em que o tema foi tratado. Porém, segundo os taxistas, a SMT alegou que não possui efetivo para realizar fiscalização nos locais indicados. A Coluna apurou que a denúncia chegou ao Ministério Público, que deverá tomar providências nos próximos dias.
SUSTO
Funcionários de um bar situado na esquina da Avenida Mendonça Furtado com Turiano Meira, em Santarém, escaparam de serem atingidos por uma estrutura de um prédio em construção que desabou.
SUSTO 2
Imagens de videomonitoramento registraram o momento que uma mureta cai no teto e invade a cozinha, onde duas funcionárias estavam. Momentos antes elas haviam se afastado para organizar o local, quando foram surpreendidas.
SUSTO 3
Nas imagens enviadas à Coluna, é possível ver tijolos e outros materiais de construção caindo. Apesar do susto, ninguém saiu ferido do local, mas infelizmente os prejuízos ficaram. O caso foi registrado na 16ª Seccional de Polícia Civil para as medidas cabíveis.
SUSTO 4
Um advogado que mora ao lado também teve seu imóvel comprometido com o ocorrido. Uma equipe da Defesa Civil esteve no local para avaliar o incidente e isolar a área. A expectativa agora é que seja realizada uma perícia para determinar as causas do desabamento.
Por Baía