sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Projeto Curauá está em expansão na cidade de Belterra

Na manhã da última terça-feira (20) o prefeito de Belterra, Geraldo Pastana, reuniu com o diretor da Pematec Triangel, Alberico Pasquetto, o coordenador da Emater daquele município, Elton Ferreira, e Cristovam Sena da Emater Santarém, para discutir ações que promovam a expansão da cultura do Curauá nas comunidades de Belterra.
O Curauá foi implantado há dois anos na Comunidade de Chibé no quilômetro 92 da BR-163 e teve grande aceitação entre os produtores. Com um financiamento (DRS) do Banco do Brasil, 14 famílias iniciaram o Projeto e este ano já começaram a fornecer fibras à Pematec, sendo entregues a partir de julho mais de cinco toneladas, movimentando mais de 20 mil reais na comunidade.
Com o presente sucesso do Curauá em Chibé, outras comunidades circunvizinhas procuraram a Prefeitura de Belterra para participar do Projeto. Desta forma, surgiu a necessidade de ser realizado um Dia de Campo no próximo dia 07 de novembro na Comunidade de Chibé que envolverá principalmente as comunidades de São Jorge e Nazaré. O objetivo desta ação é criar um pólo de plantação de Curauá em Belterra, centralizando os projetos nestas três comunidades.
O prefeito Geraldo Pastana garantiu apoio ao evento, bem como anunciou melhorias em infraestrutura no ramal de acesso destas comunidades. Os técnicos da Emater serão responsáveis pelas exposições técnicas aos produtores. O Banco do Brasil será convidado para acompanhar os projetos de financiamentos e oferecer as linhas de créditos mais adequadas. E a Pematec estará presente para garantir a compra da produção de fibras feita pelas novas famílias de Belterra.

Assessoria de Comunicação
Pematec Triangel do Brasil
Unidade Santarém - Pará