quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Santarém terá fiscalização especial

Deu no Liberal
Os municípios paraenses de Santarém, Pau D’Arco e Viseu passarão pela fiscalização especial da Controladoria-Geral da União (CGU), que visa identificar a forma como as prefeituras aplicaram os recursos repassados pela União para a execução descentralizada de programas federais. No total, 60 municípios de todo o País foram escolhidos para a 30ª edição do Programa de Fiscalização, a partir de sorteios públicos.
De acordo o ministro-chefe da CGU, Jorge Hage, o programa, criado em 2003, está definitivamente consolidado. Prova disso, segundo ele, 'são as inúmeras ações na Justiça ingressadas pela Advocacia-Geral da União e pelo Ministério Público com base nas fiscalizações feitas pela CGU'.
Santarém, com 276.665 habitantes, foi o município sorteado mais populoso dessa edição. Quixaba, na Paraíba, é a cidade com o menor número de habitantes, apenas 1.488. Desde o lançamento do programa, já foram sorteados 1.641 municípios. Só do Pará, foram 90 até agora, ou seja, cerca de 62% dos municípios paraenses já passaram pela triagem da CGU