sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Assinado projeto de criação da UFOPA em Santarém

Brasília - O presidente da República em exercício, José Alencar, sancionou nesta quinta-feira (5), em Brasília, o Projeto de Lei 2.879/09, que cria a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Primeira universidade pública com sede no interior da região amazônica, a Ufopa será instalada no município de Santarém, no início de dezembro. A governadora Ana Júlia Carepa compareceu à solenidade e comemorou a criação da nova universidade: "Esta é uma luta de muito tempo e fruto da união do Estado. A população do oeste paraense merece este presente", frisou. A Ufopa absorverá o campus da Universidade Federal do Pará (UFPA) em Santarém e uma unidade descentralizada da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra-Tapajós).
A meta é receber aproximadamente 10 mil estudantes de cursos de graduação. Ana Júlia Carepa disse que a Ufopa é um investimento essencial para o desenvolvimento do oeste do Pará, uma vez que a região reúne os municípios mais distantes da capital paraense.
A nova instituição deverá promover a cooperação regional e internacional, com a participação dos demais Estados da Amazônia Legal - Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão e do Mato Grosso - e dos outros países membros da Organização do Tratado da Cooperação Amazônica (Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela).

Da Redação Secretaria de Comunicação