sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Nova ameaça de paralisação do Hospital Regional


O deputado estadual Alexandre Von (PSDB/PA), usando a tribuna da Assembleia Legislativa do Estado do Pará na Sessão Ordinária desta quarta-feira (04/11/2009), informou que por deliberação do corpo clínico do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em assembleia realizada na noite da última terça-feira (03/11/2009), os profissionais médicos do HRBA irão paralisar novamente os serviços médico-hospitalares, inclusive novas internações na UTI adulto, a partir da próxima segunda-feira (09/11/2009) caso os compromissos assumidos pela SESPA (Secretaria de Estado de Saúde Pública), através da Secretária Estadual de Saúde Silvia Comaru, não sejam resgatados até esta data. Dentre os compromissos assumidos, constam a atualização dos salários dos profissionais médicos com o pagamento dos meses de setem bro e outubro, o retorno de serviços especializados que foram desmontados, tais como endocrinologia, reumatologia, otorrinologia, oftalmologia, cirurgia buco-maxilo, setor de triagem e outros, bem como a implantação de serviços médico-hospitalares que até hoje não funcionaram no HRBA.
Para o deputado Alexandre Von, o caos na gestão do Hospital Regional do Baixo Amazonas é a demonstração do descaso e da incompetência do Governo do Estado com a saúde pública.

Von é contra a municipalização do Hospital Regional

Em seu pronunciamento, Alexandre Von repudiou a proposta de municipalização do Hospital Regional do Baixo Amazonas que vem sendo defendida, na mídia local, por setores da Prefeitura Municipal de Santarém. "A Prefeitura Municipal de Santarém não é exemplo de competência e qualidade na gestão do Hospital Municipal de Santarém, além do que nunca conseguiu por em funcionamento plenamente o Hospital de Mojuí dos Campos. Vale destacar que o HRBA possui uma área de abrangência que engloba 19 municípios e 1 milhão de habitantes devendo, portanto, ser responsabilidade do Estado a sua manutenção", frisou Von. "Cabe à Prefeitura de Santarém aprimorar os serviços de atenção básica de saúde, fortalecer e ampliar a urgência e emergência do Hospital Municipal", completou.