FAÇA A SUA DOAÇÃO

A sua contribuição pode fazer a diferença! COMO AJUDAR a fortalece nosso trabalho, COLABORE COM O BLOG DO COLARES - pix (93) 99141-2701.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

A Audiência pública irá decidir implantação da Ufopa

Para discutir a implantação da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA, no Município de Santarém, será realizada audiência pública nesta quarta-feira (9). Na ocasião, será discutido o direcionamento do currículo universitário, o local de implantação, a estrutura da universidade, processo de ingresso, cursos de graduação e grade curricular.
A universidade, que é vinculada ao Ministério da Educação (MEC), além de ministrar o ensino superior, desenvolve pesquisas em diversas áreas do conhecimento, promove a extensão universitária e é focada na preservação do meio ambiente (em especial o amazônico). Em relação aos estudantes que estavam matriculados nos cursos transferidos, todos passaram a fazer parte do quadro de alunos da Ufopa.
Na reunião, a Reitoria da Ufopa e a Comissão Popular para a Nova Universidade, irão prestar esclarecimentos à população e permitir a manifestação dos interessados.

IMPLANTAÇÃO

Em novembro, o Congresso Nacional decretou a lei nº 12.085/09, sancionada pelo vice-presidente da República, José Alencar, que cria a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Com sede em Santarém, a instituição, resultante do desmembramento da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), promoverá um concurso para preencher 764 vagas em diferentes áreas de atuação.
Os cargos ocupados e vagos do quadro de pessoal da UFPA serão redistribuídos à Ufopa. As oportunidades, todas efetivas, distribuem-se entre as funções de professor da carreira de magistério superior (432), técnico-administrativos de nível médio (212) e técnico-administrativos de nível superior (120).
( Ascom Procuradoria da República no Pará

Redação: Discutir o quê? Se já enfiaram goela abaixo, reitor e diretores de departamentos. Concordo com os que afirmam que a UFOPA já nasce velha. Debater o quê..., se tudo foi imposto e enfiado no  ..  da gente.