FAÇA A SUA DOAÇÃO

A sua contribuição pode fazer a diferença! COMO AJUDAR a fortalece nosso trabalho, COLABORE COM O BLOG DO COLARES - pix (93) 99141-2701.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Plebicito sobre Carajás divide opiniões na AL

A aprovação, pelo Senado, do projeto de decreto legislativo que prevê a realização de plebiscito sobre a criação do Estado de Carajás dividiu opiniões dos deputados paraenses. A proposta seguirá para a Câmara, onde até os mais otimistas acreditam que ele deve percorrer um longo caminho com poucas chances de aprovação.
Entusiasta da divisão, Parsifal Pontes (PMDB) saudou a decisão como um sinal de que a bancada favorável à criação do novo Estado está mobilizada, mas disse que a batalha mais difícil ainda estar por vir. “O passo mais complicado será na Câmara Federal onde não contamos com o apoio das bancadas do Sul e Sudeste já que eles entendem que a criação de mais um Estado mudaria a correlação de forças em relação ao Norte”.
“Achei correta a decisão. A sociedade tem que discutir essa dificuldade de administrar um Estado com as dimensões do Pará”, concordou o tucano José Megale que se gaba de conhecer 141 dos 144 municípios paraenses (já contando com o recém-criado Mojuí dos Campos). Megale citou como exemplo do distanciamento da capital os casos de Faro e Afuá que estão mais próximas da capital do Amazonas e do Amapá que de Belém e reclamou da falta de viagens dos secretários de Estado ao interior do Pará.
Os parlamentares que defendem a proposta citam a ausência do Estado como uma das razões para a cisão do Pará. Morador de Marabá, o deputado João Salame (PPS) estava entre os que comemoravam a decisão.

Redação: O Estado do Tapajós, que se encontra bem na frente, aos poucos vain indo pro beleleu. Culpar quem? Nossas forças representativas que não conseguem levantar o projeto para a criação do novo estado.
Hora de trocar?