sábado, 30 de janeiro de 2010

Governo apoia projetos de infraestrutura no território da BR-163

Da Redação

Agência Pará

A Gerência de Arranjos Produtivos Locais da Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sedect) atua junto aos territórios rurais com projetos de infraestrutura, para apoiar as ações desenvolvidas nesses territórios, em alinhamento com a política de desenvolvimento sustentável do Governo do Pará. A iniciativa utiliza recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), liberados via Caixa Econômica Federal para o programa Territórios da Cidadania.
Os projetos concebidos para os territórios rurais pela assessoria técnica da Gerência de Arranjos Produtivos Locais da Sedect, em parceria com as comunidades desses territórios, são cadastrados no Sistema de Gestão de Convênios e Contrato de Repasses (Siconv), para que consigam captar recursos financeiros para a implementação. A gerência ajuda a elaborar, analisar, reformular e cadastrar esses projetos.
Entre os projetos apoiados está a criação de uma agroindústria de beneficiamento de mandioca e seus subprodutos, na comunidade Apacê, no município de Aveiro, na área da rodovia BR-163. Esse projeto vai beneficiar 300 produtores familiares de forma direta e indireta e tem como função principal transformar a produção de farinha para subsistência em uma fonte de renda mais completa.
Outro projeto é a aquisição de equipamentos para implantação de uma micro usina de processamento de leite para a produção de queijo mussarela, pela Associação de Produtores Rurais do Vale do Jamanxin, que vai beneficiar mais de 3,5 mil produtores familiares de forma direta e indireta.
O aproveitamento do soro e resfriamento do leite nas propriedades rurais da Cooperativa Agro-leiteira Transamazônica (Coopetra), no Km 318 da rodovia Rurópolis-Pará, é outro projeto apoiado pela Gerência de Arranjos Produtivos Locais da Sedect. A iniciativa vai beneficiar 402 famílias no local. Os projetos relacionados à pecuária leiteira serão de fundamental importância para o fortalecimento da bacia leiteira do território da BR-163.
Sedect