sexta-feira, 28 de maio de 2010

TRE instala 104ª Zona Eleitoral, em Santarém

Na manhã desta sexta-feira (28) foi instalada oficialmente a 104ª Zona Eleitoral. Foi em Santarém e já é a terceira da cidade. O ato de instalação foi presidido pelo desembargador Ricardo Nunes, vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Pará, e aconteceu na Central de Atendimento ao Eleitor daquele município.
“Teremos agora um fluxo de atendimento com mais tranqüilidade. Poderemos desafogar as 20ª e 83ª Zonas Eleitorais, assim como o trabalho dos juízes e servidores dos cartórios, além de que teremos um maior poder de fiscalização”, explicou o vice-presidente Ricardo Nunes. Administrativamente, a 104ª ZE inicia suas atividades na próxima semana, inclusive com gerencia de dados no sistema de informação do Tribunal. Até que seja efetivado um juiz titular, a juíza da 83ª Zona Eleitoral, Betânia Pessoa, responderá pela nova ZE.
Um público de 57 mil eleitores será atendido pela nova ZE. A abrangência envolve a cidade de Belterra e a área Oriental de Santarém, de seções jurisdicionadas tanto pela 20ª quanto pela 83ª Zona Eleitoral. Um estudo foi realizado em 2009 e apresentado ao Tribunal Superior Eleitoral, a fim de se aprovar a criação da nova ZE. Com a instalação, a cidade mocoronga assume, no interior do Estado, o primeiro lugar em número de eleitores.
Atendimento
A 104ª Zona Eleitoral, instalada em Santarém, contará com 141 locais de votação e 230 seções eleitorais.  Nos próximos 15 dias, o TRE deve divulgar detalhes da convocação de 27.800 eleitores, que terão os títulos reimpressos contendo, agora, a numeração da 104ª Zona Eleitoral.
No ato de instalação estavam presentes Daniel Sobral, juiz federal e membro - titular da Corte do TRE, as juízas Maria do Ceo Coutinho (Propaganda Eleitoral), Ezilda Pastana (substituta), Betânia Pessoa (da 83ª Zona Eleitoral), os promotores Paulo Monteiro (83ª ZE) e Larissa Brandão (20ª ZE) e os chefes de Cartório Breno Barata (83ªZE) e Márcio Mendonça (20ª ZE). (ASCOM-TRE/Mídia 4)