sexta-feira, 28 de maio de 2010

Santarém combate o comércio clandestino de gás

O Grupo de Combate ao Crime Organizado (GCCO), da Polícia Civil de Santarém, oeste do Estado, já apreendeu 70 botijões de gás, durante uma megaoperação de combate a crimes contra a ordem econômica no município.
Os policiais atuam, de forma intensificada, na repressão à comercialização clandestina de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), o gás de cozinha. A ação policial foi desencadeada no último dia 11 após o GCCO receber pedido de providência da promotora de Justiça Janaína Andrade de Sousa.
O delegado Silvio Birro, titular do Grupo, determinou instauração de inquérito policial para apurar condutas de comerciantes que, em tese, praticavam crime contra a ordem econômica previsto no artigo 1.º, da Lei n.º 8.176/91, e crime previsto no Código de Defesa do Consumidor. Com base nisso, a Polícia Civil representou junto ao Poder Judiciário pela decretação de Mandados de Buscas e Apreensões dos produtos de crime, no caso, botijões de GLP. O pedido foi deferido pelo juiz de Direito, Rômulo Nogueira de Brito. O magistrado expediu 59 Mandados de Busca e Apreensão Domiciliar e em Estabelecimento Comercial.
Durante a operação, que contou com a participação de policiais do Grupo de Combate ao Crime Organizado, da Superintendência Regional do Baixo e Médio Amazonas, da Seccional Urbana de Santarém, da Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher e da Polícia Militar, com apoio do Corpo de Bombeiro Militar e do Ministério Público Estadual, foram apreendidos 70 botijões de gás. O combate a crimes contra a ordem econômica, na região Oeste do Pará, segundo o delegado Silvio Birro, obedece diretrizes da Delegacia-Geral da Polícia Civil, sob supervisão da Diretoria de Polícia do Interior (DPI).
(Ascom/ Polícia Civil)