quarta-feira, 30 de junho de 2010

Confira as principais notícias e hoje - 30 de junho

Política
1. Dilma terá tempo de TV 35% maior que Serra

Reportagem da Folha (para assinantes) relata que candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, terá 40% do total do tempo de TV destinado à propaganda eleitoral dos presidenciáveis, contra 29,5% do candidato tucano José Serra. A candidata do PV Marina Silva teria apenas 1 minuto e 10 segundos de exposição na televisão. Segundo o jornal, será a primeira vez desde a redemocratização que um candidato do PT será líder em propaganda partidária.
2. PSDB insiste em chapa puro-sangue
Apesar do impasse com o DEM, o comando do PSDB ainda insiste em manter um tucano como vice de José Serra na corrida presidencial. Segundo reportagem do Estadão, para tentar amenizar os ânimos, Serra esteve reunido com a cúpula do DEM com o objetivo de encontrar uma saída para o impasse entre as duas legendas aliadas. Com convenção do DEM marcada para amanhã, o presidente da legenda Rodrigo Maia (RJ) obteve aval até para romper a coligação com o PSDB em torno de Serra se considerar necessário.
Sociedade
3. Sobe para 54 o número de mortos no Nordeste

A chuva que voltou a atingir ontem o Nordeste fez o nível de rios subir novamente provocando a morte de uma criança em Recife, a 54ª vítima dos temporais que assolam a região. De acordo com o jornal Estado de S. Paulo, em Pernambuco e Alagoas pelo menos 27 municípios estão em calamidade pública. Para tentar amenizar os danos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou decreto permitindo a antecipação do pagamento de benefícios previdenciários para cerca de 100 mil pessoas que moram nos dois estados.
4. Facção criminosa agora fabrica ecstasy
Apreensão feita recentemente pela polícia de São Paulo mostra que a facção criminosa PCC está diversificando seus negócios e buscando novos públicos. De acordo com reportagem da Folha (para assinantes) a Polícia Civil apreendeu no dia 28 de maio 20 comprimidos de ecstasy fabricado pelo PCC numa favela perto do aeroporto de Congonhas. “Não tem uma cara boa, tem uma aparência meio 25 de Março, meio Chinatown, mas é ecstasy”, afirma a delegada Sueli Neute, do Denarc, o departamento de narcóticos da Polícia Civil.
Mundo
5. São Paulo é cidade mais cara das Américas

Por causa da aceleração da economia e da valorização do Real, São Paulo foi eleita a 21ª cidade mais cara do mundo e a mais cara das Américas pela pesquisa Global Mercer de Custo de Vida. De acordo com reportagem da Folha, a cidade que ocupa o topo da lista é Luanda, capital de Angola, à frente de Tóquio, no Japão, e de Ndjamena, no Chade. Entre as 214 cidades pesquisadas, Karachi, no Paquistão, é a mais barata.
6. Estados Unidos detectam desvio de US$ 3 bi em verbas para tropas
Pelo menos US$ 3 bilhões destinados à reconstrução e à manutenção de tropas estrangeiras no Afeganistão deixaram o país nos últimos três anos. Segundo denúncia do jornal americano The Wall Street Journal, o alto valor, que corresponde a cerca de um quarto do PIB do Afeganistão, levanta a suspeita de que tenha sido desviado da ajuda humanitária e de contratos para prover segurança e suprimentos às forças militares lideradas pelos Estados Unidos. A quantia consta nos registros da alfândega do aeroporto de Cabul aos quais o jornal teve acesso. O caso está sob investigação do governo americano.
Economia
7. China e Taiwan assinam acordo histórico de livre-comércio

Representantes do governo da China e de Taiwan assinaram hoje na cidade chinesa de Chongqing o Acordo Marco de Cooperação Econômica (AMCE), tratado de livre-comércio que abre uma nova fase nas relações entre dois territórios em conflito desde 1949. Segundo reportagem do Estadão a China dará tratamento preferencial aos bancos e hospitais taiwaneses em seu território e reduzirá tarifas sobre 539 produtos da ilha. Em contrapartida Taiwan reduzirá tarifas sobre 267 produtos chineses. Os dois países esperam remover tarifas em determinados produtos por até três anos.
8. Índice que reajusta aluguel cai em junho
Balanço realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostra que o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), usado como referência na maioria dos contratos de aluguel, caiu 0,85% em junho, ante variação de 1,19% em maio. De acordo com reportagem da Folha no ano a variação do índice foi de 5,68%, enquanto nos últimos 12 meses foi de 5,17%.
9. Reserva para compra de ações do BB termina hoje
Investidores que pretendem comprar ações do Banco do Brasil (BB) precisam fazer até hoje a reserva na oferta pública do banco. De acordo com reportagem da Folha, o BB deve oferecer ao mercado 286 milhões de novas ações ordinárias, juntamente com outras 70,84 milhões de ações do mesmo tipo, de outros acionistas. O banco deve anunciar amanhã o rateio desses papéis e o preço por ação.
Esporte
10. Fifa estuda rever uso de tecnologia para evitar erros de arbitragem

Os erros de arbitragem nos últimos jogos da Copa do Mundo fizeram o presidente da FIFA Joseph Blatter anunciar ontem a possibilidade do uso de tecnologia para evitar novas falhas. De acordo com reportagem do Estadão, Blatter se desculpou às delegações do México e da Inglaterra pelos erros e reconheceu que “não faria sentido, perante a evidência destes erros, não reabrir o debate sobre o uso das novas tecnologias na arbitragem”.
Por Ana Galli/Revista Época/on-line