terça-feira, 31 de agosto de 2010

Informações importantes

Dicas de como evitar ‘spams’

Para navegar na internet com segurança, alguns cuidados são necessários. Diante de ameaças virtuais, como vírus, o internauta precisa estar atento para não colocar em risco o equipamento e até mesmo informações pessoais do usuário.
Um dos problemas mais comuns são os conhecidos ‘spams’, aqueles e-mails não solicitados, normalmente enviados a um grande número de pessoas. Há também os ‘spams zombies’, que contêm códigos maliciosos que podem colocar a segurança do computador em risco. Analistas de sistemas  explicam que normalmente os ‘spams’ vêm como mensagens de prêmios falsos, produtos que nunca foram solicitados, pedidos de atualização de dados ou mensagens pedindo para divulgar o desaparecimento de alguma pessoa.
Analistas afirmam que, nesses casos, o melhor é deletar a mensagem imediatamente, sem abrir. “Geralmente o vírus se instala quando a pessoa clica ou responde a mensagem”, diz.
Outra dica é sempre desconfiar de remetentes desconhecidos e não abrir anexos ou baixar programas vindos nesses e-mails.
Quando o computador é infectado por algum vírus vindo por spam, o usuário fica sujeito a ter suas informações expostas na rede, como fotos pessoais. Outro risco é ter as informações de seu computador monitoradas por outras pessoas. “Podem hackear desde números de conta de banco até senhas de sites de vendas”, afirma o analista. O computador também pode ser usado para enviar spams para outras máquinas.( Revista de Informática)