segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Mundurukus é campeã do Festribal com ‘pajelança’

No 16º ano, o festival folclórico atraiu 30 mil pessoas ao tribódromo para ver a evolução dos grupos
Com o tema “Pajelança”, a tribo Mundurukus foi a campeã do XVI Festribal, no último sábado, em Juruti, oeste do Estado. O evento mais importante da cidade atraiu este ano cerca de 30 mil pessoas para o Tribódromo, uma grande arena em formato de canoa, nos três dias de festival.
Na tentativa de levar novamente o título, a vencedora de 2009, a tribo Muirapinima, abriu a competição com o tema “Amazônia, Nosso Amor”, às 20h30, seguida do espetáculo dos Mundurukus. Cada tribo teve duas horas e meia de evolução.
No domingo, às 15h, foram avaliados 16 itens individuais e coletivos. Os três jurados foram unânimes nas notas dos quesitos “alegoria” e “índia guerreira”, que somaram 10 pontos cada para o resultado final da apuração, a qual consagrou bicampeã a tribo Mundurukus.
Com 468 pontos validados no Tribódromo de Juruti, a festa dos Mundurukus foi até a madrugada de hoje no QG (Quartel General) Universo Mundurukus. A tribo Muirapinima fechou a apuração com 459,5 pontos.
HISTÓRIA DAS TRIBOS
O Festribal surgiu em 1993, numa evolução do Festival Folclórico de Juruti, que apresentava cordões de pássaros, quadrilhas, bumba-meu-boi e carimbó. O primeiro Festribal aconteceu com uma coreografia indígena denominada “Tribo Mundurukus”. Em 1994, foi criado outro grupo, denominado “Tribo Muirapinima”, para concorrer com os Mundurukus. Muirapinima é o nome de uma árvore cuja madeira de lei era utilizada para fabricação de móveis no período colonial. (Direto de Juruti)