segunda-feira, 2 de agosto de 2010

TSE lança campanha para conscientizar eleitores



No último sábado (31), a Justiça Eleitoral começou a veicular, em todas as emissoras de rádio e TV, campanhas de esclarecimento e conscientização do eleitor. Em rede nacional, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski, lançou a campanha em um pronunciamento onde chamou a atenção dos eleitores sobre a necessidade de analisar a vida pregressa dos candidatos.
“Analise a vida dos candidatos. Verifique se eles já fizeram algo de bom pela sociedade. Não troque o seu sagrado direito de votar por uma vantagem pessoal”, disse Lewandowski. Segundo o ministro, o objetivo da campanha “é informar, conscientizar o eleitor acerca do seu voto e mostrar a importância de sua participação no processo eleitoral”.
Além de conscientizar os eleitores, a campanha vai lembrar que, no dia das eleições, será necessário apresentar no local de votação dois documentos: o título de eleitor e o documento de identidade oficial com foto. A Justiça Eleitoral reforça que aqueles que não tiverem o título ou identidade devem providenciar o mais rápido possível. A reimpressão do título pode ser feita nos cartórios eleitorais até o dia 23 de setembro.
Em vídeo de um minuto, o ator Marcius Melhem faz a comparação da urna eletrônica com uma máquina em que as pessoas podem escolher o seu destino. “Você já imaginou se existisse uma máquina onde você pudesse escolher o seu destino?”, diz o ator. A campanha será veiculada até o dia 3 de outubro.(TSE)