quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Cai obrigatoriedade de levar dois documentos

Cai obrigatoriedade de levar dois documentos (Foto: Reprodução) 
Cai obrigatoriedade de levar dois documentos (Foto: Reprodução)
Com o placar de 7 votos a 0, o Supremo Tribunal Federal (STF) caminha para decisão de barrar a obrigatoriedade de levar dois documentos no dia das eleições, como havia sido determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A sessão está sendo realizada neste momento no STF.
Após intervalo de 20 minutos, a sessão que julga o pedido de liminar do PT contra a obrigatoriedade dos dois documentos no dia eleição, a ministra Carmem Lúcia fez a sua explanação e votou a contra a obrigatoriedade. O voto também foi acompanhado pelo ministro Dias Tóffoli, deixando o placar 4 x 0 contra a obrigatoriedade dos dois documentos no dia da eleição.
O ministro Ricardo Lewandowski argumenta que a obrigatoriedade de dois documentos aumentaria as filas durante a votação, ocasionanto diversos transtornos. Durante a sua explanação ele afirma que seria possível voltar com um documento sem foto, certifcado pela mesa. No entanto, os ministros Gilmas Mendes e Marco Aurélio se dizem contra a proposta de Lewandowski.
Com a rejeição da proposta, Ricardo Lewandowski decide apoiar seus colegas e vota contra a obrigatoriedade. Virando o placar para 5 x 0.
O ministro Joaquim Barbosa também decide votar contra a obrigatoriedade.
O ministro Ministro Ayres Britto defendeu o uso de apenas um documento para a votação e acrescenta mais um contra a obrigatorierade. Com o placar de 7 x 0, Ayres sela a decisão do STF.
 (Notícias direto do  STF)