sexta-feira, 1 de outubro de 2010

FALTAM DOIS DIAS PARA O DIA TRÊS

No momento em que, o prezado leitor, estiver passando uma vista d’olho, neste texto, estão faltando precisamente dois dias para o dia 03 de outubros, data de muita importância, para a história contemporânea e para o futuro deste País, para nossa região e, em especial, para os santarenos.
A se considerar a grande quantidade de “paraquedistas” que aqui estiveram à cata de voto, no terceiro maior colégio eleitoral do Estado (já foi o segundo), durante o período de campanha podemos considerar, lamentavelmente, que não passaremos de mais de dois deputados estaduais e talvez dois federais, eleitos por aqui.
Por que desta invasão toda? É que aqui, dizem muitos eleitores, os nossos candidatos costumam dar “chá de banco”, nos que os procuram ou, às vezes, não cumprem com os compromissos assumidos, não só pessoais, como com as entidades, ou associações de classe. Perdem o crédito e os “franco atiradores”, na surdina, acabam levando muitos votos daqui, como aconteceu com o inimigo público número um do estado do Tapajós, Zenaldo Coutinho, lembram?, continua pregando contra a separação do Pará e levou, na eleição passada, trinta e cinco mil votos da região, e o que deu em troca para o Município? Nada! Só mesmo a obstrução pela criação do Estado do Tapajós. E continua enviando cartinha contra o separatismo. Este não merece o nosso e o seu voto.
Aí está o primeiro compromisso que o eleitor santareno e da região Oeste do Pará deve observar. O compromisso com o que a região precisa para se desenvolver. Tudo é uma sequência  lógica:  Energia, estrada, porto, zona franca e, principalmente, o asfaltamento da BR 163. Tão prometido pelos últimos presidentes e nada fora do papel. Reflita.
Outra, esperamos nestes dois dias para o dia três de outubro que não haja aqueles expedientes que houve na eleição passada, para Prefeito. Que o povo não esqueça o episódio, do prédio, onde funciona a Caixa Econômica. O comitê contra a corrupção eleitoral fechou a boca. E a alta movimentação nos bairros mais periféricos, a zona rural, mudando o resultado de uma eleição em cima da hora. É a lei de Gérson. Ainda bem que os bancários estão em greve.
Neste pleito assuma um compromisso com a dignidade, com os menos fichas sujas já que TSE não confirmou a validade para esta eleição, só após, destas acontecerem, que desrespeito com a população! 
Vote contra os que não querem o desenvolvimento de nossa região Oeste, contra aqueles que só aparecem de quatro em quatro anos. Trabalhe para eles, empunhe as bandeiras, vá bater à porta, mas na hora de votar, vote nos candidatos da região, ORIXIMINÁ, MONTE ALEGRE, ALENQUER, ALMEIRIM, ITAITUBA e SANTARÉM, menos. Vamos banir com o nosso voto os “paraquedistas” que nada irão ajudar o nosso Município e a nossa região.
Vote contra os desmandos, os abusos de poder, principalmente econômico, basta ver o monte de caminhões, diariamente trafegando cheio de placas de candidato, distribuindo pelas ruas e ônibus, com pessoas para panfletar nos bairros.
Vamos votar em favor das escolas semi destruídas como: Olindo Neves, Madre Imaculada, Romana Leal, Frei Othmar, Álvaro Adolfo, Frei Ambrósio, Richard Heminghton. só na zona urbana. Vamos votar contra a violência urbana, a favor da antiga bandeira de campanha de muitos candidatos, como a água, a luz nas periferias, o asfaltamento das ruas, do terminal hidroviário da praça Tiradentes ou da Tecejuta, do Aeroporto Maestro Wilson Fonseca, do terminal rodoviário. Pelos aposentados e pelo excesso de fiscalização nas leis ambientais.
Eu não sou técnico ou especialista em informática, mas neste País, de que em cada esquina tem mil e um produtos falsificados, com o que tem ocorrido nas eleições anteriores, tenho minhas dúvidas quanto ao uso da urna eletrônica. Mas, acima de tudo, vá, vote, mas não vote em candidato “paraquedista”, ou de outras regiões, tenha dignidade, vote por Santarém.