sábado, 30 de outubro de 2010

Os 13 compromissos do programa de governo de Dilma

A seis dias da eleição, a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, lançou nesta segunda-feira (25) seu programa de governo. O plano defende o fortalecimento da democracia política, econômica e social e se compromete também com a “garantia irrestrita” de liberdade religiosa, de imprensa e de expressão e o aprofundamento dos direitos humanos.
O programa, intitulado “Os 13 Compromissos Programáticos de Dilma Rousseff para Debate na Sociedade Brasileira”, foi redigido no primeiro turno, mas passou por mudanças e só está sendo divulgado agora porque o comitê petista teve receio de criar mais polêmicas. Temas como controle social dos meios de comunicação, taxação de grandes fortunas e jornada de 40 horas semanais, sem redução do salário, foram cortados do programa para não alimentar controvérsias.
Os 13 compromissos:
1 – Expandir e fortalecer a democracia política, econômica e socialmente.
2 – Crescer mais, com expansão do emprego e da renda, com equilíbrio macroeconômico, sem vulnerabilidade externa e desigualdades regionais.
3 – Dar seguimento a um projeto nacional de desenvolvimento que assegure grande e sustentável transformação produtiva do Brasil.
4 – Defender o meio ambiente e garantir um desenvolvimento sustentável.
5 – Erradicar a pobreza absoluta e prosseguir reduzindo as desigualdades. Promover a igualdade, com garantia de futuro para os setores discriminados na sociedade.
6 – O Governo Dilma será de todos os brasileiros e brasileiras e dará atenção especial aos trabalhadores.
7 – Garantir educação para a igualdade social, a cidadania e o desenvolvimento.
8 – Transformar o Brasil em potência científica e tecnológica.
9 – Universalizar a saúde e garantir a qualidade do atendimento do SUS.
10 – Prover as cidades de habitação, saneamento, transporte e vida digna e segura para os brasileiros.
11 – Valorizar a cultura nacional, dialogar com outras culturas, democratizar os bens culturais e favorecer a democratização da comunicação.
12 – Garantir a segurança dos cidadãos e combater o crime organizado.
13 – Defender a soberania nacional. Por uma presença ativa e altiva do Brasil no mundo.