sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Everaldo Martins Filho assumirá o Planejamento Municipal

Por: Manoel Cardoso/Jonal "O Impacto"
Depois da eleição do último domingo, 31 de outubro, como de praxe, muitas secretarias de Governo do Pará e da administração municipal, em Santarém, deverão passar por um período de mudanças, segundo fontes ligadas à administração pública, tanto no âmbito estadual quanto municipal. Em Santarém, o atual titular da Casa Civil do Pará, Everaldo Martins Filho (foto), que antes da eleição ocupava o cargo de Chefe da Casa Civil, após a derrota da Governadora nas urnas, deverá voltar a Santarém, onde deve reassumir a partir da próxima semana a Secretaria Municipal de Planejamento (Semplan).
O secretário da Casa Civil do Pará atuou na Secretaria de Planejamento de Santarém desde o início do governo da prefeita Maria do Carmo. Ele foi nomeado pela governadora Ana Júlia Carepa no final de fevereiro deste ano para assumir a Casa Civil do Pará, substituindo o então secretário Claudio Puty, que foi candidato a Deputado Federal nas últimas eleições e foi eleito.
A decisão foi tomada pela governadora Ana Júlia carepa, assim como os detalhes dos acertos da transição da administração da referida Secretaria. A governadora Ana Júlia teve como objetivo antecipar a reforma administrativa prevista para o início de abril último, quando todos os ocupantes de cargos no Executivo que pretendiam ser candidatos nas eleições de outubro tiveram que deixar o governo logo depois do carnaval.
Everaldo Martins assumiu a Casa Civil do Pará no dia primeiro de março. Após a saída de Everaldo, o ex-secretário de saúde Emanuel Silva assumiu a Secretaria de Planejamento em Santarém. A posse de Everaldo Martins na Casa Civil foi acompanhada por representantes de movimentos sociais e políticos, presidentes de agremiações partidárias, secretários de Estado, representantes de instituições públicas e servidores. O ministro-chefe das Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, também prestigiou o evento.
ALIANÇAS – Durante sua trajetória na Casa Civil do Pará, Everaldo Martins atuou na engenharia política não só do Governo, mas como membro do PT também nas alianças em relação às eleições de outubro deste ano. Ele atuou como articulador entre o PT e outros partidos políticos, onde manteve conversações com lideranças políticas, como Priante, Almir Gabriel e Vic Pires Franco. Durante sua gestão como Secretário de Municipal de Planejamento, o governo da Prefeita Maria do Carmo foi digno de elogios, pois Everaldo sempre foi um bom articulador político e conseguiu amenizar situações que pareciam difíceis, como o caso da reeleição de Maria do Carmo que foi parar no STF, porém, Everaldinho nunca desistiu e conseguiu que Maria do Carmo fosse diplomada e empossada para o segundo mandato. Seu pouco tempo como Chefe da Civil foi merecedor de elogios até da oposição. Muitos falaram que se Everaldo Martins estivesse à frente da Casa Civil desde o início do governo de Ana Júlia, sua reeleição seria certa,