segunda-feira, 29 de novembro de 2010

O 5º Fórum Pan Amazônico e a Menina Fantástico 2010

 Professor e advogado Eduardo Fonseca( Impacto)

O 5º Fórum Pan Amazônico e a Menina FVários temas serão tratados como: meio ambiente, cultura, comunicação, educação popular, direitos humanos, fauna e flora da região amazônica

Os olhos do mundo estão voltados para Santarém, nossa querida ex-pérola do Tapajós que sedia, desde ontem, dia 25, o 5º FÓRUM PAN AMAZÔNICO. 

Vários temas serão tratados como: meio ambiente, cultura, comunicação, educação popular, direitos humanos, fauna e flora da região amazônica, dita pulmão do mundo, serão debatidos pelos povos da amazônica brasileira e latino americana (na abertura tinham nove países representados), além de cientistas, pesquisadores e ambientalistas que estarão chegando à final do Fórum. O evento é muito importante. Ser o centro das atenções é muito positivo, mas, tem os seus reveses, em razão de nestas ocasiões virem à tona as deficiências, como: falta de infra estrutura, a começar, por hospedagem. A falta de uma rede hoteleira e ou pousadas que receba a todos, principalmente, neste caso, onde o evento ambientalista coincide com o turismo religioso, em Santarém, o Círio da Nossa Padroeira, Nossa Senhora da Conceição, 2010.

Eu estava em Belém quando do Fórum Mundial, há quase mais de dois anos atrás, e foi uma verdadeira balbúrdia, gente fazendo suas necessidades fisiológicas no meio da rua. Os campus da UfPa, e, na época, UFRA, não suportaram a grande quantidade de moradores, e virou um caos geral.

Os PMs faziam um papel de proteger as bocas de fumo, tal o grande consumo de drogas, não dava para coibir tudo e todos. Banhos nu de adultos de ambos os sexos no rio Guamá, dentro do campus da UFPa. Foi ali, naquele evento, que o Pará perdeu a oportunidade para ser a sede de uma chave da Copa do Mundo de 2014. Falta de estrutura para receber grande público. Espero que aqui não chegue a tanto, de vez que até a abertura, quatro mil pessoas já haviam chegado à Santarém. Mas o Fórum serve, com certeza, além do caráter científico, mostrar as nossas deficiências, carências e as nossas mazelas.

Creio no debate sobre o meio ambiente virão à baila as denúncias sobre as sessenta bocas de esgotos que deságuam no rio Tapajós, nas nossas ex-praias de frente à nossa Cidade. Também não fecharão os olhos para a praia que foi escolhida a mais bela do mundo, em rio de água doce, a já quase bela Alter do Chão. Domingo passado eu estive lá e fiquei triste com a poluição, é um perigo à saúde dos banhistas e um péssimo espetáculo para os que lá vão relaxar, ou pelo menos, apreciar a paisagem do Lago Verde, da ilha do amor, para não falar do preço dos alimentos nos restaurantes e barraqueiros.

O 5º Fórum Pan Amazônico será, de certo modo, uma confraternização de povos, até mesmos, esses brancos que insistem em querer forçar serem índios, ou pseudo quilombolas e de outras raças, como as populações tradicionais.

Espero que a população, dita, tradicional, venha a seguir a modelo TAYNÁ CARVALHO, a paraense de Belém, eleita Menina Fantástica 2010, que venceu o certame, promovido pela Rede Globo, concorrendo com outras garotas das diversas regiões brasileiras.

Ela se destacou por ser uma paraense pura, natural, não é siliconada, nem oxigenada, nem bombada. Não tem vergonha da sua origem e na imprensa paraense chamaram-na de “a energia da beleza paraense, é fantástica!”. Um bom título para o Pará, até que enfim!.