terça-feira, 23 de novembro de 2010

Tribunal Popular da Bacia do Tapajós


Um Tribunal Popular da Bacia do Tapajós será realizado no Plenário da Câmara Municipal de Santarém, na próxima sexta feira, 26/11, tendo como destaques as (5)cinco hidrelétricas previstas para serem construídas na Bacia do Tapajós – São Luiz do Tapajós (1), Jatobá (2), Cachoeira do Caí (3), Jamanxin (4) e Cachoeira dos Patos (5) – sentarão no banco dos réus durante a sessão e serão julgadas por um tribunal popular.
O evento é iniciativa da Frente de Defesa da Amazônia e do NAJUP (Núcleo de Assessoria Jurídica Universitária Popular), ligado à UFOPA (Universidade Federal do Oeste do Pará).
O papel de juiz neste julgamento será de Bruno Miléo (professor). Os procuradores da República Felício Pontes e Cláudio Dias irão atuar na acusação, enquanto que a defesa  foram convidados a Eletronorte, Cargill, Alcoa, MRN (Mineração Rio do Norte), o vice-governador eleito Helenilson Pontes, entre outros. O conselho de sentença será integrado por integrantes do movimento social da região. O tribunal iniciará às 14h. Vale apenas participar...