quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

A escolha de Secretários...

Quando assumiu o governo, no início dos anos 70, Fernando Guilhon anunciava os nomes que deveriam compor seu secretariado e, logo depois, era obrigado a "desnomear" porque chegava a informação que o SNI vetava a escolha por achar que o escolhido não reunia condições morais para ocupar o cargo.
Agora, parece que Simão Jatene terá problema semelhante para escalar seus auxiliares. Não que venha algum veto moral da caserna, não se trata disso, pelo menos até que a justiça faça alguma eventual manifestação. Todos os escolhidos e escolhidas são pessoas de conduta ilibada e aptas a ocupar o cargo para o qual foram apontados.
O problema é eminentemente político e vem dando uma dor de cabeça bem mais forte que a habitual provocada nessas circunstâncias. Vide o caso da Setran, cargo que faz revirar os olhos do Coronel Barbalho, que quer a qualquer custo emplacar o deputado Chicão no cargo e fazer de Osório Juvenil o Parsifal da próxima legislatura, mas encontra a concorrência do também deputado eleito e aliado de primeira hora, Sebastião Miranda, cuja investidura naquela secretaria abriria caminho a Joaquim Passarinho. Qualquer movimento errado de Simão Jatene significará colocar ao lado do PT e do PSOL uma quantidade considerável de deputados, proporcionando uma oposição barulhenta, daí a decisão a ser tomada estar sendo anunciada e adiada seguidamente até não poder mais. É o ônus do uso do leque maior que o vento.(José Amorim/Ilharga)