quarta-feira, 30 de março de 2011

Rapidinhas...

Agente laranja nos laran­jais
O min­istro das Co­mu­ni­cações, Paulo Bernardo, anun­ciou que o gov­erno cas­sará as con­cessões de rádio e TV que foram adquiridas em lic­i­tações públicas por em­presas reg­istradas em nome de laranjas. A de­cisão foi tomada de­pois de vir à tona a in­for­mação de que entre os vence­dores de con­cessões mil­ionárias estão fun­cionários públicos, donas de casa, ca­beleireira, entre outros tra­bal­hadores com renda in­com­patível com o valor dos negó­cios.
Vi­o­lência cara
Gastos ger­ados pela vi­o­lência contra as mul­heres rep­re­sentam 10% do PIB no Brasil. São custos com o sis­tema de saúde no atendi­mento às ví­timas, movi­men­tação do apar­elho ju­di­cial e poli­cial e in­ter­rupção do tra­balho das mul­heres agre­didas. Também não custa repetir que bater em mulher só pode ser coisa de corno re­cal­cado que tem o pau pe­queno. Não há outra ex­pli­cação!
Leite de pato
Uma brecha na leg­is­lação, que acabou com a carência para o re­ce­bi­mento de pensão em caso de morte, per­mite o paga­mento do bene­fício pelo teto, de R$ 3,7 mil, após uma única con­tribuição. Esse é apenas um dos me­can­ismos para fraudar a Pre­v­idência, que ap­re­sentou um rombo de R$ 43 bil­hões em 2010.
Ar­ma­mento letal
Pesquisa da USP mostra que o risco de morrer no trân­sito do Brasil é 13 vezes maior do que na Suécia e sete vezes do que na França. O le­van­ta­mento con­cluiu ainda que, nas ruas e estradas dos es­tados mais po­bres, a vi­o­lência também cresce: o risco de morrer no Piauí é quatro vezes maior do que nas vias de São Paulo.