quarta-feira, 11 de maio de 2011

Câmara Municipal de Santarém - Notícia

 O vereador Valdir Matias Júnior (PV), na Tribuna da sessão de hoje, 11, primeiramente parabenizou o funcionário da Casa Colares pela passagem do seu natalício, que ocorre neste 11 de maio, lembrando detalhes pitoresco de sua coluna de esporte peladeiro no jornal “O Impacto” . Depois o edil do PV chamou a atenção de seus pares e da população santarena, para o fato de que na próxima legislatura, a partir de 2013, a Câmara de Santarém, vai ser composta de 21 vereadores. Valdir pauta-se na emenda constitucional número 29, que recentemente foi aprovada. O parlamentar entende que além de melhorar a representatividade da população de Santarém na Câmara, não implica em aumento de gastos financeiros. “independente de serem 14 ou 21 vereadores, os recursos financeiros são constitucionais e continuará sendo o mesmo. Ou seja, 7% da receita corrente líquida do município”, esclarece.

O vereador Jailson do Mojui (PSDB), na Tribuna mostrou-se indignado pelo fato da merenda escolar na escola municipal de Moju do Belarmino, região do planalto santareno, só estar recebendo quatro requisitos da merenda escolar.  “Nós não queremos que até na área de educação a região de Jojui dos Campos seja discriminada, é lamentável que lideranças da localidade Moju do Belarmino, tenham que vender chopinho, para comprar verdura para a merenda dos estudantes na escola”, descreve e em seguida apela a Secretaria Municipal de Infra-estrutura de Santarém, para que determine imediatamente a colocação de luminárias nos postos de Mojui dos Campos que está às escuras.  

O vereador Nélio Aguiar (PMN),  pediu que a prefeita Maria do Carmo Martins Lima execute a imediata revitalização da Praça Tiradentes, há vários anos  entregue ao total abandono, servindo de espaço para desocupados praticarem todo tipo de desordem no local, que poderia estar sendo de utilidade para o lazer principalmente dos moradores do bairro da Aldeia, onde a Praça está localizada. Por estar a praça situada na orla da cidade, Nélio cobrou uma ação efetiva da recém criada Secretaria Municipal de Portos, que segundo ele é inoperante, só representando até agora gastos nos orçamento financeiro da prefeitura, “e que até agora não mostrou para que veio, não consegue organizar a orla de Santarém e nossa praça Tiradentes nos foi furtada, pedimos a prefeita que devolva a Praça Tiradentes aos moradores da Aldeia”, clamou Nélio. 

O vereador Emir Aguiar (PR),  mostrou-se preocupado com a possibilidade de greve dos motoristas de ônibus, prevista para a próxima segunda-feira. A preocupação do parlamentar se baseia no fato de que com a paralisação do transporte coletivo, a população será diretamente afetada.  Emir lamenta que sindicato, condutores e governo não chegaram ao denominador comum, quanto ao percentual de aumento e está decretado o impasse. “A pedido do vereador Matias Júnior, nós vamos solicitar uma reunião junto aos sindicatos dos motoristas e da classe patronal, para tratar sobre uma busca de acordo e evitar a greve e outras reclamações que chegam a esta casa, com relação ao mau tratamento aos passageiros de ônibus”, definiu.