sexta-feira, 27 de maio de 2011

JAPONESES FINANCIAM PROJETOS NO AMAZONAS

Por Isabella Siqueira 
O programa ‘Assistência a Projetos Comunitários e de Segurança Humana’, fruto de uma parceria entre Brasil e Japão, está beneficiando entidades carentes da região amazônica, financiando projetos brasileiros na área de saúde, inclusão social e sustentabilidade. Só este ano, serão investidos aproximadamente U$$ 106 mil a três entidades selecionadas no programa.
A vice-presidente do consulado nipônico em Manaus, Hidemi Ishikura, informou que, no ano passado, as entidades Fundação Almerinda Malaquias, Rotary Club de Manaus, Universidade do Estado do Amazonas e Prefeitura Municipal de Rio Branco (AC) foram beneficiadas com valores de U$$ 86 a U$$ 103 mil.
Para serem contempladas com a verba, as entidades beneficiadas devem ser não-governamentais e sem fins lucrativos. A comunidade japonesa está selecionando três entidades que serão assistidas este ano.
“Esse recurso não vai diretamente para entidade, mas, sim, para comprar material ou reformar prédios assistenciais. No caso da UEA, no ano passado, compramos aparelhos ortodônticos para o programa de assistência dentária a pacientes especiais”, explicou Ishikura.
Segundo o consulado, esse repasse está sendo feito por meio dos impostos arrecadados do povo japonês e está sendo efetivado no Brasil desde 1999.
As instituições interessadas em participar do programa devem procurar o Consulado do Japão situado na rua Fortaleza, 416, no Adrianópolis. As propostas e apresentações dos trabalhos que desenvolvem devem ser levadas ao órgão. Mais informações pelo telefone 3232-2000.