sábado, 23 de julho de 2011

Coluna do Jornalista Thompson Mota

 (caro amigo desculpe pela não colocação de sua foto. Outra coisa, com relação ao assunto MENOPAUSA, deixa para suas fãs lerem no Jornal "O Impacto".)
-----------------------------------------
AJUDA
Ainda é comum as pessoas sentirem vergonha de pedir ajuda e mais ainda de aceitar que precisam dela. Muitos casais enfrentam problemas no relacionamento, por vezes graves, mas não assumem que precisam de ajuda e isso acontece, segundo a psicanalista Tatiana Ades, porque o amor doentio ainda é um mito, e as pessoas acreditam que se estão em um relacionamento devem prosseguir mesmo estando infelizes. “Isso é atribuído à própria co-dependência afetiva”, explica. Tatiana acredita que é difícil o ser humano assumir que sofre, “é um enorme problema”. A diferença entre homens e mulheres também existe quando o assunto é procurar ajuda, “eles não conseguem perceber que estão com esse problema com tanta clareza como as mulheres. Geralmente sofrem calados e partem para outros vícios como álcool, drogas, etc”. E porque isso acontece? “Atribuo isso a uma sociedade ainda muito machista para assumir que um homem possa sofrer por amor”, concluiu.
CRIMINALIDADE
O Pará reduziu as ocorrências dos principais crimes em todas as regiões do Estado. Um levantamento realizado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup), por meio do Centro Estratégico Integrado do Governo (CEI), mostra a diminuição da criminalidade no mês de junho deste ano em relação ao mesmo período de 2010. Além da redução no número de homicídios em um ano, o levantamento mostrou que entre os meses de junho de 2010 e junho de 2011 ocorreu a redução dos crimes de roubo (-11,20%), estupro (-23,50%), latrocínio (-5,20%), lesão corporal (-3,70%), e Homicídio (-10,50%) em todo o Estado. Os crimes de Furto (5,12%) e Tráfico de Drogas (64,50%) apresentaram aumento, porém os dados representam presença mais forte do Governo com as ações de combate e rigoroso enfrentamento a esses tipos de crimes.
EXTRA-FARMA
Além dos medicamentos gratuitos para hipertensão e diabetes, o Aqui Tem Farmácia Popular oferece mais 14 tipos de medicamentos, com até 90% de desconto, utilizados no tratamento de asma, rinite, mal de Parkinson, osteoporose, glaucoma, gripe, e dislipedemia (para o tratamento a colesterol alto e outras disfunções sanguíneas), além de anticoncepcionais e fraldas geriátricas. Os medicamentos são oferecidos em mais de 15 mil farmácias e drogarias da rede privada credenciadas ao Aqui Tem Farmácia Popular e em mais de 500 unidades próprias do programa (administradas pelo governo federal). Aqui em Santarém farmácia como a Extra-Farma na Mendonça com Barjonas esta explorando a população. Uma cartela de Silvastatina custa 30,50, enquanto omeprazol custa 35,38. 90% de desconto é propaganda enganosa. Isso é roubalheira. A prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Saúde, deve voltar o mais rápido possível com a sua farmácia popular. Apelo dramático da população. 
MOTINHAS
A presidente Dilma Rousseff sancionou a lei que cria a Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli), iniciativa que protege o patrimônio pessoal do empresário individual. O texto foi publicado no Diário Oficial. A nova lei permite que a empresa seja constituída por uma única pessoa, sem necessidade de sócio. XX A imunização contra a dengue deve ser uma realidade no Brasil. Atualmente, três laboratórios estão pesquisando sobre o assunto: Instituto Butantã, Biomanguinhos da Fiocruz e o laboratório francês Sanofi Pasteur. Segundo o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, a expectativa é que a vacina contra a dengue esteja disponível para os brasileiros daqui a três anos. Enquanto isso continue fazendo a sua parte. Dengue mata. XX A sociedade poderá discutir e propor soluções para melhorar a qualidade de vida e diminuir a pobreza e desigualdade no Estado. Para isso, o Governo do Estado do Pará, dentro da elaboração do Plano Plurianual 2012-2015 e do Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2012, inova com a realização de audiências públicas, que tem por objetivo promover a participação da sociedade civil organizada. O secretário de Planejamento, Sérgio Bacury, irá participar de todas as audiências que ocorrerão nos meses de julho e agosto. XX Os brasileiros que sofrem de enxaqueca crônica agora contam com um novo aliado. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso da toxina botulínica, conhecida popularmente como botox, para auxiliar no tratamento da doença, que atinge uma em seis mulheres e um a cada 12 homens no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). XX O crescimento do tabagismo entre as mulheres é a nova preocupação dos órgãos de saúde do mundo. Segundo o Ministério da Saúde, o percentual de homens fumantes caiu de 20,2% para 17,9% nos últimos 5 anos. Já entre as brasileiras, o índice se mantém estacionado em 12,7%, apesar das inúmeras políticas públicas para tentar coibir o aumento no consumo de cigarro no País. XX Está cada vez melhor o conceituado Blog do experiente jornalista José Colares. Matéria exclusiva do deputado estadual Sinésio Campos (PT-AM) excelente. Parabéns ilustre amigo. XX Há pouco mais de três meses para o Círio de Nazaré, o arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, membros da Diretoria da Festa de Nazaré e da Fundação Nazaré de Comunicação se reuniram com o governador Simão Jatene, para anunciar alguns detalhes do evento e pedir o apoio do governo do estado para a realização do Círio 2011. XX Aniversariou no último domingo (17) grande Bacharel em Direito e funcionário de carreira da Infraero  Luiz Barra. Recebeu abraços de parabéns de familiares e uma legião de amigos. XX Neste sábado (23) estaremos firmes e fortes no Centro Cultural Garapeira Ypiranga do amigo Cacheado, sempre acompanhado da Loira Gelada, Ruiva Destilada e Morena Quente. Um excelente final de semana a todos. Fui.