sábado, 30 de julho de 2011

Enxurrada de novos partidos políticos no Brasil

Le­van­ta­mento re­al­izado pelo Tri­bunal Su­pe­rior Eleitoral (TSE) em parceria com Tri­bunais Re­gionais Eleitorais (TREs) mostrou que pelo menos 20 novos par­tidos políticos buscam at­ual­mente reg­istro na Justiça Eleitoral brasileira. A leg­is­lação (Lei 9.504/97) exige que um par­tido obtenha o reg­istro na­cional, per­ante o Tri­bunal Su­pe­rior Eleitoral, pelo menos um ano antes da eleição a qual pre­tende con­correr.

Para os in­ter­es­sados em par­tic­ipar das eleições de 2012, esse reg­istro deve ser con­ce­dido pelo TSE dentro dos próx­imos 70 dias, uma vez que o primeiro turno do pleito será no dia 7 de outubro de 2012. Quem pre­tende se can­di­datar a cargo político também deve estar fil­iado a par­tido dentro desse mesmo prazo.

A Con­sti­tu­ição Fed­eral (ar­tigo 17, in­ciso IV) garante o pluri­par­tidarismo no Brasil, desde que re­speitadas al­gumas re­gras. Entre as ex­igên­cias para a cri­ação, a lei que reg­u­la­menta os par­tidos políticos (Lei 9.096/95) de­ter­mina que a nova le­genda obtenha o apoio de eleitores por meio de assi­natura acom­pan­hada do re­spec­tivo número do tí­tulo eleitoral. A quan­ti­dade de assi­nat­uras deve ser equiv­a­lente a, no mínimo, 0,5% dos votos dados na úl­tima eleição geral para a Câ­mara dos Dep­utados, não com­putados os votos brancos e nulos.