sábado, 30 de julho de 2011

Fifa sorteia jogos das eliminatórias com micos de apresentadores da Globo

Numa re­união de as­tros de futebol do pas­sado e do pre­sente, artistas, políticos e au­tori­dades in­ter­na­cionais, a Marina da Glória foi palco, na tarde deste sábado, no Rio, do primeiro sorteio de se­leções para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Desta vez, para as dis­putas con­ti­nen­tais das elim­i­natórias. Num dia que começou ag­i­tado com protesto pe­queno contra o pres­i­dente da CBF e do COL, Ri­cardo Teix­eira, que cresceu e se tornou man­i­fes­tação política contra o gov­er­nador do Rio, Sérgio Cabral, e o prefeito Ed­uardo Paes, nem tudo correu às mil mar­avilhas. Teve ap­re­sen­ta­dora chamando Neymar de Nilmar, ap­re­sen­tador chamando Ronaldo de Romário, pres­i­dente da Fed­er­ação Ar­gentina e di­retor ex­ec­u­tivo da Fifa dor­mindo... E a maior ex­pec­ta­tiva causou frisson: nas chaves da Eu­ropa, a França de Pla­tini e Zi­dane - esse úl­timo o grande craque do tí­tulo de 1998 -, ex­cluída pela Fifa do grupo dos cabeças de chave, terá missão nada fácil: caiu no grupo I, o da Esoanha, atual campeã mundial.
Co­man­dados pelo se­cretário-geral da Fifa, Jeróme Valcke, o pen­ta­cam­peão Cafu e o san­tista Neymar sortearam os jogos da primeira fase e da etapa de grupos das elim­i­natórias africanas para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil. A África do Sul, úl­tima an­fitriã, está no Grupo A, com Bot­suana, República Centro-Africana e o vencedor de Somália x Etiópia. Já Gana, que chegou às quartas de final do úl­timo Mundial, caiu no Grupo D, com Zâmbia, Sudão e a se­leção que sair vence­dora do con­fronto entre Le­soto x Bu­rundi.
Na Ásia, coube a Zico definir o cam­inho do Japão antes do Mundial. Ídolo do Fla­mengo e prin­cipal re­spon­sável pelo de­sen­volvi­mento do futebol no país asiático após pas­sagem pelo Kashima Antlers-JAP, o Gal­inho co­mandou a di­visão dos grupos da Ásia. E colocou a "Terra do Sol Nascente" no grupo C, ao lado de Uzbeq­ui­stão, Síria e Coreia do Norte, esta úl­tima ad­ver­sária do Brasil na primeira fase da Copa de 2010.
Já o te­tra­cam­peão mundial Be­beto ficou com os grupos da Con­cacf. Os cinco vence­dores da primeira fase das elim­i­natórias da Con­cacaf (Be­lize, República Do­mini­cana, Ilhas Vir­gens Amer­i­canas, Santa Lúcia e Ba­hamas) jun­taram-se às 19 se­leções mais bem posi­cionadas da região para a se­gunda fase. Essas equipes foram sorteadas em seis grupos de quatro equipes, sendo que o vencedor de cada grupo se clas­si­fica para a etapa seguinte.