segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Notícias quentes do Bocão desta semana

MARIA DO CARMO
Foi adiado para o próximo dia 3 o julgamento da cassação de registro e pedido de inelegibilidade da prefeita de Santarém, Maria do Carmo, e de seu vice-prefeito, José Antônio Rocha. O adiamento foi solicitado pelo relator da ação, juiz André Romy Bassalo, durante sessão do Tribunal Regional Eleitoral do Pará. Além deste, os dois políticos foram ainda citados no processo de n° 2118-04.2010, que tratava da investigação sobre possível compra de votos. Em decisão majoritária, os juízes eleitorais deram parcial provimento à decadência da ação. O processo voltará, então, às origens, para que seja posteriormente apreciada, de forma individual, a conduta dos envolvidos.
REIZINHO MOCORONGO
A situação do Reizinho o vice-governador Helenilson Pontes fica a cada dia fica mais feia. O blog do Osmando divulgou uma matéria comprometedora contra procedimentos éticos e moral do Rezinho Helenilson. Muitos políticos já ficaram em situação difícil pegando carona em avião particular. Não se sabe se esse passeio do Reizinho era a serviço do PPS, dele ou de Vice-Governador. Jatene, abre teu olho. Teu governo pode cair na desgraça pelas vaidades de seu Vice.
REIZINHO MOCORONGO II
Fiquei sabendo que o Reizinho Mocorongo toda vez que falam para ele que O Impacto divulgou matéria, faz beicinho. Enquanto isso, sua popularidade vai a zero.
IVAN LEÃO.
O líder comunitário Ivan Leão vem fazendo um excelente trabalho junto às pessoas que precisam de moradia. Ivan também vem assessorando pessoas que são prejudicadas por fiscais do meio ambiente municipal, que por falta de competência e bom senso, aplicam multas em pessoas humildes que residem em área há mais de 40 anos e que depois passou a ser reserva florestal. Esses fiscais do Município têm que ser mais bem treinados e não aplicar auto de infração sem antes advertir ou mesmo conhecer a história do morador do local. Ivan Leão vem fazendo esse trabalho, ajudando essas pessoas a se defenderem desses abusos.
SAÚDE
Está marcada para o dia 15 de dezembro no plenário da Câmara Municipal de Santarém, uma Audiência Pública, onde  será debatida a qualidade do serviço em Santarém. Além das inúmeras deficiências na qualidade do atendimento, a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Maria das Dores Colares, garante que outras demandas serão levantadas. Um assunto que já havia caído no esquecimento, foi a saída do então secretário José Antonio Rocha. Os participantes terão a oportunidade de suscitar os reais motivos. Bem como o que foi dito inclusive pela cúpula do PMDB, que a motivação seria a falta de apoio. Como o assunto vai voltar à baila, haveria outro motivo, que a imprensa não teve acesso?
ENSAIO
O vereador Gerlande Castro, apesar de ter anunciado depois de trocar de partido, que continuaria na base aliada, até quando vereador? O PSD, como se sabe, é cozinha do PSDB e logo vai pedir postura dos seus comandados, já visando às eleições municipais. Timidamente, Gerlande já começou seu ensaio. “As casas previstas, sequer foram iniciadas, a nossa angustia é que não se percebe a construção do início das casas e a comunidade continua cobrando, com justa razão”. Esta frase é parte do pronunciamento do Vereador, diante da falta de ação do governo municipal na conclusão das obras do PAC Mapirí. Vereador, o senhor já seria capaz de assinar a proposição da Instalação de uma CPI do PAC, que a reduzida bancada de oposição tenta nos bastidores sem sucesso há muito tempo?
PICADA DE AGULHA
Os vereadores estão atentos com a imprensa, que anda denunciando a ação dos gazeteiros. Um caso cômico foi da vereadora Marcela Tolentino, que ao ver um repórter de televisão, chegou-se a ele, e mostrando o sinal de uma picada de agulha no braço direito, foi logo dizendo: “Eu cheguei atrasada porque estava fazendo exame de sangue”.
FANTASMA
Diante da intransigência do governo do Estado em não cumprir com a aplicação integral do Piso Nacional dos professores, Noel Sanches, um dos líderes do movimento em Santarém, já jogou na mídia um petardo que pode dar o que falar. É a existência segundo ele, de funcionários lotados na 5ª URE, que recebem sem trabalhar. Ele ameaçou de citar nominalmente os “favorecidos”, caso não haja nenhuma decisão por parte do órgão em resolver essa pendência.
FANTASMA II
A diretora da 5ª Unidade Regional de Ensino, Maria José Maia, já adiantou que desconhece essa situação. Noel, se você não estiver “blefando”, está faltando o que pra colocar a “boca no trombone”? Alerto o professor Noel Sanches, de que existe sim, pois o seu irmão, o deputado Lira Maia, afirmou que existe e a diretora sua irmã, diz que não. Quem está faltando com a verdade? Noel Sanches, pega uma relação que você logo vai encontrar.
FANTASMA III
Além dos professores estaduais, agora os servidores de DETRAN, cruzam os braços na segunda-feira. Eles farão pressão para que o governo do Estado mande para a Assembléia Legislativa, os projetos que os beneficiam a categoria. O principal é o PCCR. Como a paralisação é de apenas um dia, a Assessoria de Comunicação do DETRAN já anunciou que a greve poderá ser evitada, uma vez que segundo a nota, o projeto está em fase final de elaboração. Os servidores do órgão temem que a discussão da matéria seja atropelada pela realização da consulta plebiscitária sobre a criação ou não dos estados do Tapajós e Carajás.
CEMITÉRIO
O velho problema da falta de um cemitério foi levantado na última quarta-feira pelo vereador Evandro Cunha. Entra Prefeito e sai Prefeito, e a solução não chega. Os cemitérios São João Batista e Nossa Senhora dos Mártires já estão lotados há mais de 40 anos, e de lá pra cá, o problema só vem sendo jogado com a barriga. A tentativa mais concreta, foi há mais de 30 anos, quando o então prefeito Antônio Guerreiro construiu um cemitério no bairro da Nova República. O projeto que já estava sendo executado, foi “abortado”, por questões ambientais, pois comprometeria a qualidade da água do igarapé que corta o bairro. Se os critérios de análise forem os mesmos, o terreno que segundo o vereador Evandro Cunha está legalizado e destinado para esse fim, no Mararú, a história vai se repetir, pois lá perto também passa um igarapé. O cemitério da Cambuquira, na Santarém-Cuiabá, já foi interditado pelo mesmo argumento
SOBE
Para os moradores do bairro da Conquista, que interditaram a Rodovia Fernando Guilhon denunciando o descaso do Poder Público com a Rua Resistência, que está só buracos.
DESCE
Para o Poder Público, via Prefeitura de Santarém, que esquece de olhar para algumas artérias de Santarém, que estão sem condições de tráfego.
Por: Emanuel Rocha