quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Bispo Bom Esmeraldo deixa Diocese de Santarém

Dom Esmeraldo de Farias deixa a Diocese de Santarém para assumir a Arquidiocese de Porto Velho (RO)

A notícia que publicamos em primeira mão e que pegou a família católica santarena de surpresa e em pleno período da festa da padroeira dos católicos santarenos, Nossa Senhora da Conceição. O Bispo Dom Esmeraldo Barreto de Farias anunciou no início da manhã desta quarta-feira sua saída da Diocese de Santarém para assumir a Arquidiocese de Porto Velho, Rondônia.
Dom Esmeraldo Barreto de Farias veio da Diocese de Paulo Afonso (BA), para a Diocese de Santarém, onde realizou um excelente trabalho e conseguiu levar de volta o povo católico para as igrejas.
HistóricoDom Esmeraldo Barreto de Farias nasceu na cidade de Santo Antônio de Jesus (BA), no dia 04 de Julho de 1949. Foi ordenado sacerdote em 9 de Janeiro de 1977, na Diocese de Amargosa. Em 2000, o papa João Paulo II o nomeou Bispo titular da Diocese de Paulo Afonso, na Bahia. Em 28 de Fevereiro de 2007, o Papa Bento XVI o nomeou Bispo titular da Diocese de Santarém, deixando a Diocese de Paulo Afonso com sede vacante até 12 de março do ano seguinte, quando foi nomeado o bispo Dom Guido Zendron.
Aos 25 de junho de 2011 teve seu nome divulgado como membro da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB[1].
Dom Esmeraldo Barreto de Farias é o 7º Bispo da Diocese de Santarém, tendo sucedido o bispo Dom Lino Vombömmel, que renunciou por razões de saúde. O 5º Bispo de Santarém foi Dom Tiago Miguel Ryan, que sucedeu Dom João Floriano Loewenau, que sucedeu Dom Anselmo Pietrulla, que sucedeu Dom Amando Agostino Bahlmann, que sucedeu Dom Frederico Benício de Sousa Costa, nosso primeiro Bispo.

 Por: Repórter Bena Santana